Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

100 anos da Capela de Santo Antônio


100 anos da Capela de Santo Antônio - Gente de Opinião

 

No próximo domingo (19), vai acontecer programação alusiva aos 100 anos da Capela de Santo Antônio. A comemoração começa com a Caminhada que sairá de Porto Velho rumo a Capela onde será celebrada missa campal às 10h00 e depois, será servido almoço com o prato no valor de R$ 10,00 (pessoa).


 

*********

Já que entramos no assunto centenário, o de Porto Velho que vai acontecer em 2014, começa a ser festejado a partir do próximo dia 1º de outubro, com a realização da “Virada Cultural” que vai durar 24 horas, ou seja, começa no dia 1º e termina no dia 02, justamente no dia que Porto Velho completa 99 anos de emancipação.

 100 anos da Capela de Santo Antônio - Gente de Opinião

********

Gente de OpiniãoPor falar em programação, o Duelo na Fronteira, de acordo com mensagem publicada nas redes sociais, pela direção dos bumbas Flor do Campo e Malhadinho, não vai mais acontecer, pelo menos nos moldes de Duelo.

 

********

Gente de OpiniãoDiz a nota: Como já é de conhecimento de todos de Guajará Mirim e também do Estado, o governador Confúcio Moura não autorizou o pagamento das emendas dos deputados, que foram de comum acordo cedidas para os bois bumbas de Guajará Mirim no montante de 2 milhões. Ficando assim impossibilitado a realização do festival (Duelo na Fronteira versão 2013), restando às associações se abraçarem e juntas resolverem fazer um evento no dia 15 de novembro.

 

*********

Gente de OpiniãoA nossa vinda até vocês através desta conceituada coluna do Zekatraca, é para convocar os sócios, simpatizantes e amigos dos bois a nos ajudar a escolher um nome a ser dado a este evento, que no caso, passará a acontecera sempre depois do festival "Duelo na Fronteira". Quer dizer: iremos realizar dois eventos durante o ano em Guajará Mirim.

*********

Gente de OpiniãoEstamos solicitando ao governo do Estado que passe o bumbódromo para os bois, deixando a responsabilidade da manutenção e administração para as duas associações. Ficaremos aguardando as sugestões que devem ser postadas no face dos bois Malhadinho e Flor do Campo. Agradece Silvio do boi Malhadinho.

********

Gente de OpiniãoÉ mais um vento tradicional do estado de Rondônia que não será realizado em 2013. É a cara do atual governo cuja meta principal, é exterminar todo e qualquer movimento cultural que seja de relevância para Rondônia.

 

*********

A equipe do governo só não acaba com o Palco Giratório porque é um evento produzido pelo Sesc e porque o anfiteatro da Madeira Mamoré, é administrado pela prefeitura de Porto Velho. Não sei nem como é que vão inaugurar o teatro estadual! Isso pode ser considerado como “milagre” na atual gestão.

 

100 anos da Capela de Santo Antônio - Gente de Opinião

*******

Por falar em teatro, neste final de semana acontece a encenação da peça “O Homem de Nazaré’ pelo grupo teatral Êxodo. Vai ser na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia nos dias 27, 28 e 29

 

********

Ontem a direção da Federação das Escolas de Samba de Rondônia esteve reunida com a presidente da Funcultural tratando da programação carnavalesca do próximo ano.

 

********

A Fesec está com a documentação toda em dia e em conseqüência, pode administrar o carnaval do centenário de Porto Velho. Ficou acertado outra reunião para o dia 8 de outubro, quando então será batido o martelo quanto ao local onde serão realizados os desfiles das escolas de samba em 2014.

 

********

Por falar em escola de samba, no próximo sábado dia 28, a escola de samba Asfaltão realiza o IV Baile Brega. Vai ser na boate Mandacaru com a animação do melhor grupo de seresta da Amazônia “Os Anjos da Madrugada”. Reservas de mesa pelo telefone: 9982-9381, 9222-7727.

 

*******

E a artesã chegou reclamando como sempre e levou o maior “esbrega” da coordenadora: “Deixa de ser chata!”. Conferência de Cultura.


 


Outubro - Mês do Idoso

Por Everaldo Lins de Santana (*)

O título deste artigo, “Outubro - Mês do Idoso”, é apenas o mote para meditarmos sobre esta fase importante da vida. É claro que o mês dos idosos são todos os meses e todos os 365 dias do ano, mas, como disse, é só um pretexto para falar do tema.

As pessoas de idade avançada têm, nas cerca de 6.000 línguas que existem no mundo, palavras que as nomeiam, por exemplo, em inglês, os termos são “old” (velho), “elderly” (idoso); francês, “âgé” (idoso), “vieux” (velho); em português, tem-se as palavras velho e idoso. Esses dois termos vêm do latim “vetulus” com o significado de “um tanto velho” e “idosus” que quer dizer “cheio de idade”, há um outro termo que adquiriu um sentido solene, venerável, respeitável, é ancião, termo que vem do francês “ancien” e significa “ aquele que veio antes, que veio primeiro”, em inglês, para se dizer ancião, usa-se a expressão “venerable person” (pessoa venerável), em muitas sociedades, o ancião é o velho sábio, que aconselha, que orienta, é o mestre, o mago, o guru, o profeta, o eremita.

O velho tem sido visto de forma respeitosa e desrespeitosa, historicamente falando. Havia e ainda há sociedades em que o idoso é maltratado, desprezado, desrespeitado enquanto ser humano. Há estudos que afirmam que algumas sociedades sacrificavam as pessoas que chegavam à velhice, abandonavam-nas a própria sorte e as expulsavam do seio familiar; por outro lado, existiam também sociedades que elevavam os idosos a condição de quase semideuses, reverenciavam, protegiam e os consultavam sobre todos os aspectos da vida em comunidade, aldeias, vilas, sociedades.

Na tentativa de chamar a atenção da sociedade moderna para a problemática do idoso, a Organização das Nações Unidas, através da resolução nº 45/106, determinou que o dia 1º de outubro de cada ano é dedicado ao idoso, daí por que se falar no dia internacional do idoso. No Brasil, o dia do idoso também é 1º de outubro, decisão amparada pela Lei nº 11.433 de 28 de dezembro de 2006.

Por fim, considerando que o 1º de outubro consiste no dia internacional e nacional do idoso, nada mais razoável do que compreender que outubro simbolicamente tem o status de mês do idoso.

(*) O autor é professor de filosofia e coordenador de Diversidade da Coordenadoria Regional de Educação de Rolim de Moura
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)