Terça-feira, 15 de julho de 2014 - 05h11
A coordenação do 11°Arraial da Associação Futebolística do Areal – AFA, estará recebendo confirmação dos grupos de quadrilhas interessados em participar do concurso, que vai premiar os melhores grupos de dança com o valor de R$ 8 Mil até a próxima quinta feira 17.
O Arraial da AFA como é mais conhecido o evento, faz parte da programação da prefeitura de Porto Velho através da Funcultural em comemoração ao centenário do município de Porto Velho, que vem acontecendo desde o dia 1° de junho com a realização do “Arrastão de São João”, prosseguiu com o Arraial Flor de Cacto, Arriá Leste e Arraial Comunidade no Sertão e termina com a realização do Arraial de São Tiago que vai acontecer paralelo ao Arraial da AFA.
O tradicional Arraial da AFA vai acontecer entre os dias 25 de julho e 3 de agosto, com shows musicais, bois-bumbás, barracas de comidas, bebidas e doces típicos, além do tradicional Concurso de Quadrilhas.
De acordo com a coordenação do Arraial a programação oficial, será apresentada na próxima quinta feira 17. “Muitos são os contatos com grupos folclóricos que precisam confirmar as participações”, disse o presidente da Associação Nonato Souza.
O Arraial da AFA será realizado no campo de futebol da Rua Princesa Isabel, esquina com Marechal Deodoro no bairro do Areal em Porto Velho.
Lenha na Fogueira
Bem que poderia começar esta coluna falando sobre a vitória do futebol brasileiro, na Copa do Mundo que acabou domingo passado.
*********
Não começo porque, com certeza, serei questionado sobre “Que vitória?”.
*******
Vitória porque vimos que não tínhamos uma equipe competitiva. Porque o Felipão não é mais o Felipão de 2002 da família Scolari. Vimos que o futebol brasileiro precisa se reestruturar se quiser ganhar alguma coisa daqui pra frente.
*********
A Alemanha mostrou e provou que não se deve depender apenas de uma “estrela”, que um time de futebol é composto de 11 jogadores dentro de campo e outros 11 preparados para entrar a qualquer momento sem alterar o estilo de jogo.
*******
A seleção brasileira jogou sem esquema nenhum, era só chutão pra frente e nada mais. Se a Copa não fosse jogada no Brasil não passaríamos da fase de grupo.
********
Por isso é que não quero pautar a coluna de hoje no assunto Copa do Mundo.
*******
Quero apenas concordar que venceu a seleção que melhor se planejou, a Alemanha indiscutivelmente mereceu o título.
********
Quem não mereceu foi o Messi ser eleito o melhor da Copa. Essa foi a maior mancada dos dirigentes da FIFA. O melhor na opinião da maioria dos comentaristas que atuaram na Copa do Mundo do Brasil e na minha também, foi o Holandês Robben.
********
Ponto final em Copa do Mundo nessa coluna. Chega, agora é hora de pensar no meu Vasco da Gama que está na “segundona”, mas, vai voltar a primeira divisão no próximo ano!
********
ARRAIAL FLOR DO MARACUJA
********
Em conversa com alguns dirigentes de grupos folclóricos, tomei conhecimento da preocupação que ronda todos eles sobre o Arraial Flor do Maracujá.
********
A preocupação é se vai ou não vai acontecer o Arraial promovido pelo governo do estado de Rondônia via Secel este ano.
********
Se for acontecer, pedem os dirigentes de grupos folclóricos, que a Secel divulgue agora, o dia do inicio e o local aonde vai ser montado o Arraial.
*******
Acontece que os grupos precisam se preparar e essa preparação envolve confecção de indumentárias, cenários e alegorias. Principalmente cenários e alegorias.
********
Os cenários e as alegorias precisam de pelo menos um mês de trabalho intensivo para ficarem prontas.
********
Os grupos tem que contratar profissionais especializados para confeccionar seus cenários e alegorias. Não é qualquer um que sabe trabalhar essas artes.
********
Portanto, seria bom que a Secel reunisse a Federon e seus grupos e colocasse na pauta, de que maneira pretende ajudar ou apoiar os grupos para que se apresentem no Flor do Maracujá.
*********
Estivemos conversando com o Gerente de Cultura da Secel Joaquim Pedro e ficamos sabendo que em breve, serão publicados os Chamamentos Públicos convidando entidades sem fins lucrativos para montar a estrutura do Arraial o que quer dizer, Iluminação, Sonorização, Palco, Arquibancada e Camarotes. Pela Lei o governo não pode firmar convênio de ajuda de custo para os grupos.
********
É aí que o bicho ta pegando. Apresentamos a solução para o problema e o KIM ficou de estudar junto com a Superintendente caso seja aprovada, com certeza teremos todos os grupos se apresentando no Flor do Maracujá.
********
Na vontade da Superintendente e do Gerente de Cultura da Secel o Flor do Maracujá vai acontecer, inclusive o local já está praticamente fechado. Será na ARENA COSTA E SILVA.
*******
Só falta convencer os grupos. Na minha humilde opinião, o Flor do Maracujá vai acontecer com todos os grupos dançando! Quer apostar Severino?
Rainha da Expoari
excolhida em baile caubói
A estudante Vitória Daltiba Vendramel, 16 anos, foi escolhida a Rainha da 31ª Expoari, na noite do último sábado 12. Para conquistar a coroa, a jovem precisou provar que também sabia manejar instrumentos do universo country, como o berrante e a pinhola, uma espécie de chicote.
A escolha da rainha de uma das maiores feiras agropecuárias de Rondônia foi realizada durante o tradicional Baile do Cowboy, que chegou a sua 25ª edição. A organizadora do evento, Vanda Almeida, explica que a Rainha será responsável por receber autoridades que visitarem a Expoari. “Por este motivo selecionamos para o concurso jovens com uma identificação com Ariquemes, pois sabemos da importância da Expoari para a cidade”, explica.
Sete candidatas participaram da disputa, todas com idades entre 16 e 22 anos. Vitória sagrou-se vencedora porque obteve maior pontuação nos quesitos: beleza, desenvoltura, simpatia e manejou melhor o berrante e a pinhola.
Para Vitória é uma satisfação ter sido escolhida a Rainha da Expoari. “É uma responsabilidade muito grande representar a minha cidade em uma festa como a Expoari”, argumenta.
Para o presidente da Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA), João Gomes, a escolha da Rainha da Expoari prepara a cidade para receber a festa, que será realizada entre os dias 26 de julho e 3 de agosto. “A Expoari é uma festa da família e estamos preparando um grande evento para a população de Rondônia”, finaliza.
Fonte – Rondônia Manchete
foto: Leandro Kazuo
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando