Domingo, 2 de maio de 2010 - 14h01
Embora o Partido dos Trabalhadores, e em especial Lula da Silva, reclamem muito da imprensa, tanto que se aproveita de qualquer ocasião, ou evento, para criticar e, muitas vezes, atacar a imprensa, que não se pense que não a usam exaustivamente. Lula só costuma bater quando lhe é conveniente. Em geral, quando repetem sem crítica os releases governamentais ou distribuem elogios não são mal vistas pelo presidente. Até, como se sabe, foi o mais generoso dos governos mesmo com jornais e revistas que, aparentemente, lhe são adversários, porém, que, no final, seguem uma estratégia governamental até porque lhe$ interessa. O problema é quando as mídias, mesmo com todos os vícios e jogos de interesse, adotam uma posição crítica, analítica, ou seja, tentam cumprir seu verdadeiro papel e investigar o que, realmente, o governo Lula fez de importante. Como o governo atual fez mais propaganda do que avançou na consolidação do país, é claro, que o governo não deseja que haja análise. Sua comparação é feita sempre em relação aos números passados, mas, o normal é que, apesar de tudo, o país cresça e, para ser mais fiel à realidade, o governo faz a comparação com o final do mandato de Fernando Henrique justamente quando todos os índices deterioram em função de que o PT iria assumir! Ou seja, o PT usa o desgaste que ele mesmo gerou para se elevar.
Na realidade não é, nem deve ser papel da imprensa adocicar coberturas oficiais e jogar confetes em governo. Jornalismo só existe quando é crítico e, antigamente, o próprio Lula cobrava contra os governos anteriores o fato de que a imprensa não fazia suficiente oposição, ou seja, Lula sempre gostou da imprensa quando está do lado dele. Mas, quem tem que fazer publicidade dos governos são as assessorias de imprensa e as agências de publicidade. A boa imprensa não pode se curvar aos interesses de quem está no poder. É assim que tem de funcionar. Que cada um cuide das suas respectivas funções, dos seus respectivos interesses. E somente neste tipo de ambiente, com posições pros e contras pode vicejar a democracia.
Na verdade o governo Lula segue a velha receita de todo governo: faz o maior e melhor uso possível dos espaços e, quando aparecem fatos que não lhe são favoráveis reage mal, tenta impor seu ponto de vista, reclama contra a divulgação, grita que há monopólio, conspiração e outras coisas. A verdade é que se acostumou mal a gozar da cegueira da imprensa com a qual teve uma relação muito estreita, na abertura política, nos anos 1980, no passado. Porém, o PT era oposição. Com a gradativa chegada do PT ao poder e a conquista da Presidência da República, as coisas mudaram e, mesmo o partido sendo vidraça, ainda continuou a ser tratado com muita benevolência. Até porque nunca antes neste país um governo gastou tanto com propaganda. São gastos anuais da ordem de R$ 7,7 bilhões. Este é o maior gasto que já se viu com a propaganda do Governo Federal, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, entidades da área e veículos especializados no setor. Os gastos do ano passado, foram de R$ 1,17 bilhão, superaram em 48% os R$ 796,2 milhões investidos no primeiro ano de governo. Os dados representam o total geral de ministérios e estatais. Para se ter uma idéia da força avassaladora disto basta ver que, em 2003, o governo Lula se promovia em 499 mídias (rádio, jornal, revista, televisão e internet). No ano passado, foram 7.047 veículos. Um incremento de 1.312%. E espacial, de vez que, no primeiro ano de governo, os veículos que divulgavam publicidade federal estavaam espalhados em 182 municípios. Hoje, estão por 2.184 municípios. Em suma, o PT é bom mesmo em propaganda, pois, aumentou, diversificou e regionalizou o uso da imprensa pelo governo distribuindo o bolo da propaganda oficial em mais fatias e distribuindo mais horizontalmente, ou seja, também os grandes jornais e fortes veículos de comunicação viram minguar as verbas publicidade. Mas, antes que pensem que foram para todos e aceitem a teoria da conspiração da chamada grande imprensa, que algumas vezes é caustica com o governo Lula, convém lembrar que a Rede Globo, a Folha & outros muitos importantes continuam a ser regiamente aquinhoados obtiveram empréstimos e financiamentos que FHC, por exemplo, havia negado. Ou seja, Lula só reclama da imprensa quando não serve aos seus interesses tanto que, para aumentar ainda mais seu esquema de propaganda, a partir desta segunda-feira, dia 3, coloca no ar a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A RNCP é formada pelos quatro canais da TV Brasil, e vai alcançar 1.716 municípios. Ou 30,8% das cidades brasileiras, com um público estimado de cerca de 100 milhões de pessoas - mais da metade dos 190 milhões de habitantes. É mais uma tentativa de tentar minimizar o poder das grandes redes de televisão. Não vai dar certo. Nada que o governo faz dá certo, mas, demonstra que o governo tenta usar a propaganda da melhor forma possível para seus objetivos de moldar a opinião pública. Não basta domesticar a imprensa. O governo Lula quer dizer o que a imprensa deve fazer e noticiar. Esta é a essência do que entende como bom jornalismo. Neste sentido o bom jornalismo será sempre o melhor diário oficial que se puder editar.
Fonte: Sílvio Persivo.
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