Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

4 blocos de trio elétricos desfilam na noite de hoje em PVH


4 blocos de trio elétricos desfilam na noite de hoje em PVH - Gente de OpiniãoUs Dy Phora homenageia o centenário da EFMM


Os blocos Canto da Coruja, Arerê & Cia, Bloco do Alho e Us Dy Phora desfilam pelas ruas de Porto Velho na noite de hoje dando prosseguimento ao carnaval de blocos de rua que começou semana passada, com o desfile da Banda do Imigrantes.

De acordo com programação distribuída pela Fundação Cultural Iaripuna os blocos vão concentrar obedecendo a seguinte ordem: Bloco do Alho concentra as 22h00 na rua Duque de Caxias no bairro Caiari e desfila a partir das 23h30; Bloco Us Dy Phora concentra a partir das 22h30 na rua 13 de Setembro com a Alexandre Guimarães no bairro do Areal e inicia a desfilar as 23h00; Bloco Canto da Coruja começa a se concentrar a partir das 22h00 e inicia o desfile as 00h00; Bloco Arerê & Cia concentra na avenida Pinheiro Machado entre Campos Sales e Júlio de Castilho e começa a desfilar as 21h00.

Vale salientar que os Blocos Us Dy Phora faz o seguinte percurso: Alexandre Guimarães, Rogério Weber, Rio de Janeiro, Joaquim Nabuco e Alexandre Guimarães.

O Canto da Coruja desfila pelas ruas Alexandre Guimarães, Rogério Weber, João Alfredo, Presidente Dutra e Alexandre Guimarães.

Os Blocos do Alho e Arerê fazem o famoso circuito Caiari: Pinheiro Machado, Joaquim Nabuco, Carlos Gomes e Rogério Weber.


 

 

4 blocos de trio elétricos desfilam na noite de hoje em PVH - Gente de Opinião

 
Quatro blocos de trio elétricos desfilam na noite de hoje em Porto Velho.

***********

São eles: Bloco do Alho, Bloco Us Dy Phora, Bloco Canto da Coruja e Arerê & Cia.

**********

Enquanto isso a Fesec recebeu na manhã de ontem os subsídios do governo estadual.

*********

Ontem mesmo a grana foi transferida para as contas das respectivas escolas de samba de Porto Velho, Rolim de Moura e Costa Marques mais os Blocos de Guajará Mirim.

*********

Por falar em carnaval no interior o secretário Chicão reuniu na manhã de ontem em seu gabinete as equipes que foram escaldas para fiscalizar a aplicação dos recursos repassados pelo governo estadual, nos carnavais de 11 localidades inclusive Porto Velho.

***********

Além da prestação de contas assim que acabar o carnaval, as entidades carnavalescas que receberem subsídios oriundos da Secel, tem que divulgar o governo da Cooperação, nada mais justa.

***********

Não custa nada de vez em quando, dizer anunciar que o bloco tal conta com o apoio cultural do Governo da Cooperação através da Secel.

**********

Guajará Mirim, Costa Marques, Cacoal, Ariquemes, Itapuã D’Oeste, Rolim de Moura e os Distritos de Nazaré no Baixo Madeira e Jacy Paraná estão contando com o apoio do governo estadual na realização de seus carnavais.

*********

Depois dizem que a Secel não faz nada pela cultura estadual, tai a prova. Jamais tantas cidades do estado de Rondônia receberam subsídios do governo estadual para realizar seus carnavais como agora. Até a cidade do Everaldo Fogaça está sendo contemplada!

***********

Em Rolim de Moura os vereadores tentaram fazer do carnaval palanque eleitoral e até tentaram embargar a solicitação do prefeito que solicitava autorização para utilizar determinada importância em dinheiro na montagem do carnaval da capital da Zona da Mata.

**********

Aliás, Rolim de Moura depois de Porto Velho promove o melhor carnaval de Rondônia. Aí vêm os vereadores querendo “melar” o negócio.

*********

É muita falta de criatividade!

**********

Rodando pelos barracões das escolas de samba de Porto Velho, constatei que não vai ser fácil para os que estiverem atuando como julgadores, escolher a campeã

*********

 4 blocos de trio elétricos desfilam na noite de hoje em PVH - Gente de Opinião

A única agremiação que está um pouco desprovida do sonho de ser campeã é a Unidos da Rádio Farol, simplesmente porque seus dirigentes não legalizaram a documentação da escola e em conseqüência, até a tarde de ontem não tinham como sacar o subsidio do governo municipal e do governo estadual.

**********

Aí fica difícil trabalhar. Carlinhos Maracanã carnavalesco da escola, chateado com a falta de sensibilidade da diretoria foi passar o carnaval no Rio de Janeiro.

**********

Depois de muito vacilar a direção da Fesec nomeou para a presidência da Comissão de Julgadoras das escolas de samba o Ator e assessor do Chicão Alexandre Donald.

**********

A escolha não poderia ser melhor. Parabéns a direção da Federação das Escolas de Samba pela feliz escolha

**********

Aliás, a responsabilidade da escolhas dos julgadores de escola de samba passou para a responsabilidade da Secel.

**********

Serão 36 julgadores, ou seja, 4 para cada quesito de acordo com o Regulamento do Carnaval 2012.

**********

Alexandre ao assumir a direção da Comissão de Jurados, está fazendo contato com cidades do interior do estado de onde virão alguns julgadores, parece que até de Manaus e Acre serão convidados.

***********

Depois do resultado do carnaval passado, o negócio ta tomando pé de seriedade.

***********

Ariel Argobe e o Cantarelli estão com vontade de realizar um super carnaval além do que, sem que sejam acusados de qualquer falcatrua quanto ao resultado.

**********

Basta lembrar que no carnaval passado os jurados só foram apresentados as escolas de samba meia hora antes do inicio dos desfiles o que é totalmente fora de propósito. Aí deu no que deu!

**********

Antes disso tudo, vamos brincar carnaval do Bloco Canto da Coruja e Us Dy Phora ambos no bairro do Areal.

**********

Este ano não serei passado na “casca” do alho porque o Bloco está muito desorganizado.

**********

Poderia ir no Arerê & Cia um dos melhores blocos de Porto Velho, o ritmo não me agrada, mas agrada muita gente e é um bloco super organizado.

**********

Vou no Bloco Us Dy Phora porque a música (marchinha) é de minha autoria e enaltece o Centenário da Madeira Mamoré.

**********

Piui, piui o Bloco Us Dy Phora vai partir.

*********

O Centenário da Madeira Mamoré

*********

É carnaval no Bloco do Areal.

**********

E no Canto da Coruja porque só toca marchinha tradicional.


CONCURSO


Professor questiona gabarito do MP

O professor e historiador Emmanoel Gomes se manifestou nesta terça feira, 14/02, sobre as questões cobradas no cocurso seletivo que abriu vagas para o Ministério Publico do estado de Rondônia.

Com a divulgação do gabarito por parte da FUNCAB, Fundação responsável pelo certame, o professor que atua na área há mais de vinte anos, autor de livros que são indicados para cuncursos e vestibulares no Estado, com dezenas de artigos sobre cultura regional publicados na mídia rondoniense se manifesta informando que é vasta a literatura que aponta a localização do Parque Nacional do Pacaás Novos, onde se localiza também a Reserva Extrativista do Pacaás Novos.

A questão analisada e contestada pelo professor é a seguinte:

Questão 23 Cargo: Técnico Administrativo.

“No que diz respeito ao relevo de Rondônia, pode-se dizer que é pouco acidentado. Porém, existem áreas com altitudes que chegam a alcançar mais de 800 m, como na Serra dos Pacaás Novos.

A área mais acidentada do relevo de Rondônia, na qual se citua a serra mencionada, localiza-se, predominantemente, em que porção do Estado?

A) Noroeste.
B) Nordeste.
C) Sul.
D) Leste
E) Norte.

Segundo o gabarito divulgado, sua localização seria no sul do estado de Rondônia, portanto a letra C.

O parque localiza-se na região central do estado, estendendo-se pelos municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Campo Novo de Rondônia, São Miguel do Guaporé, Monte Negro, Governador Jorge Teixeira, Alvorada d'Oeste e Mirante da Serra, no local onde se desenvolve a serra dos Pacaás Novos, enquadrado dentro das coordenadas geográficas 10º 30' - 11º 50' de latitude sul e 62º 30' - 64º 10' de longitude oeste de Greenwich.

Com altitudes que chegam a alcançar 800 metros na Serra dos Pacaás Novos, que se dirige de noroeste para sudeste e é o divisor entre a bacia do rio Guaporé e as bacias dos afluentes do rio Madeira (Jaci - Paraná, Candeias e Jamari).

O historiador informa que o erro é grosseiro e sua correção se faz necessário em função da necessidade de se orientar futuros candidatos em novos concursos e vestibuleres.

Ao mesmo tempo, o professor Emmanoel Gomes que já discordou e colaborou na anulação de várias questões em outros concursos e vestibulares no Estado, inclusive da Universidade Federal de Rondônia, informa que tem sido muito comum os erros que causam muitos problemas e confusões junto aos candidatos.

Em muitos casos ocorre mesmo um desrespeito a nossa história, geografia e cultura de forma geral, assinala o professor.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)