Quarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

O MAIOR CRIME


Uma das maiores falcatruas que o governo de Lula da Silva cometeu não passa pelo Mensalão, nem pelos sanguessugas, nem pelos vampiros, publicidades ou fundos de pensões. Nem mesmo da morte da esperança por conta do aumento dos juros e dos lucros exorbitantes de banqueiros. Passa pela falta de uma política social. Nenhum crime de Lula da Silva foi maior, até porque em cima da classe que sempre o apoiou, do que o da Reforma da Previdência feita a ferro e fogo sob o argumento hediondo de um déficit inexistente. Não fosse a Previdência a fonte de recursos de grande parte dos brasileiros em especial dos que já contribuíram e não tem mais como contribuir por falta de capacidade e de força física.

A Previdência foi feita em cima de cálculos atuariais e quem, como a grande maioria dos aposentados públicos e privados, a vida inteira contribuiu não deveria ser, na velhice, penalizado sob o argumento injusto e safado de que a Previdência dá prejuízo. E foi feita para dar lucros? Ou para manter as pessoas na velhice? Então para manter as contas vamos matar os velhos? Negar-lhes o direito de vida, de existência que até os animais têm? É preciso falar da Previdência como o único suporte da vida de pessoas que fizeram, muitas vezes, anonimamente muito mais pelo país que muitos que tem seus nomes em placas, porém deveriam estar na cadeia, inclusive pela falta de humanidade que demonstram com os mais velhos.

A verdade é que a Previdência Social não precisaria ser sustentável, mas é. É se, com o mínimo de rigor, se levantar como dilapidaram os recursos arrecadados com más administrações, roubos, fraudes e péssimas aplicações que precisam ser combatidas e, se possível, recuperadas. É se considerar as receitas realizadas em seu nome e que não chegam aos seus cofres. É se nos seus cofres forem repostas as despesas que não deveriam ter sido custeadas com seus recursos. Este o maior crime de Lula da Silva. Dele era de se esperar, quando de sua primeira eleição, que assumiria o poder para fazer justiça social e não assistencialismo eleitoral. Havia confiança num processo de reformas centrado num novo caminho a ser trilhado em prol da maioria. Não foi o que aconteceu. A reforma da Previdência, feita sob a ótica rasteira do livro-caixa, foi o golpe de misericórdia das esperanças. Condenou toda e qualquer política social a ficar refém do pagamento de juros. Só na corrida eleitoral as medidas “bondosas” de aumentar o mínimo e dar um pouco de gás ao funcionalismo enganou um pouco o caráter financeiro do governo, mas passou a eleição. Já se fala de novo em mais arrocho para os aposentados e menos impostos para especuladores e grandes conglomerados. Já se fala de novo que a questão não é administrar para criar bem estar e sim fazer superávit para pagar os juros. E em nova reforma da Previdência.

Fonte: Sílvio Persivo - silvio.persivo@gmail.com

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O transporte aéreo precisa mudar de modelo

O transporte aéreo precisa mudar de modelo

A GOL Linhas Aéreas divulgou que teve um prejuízo de R$ 6,07 bilhões em 2024, quase 5 vezes maior que em 2023, fruto da desvalorização cambial, do a

A fantástica trajetória de um desbravador da Amazônia

A fantástica trajetória de um desbravador da Amazônia

Hoje, no Facebook, o Lito Casara colocou um post onde lembra que, neste 20 de março, completa 85 anos da morte de Américo Casara, que aconteceu no j

O sucesso do dia do consumidor

O sucesso do dia do consumidor

Criado pelo então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, para ressaltar que os consumidores tinham direito à segurança, informação e liberd

O grande avanço do pix por aproximação

O grande avanço do pix por aproximação

A partir de hoje, dia 28 de fevereiro de 2025, já se pode efetuar pagamentos com pix por aproximação. É uma inovação do Banco Central-BC que vai fac

Gente de Opinião Quarta-feira, 2 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)