Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

A Cultura Popular perde sua maior expressão – Mary Cyanne pro Covid + 19 + Lenha na Fogueira com Davi Corrêa


A Cultura Popular perde sua maior     expressão – Mary Cyanne pro Covid + 19 + Lenha na Fogueira com Davi Corrêa - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Ainda abalado com o falecimento da minha amiga/irmã, Marycyanne que nos deixou vítima do novo coronavírus, no último domingo dia das mães.

***********

Aliás, poucas vezes vi uma pessoa ser tão querida como a Mary, basta dizer que se concordássemos em publicar todas a mensagens de pesar, postadas nas redes sociais pela sua passagem, qualquer espaço ficaria pequeno.

***********

Posso garantir que, se fosse possível a realização de velório, seria um dos mais concorridos. Em minha opinião, chegaria perto do que foi o velório do Manelão.

**********

De qualquer maneira as manifestações via redes sociais, comprovam o quanto a jovem turismóloga Marycyanne era e é querida.

***********

Daqui enviamos nossa condolência a família da Cyanne em especial, ao seu irmão o amigo Thiagão 9.

************

A Cultura Popular de Porto Velho está de luto. Quadrilhas, Bois Bumbás, Escolas de samba assim como Grupos de Dança perderam sua maior benfeitora, aquela que colaborava com todos sem distinção de cor ou bandeira. Descansa em paz amiga/irmã Marycyanne.

 

***********

O domingo na realidade não foi tão bacana assim, pois, levou duas pessoas nossas amigas. Além da Mary levou também o grande compositor David Corrêa, autor de obras inesquecíveis do carnaval do Rio de Janeiro.

**********

Davi estava com 82 anos. Na segunda quinzena de abril, David Corrêa sofreu um atropelamento em Jacarepaguá. Passou por cirurgia e teve alta hospitalar.

************

Porém, o sambista teve um problema renal, nos últimos dias, foi internado e acabou falecendo neste domingo.

***********

David Corrêa é autor de clássicos do carnaval, como “Macunaíma, Herói de Nossa Gente” (1975); “Hoje Tem Marmelada” (1980), “Das Maravilhas do Mar, fez-se o Esplendor de Uma Noite” (1981); “Skindô, Skindô” (1984); e “Atrás da Verde e Rosa Só não Vai Quem Já Morreu” (1994).

**********

Fora do carnaval, lançou quatro álbuns musicais de samba e pagode. Menino Bom em 1976; Lição de Malandragem em 1981; Pique Brasileiro em 1986, fazendo sucesso com a música “Estrela de Oiá”; e Chopp Escuro em 1991. Suas composições foram gravadas por artistas como Elza Soares, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Almir Guineto, Beth Carvalho, Jorge Aragão, Alcione, entre outros.

***********

Davi Corrêa tinha muita afinidade com o carnaval de Porto Velho, pois gravou em 1982, o samba de enredo da escola de samba Os Diplomatas “Riquezas de Rondônia” de autoria do Bainha e Oscar Knight quando a escola se sagrou a primeira campeã de Rondônia Estado.

************

Em 1985 Davi Corrêa mais uma vez participou do carnaval de Porto Velho como autor do samba de enredo da Diplomatas “Urucumacuã – O Pássaro de Fogo”.

***********                                               

Em virtude dessa aproximação com os nossos carnavalescos, veio várias vezes a Porto Velho e numa dessas, participou do programa Boa Noite Porto Velho apresentado por mim e o Manelão na TV Meridional – Bandeirantes.

**********

Aproveitamos a amizade que fizemos a gravamos a história do sambista compositor Davi Corrêa nessa gravação que se perdeu com o tempo, Davi nos contou fatos que nem sua família conhecia ou conhece até hoje.

***********

Recentemente ao passar férias no Rio de Janeiro fomos a um evento promovido por umas alas da Portela na realidade foi o lançamento da candidatura à presidência da escola de Madureira do Falcon que terminou vencendo a eleição e nessa festa o homenageado foi Davi Corrêa.

************

O interessante foi que ao chegar ao local do evento, o cerimonialista anunciou o show do Davi, então peguei a câmera da Ana e fui até a frente do palco que era bem baixinho e chamei a atenção do Davi olha aqui na Câmera e ele quando olhou, deu um grito de felicidade: “Rondônia o que você tá fazendo aqui, espera um pouco, você a partir de agora é meu convidado para sentar na minha mesa”.

***********

Acontece que sempre que ia ao Rio de Janeiro me encontrava com o Davi Corrêa em encontros programados pelo amigo Murilo Collares.

***********

Inclusive ficamos amigos confidente ao ponto dele me contar o porquê   terminou a parceria com o Jorge Macedo. E como nasceu o samba pagode “Mel na Boca” sucesso na voz de Almir Guineto.

**********

É mais um sambista referência que nos deixa. Descansa em paz Davi Corrêa.


A Cultura Popular perde sua maior   

expressão – Mary Cyanne pro Covid + 19

 

Até este momento e por muito tempo, vamos ficar sem entender, como é que uma pessoa que só pensava no bem-estar do próximo, em ajudar quem estivesse precisando e o que era mais importante, não tinha hora e nem tempo ruim e jamais, alguém a viu sem estar com um sorriso estampado naquele lindo rosto.

Pois é meus amigos, estou falando da amiga/irmã Mariluce Ferreira Gonçalves a querida e amada Marycyanne. Mary faleceu na madrugada do último domingo 10 (Dia das Mães), aliás, ela era considerada a MÃE de todos os grupos envolvidos com a Cultura Popular, fosse no segmento Folclore ou Escola de Samba, não tinha cor, não tinha bandeira, Mary sempre arranjava um tempo para colaborar, não só com o grupo mas, com as entidades representantes desses grupos, como a Federon (Quadrilhas e Bois Bumbás) e FESEC (Escolas de Samba) porém, em se falando de preferência ela tinha as suas: No segmento folclore, a quadrilha JUABP escola de samba era a Império do Samba e Diplomatas, mas, na hora de colaborar, eram todas.

Essa jovem benfeitora da nossa cultura foi mais uma vítima do novo coronavírus e o mal Covid + 19. O pior é que esse mal não nos deixou despedir da amiga, nem chegar perto do caixão, não podemos nos despedir com a realização de um velório digno de uma rainha.

Logo no início da tarde domingo, o corpo da Mary foi transportado para o cemitério, os folcloristas (alguns) se concentraram a beira da rodovia que leva ao cemitério e ali, quando o carro da funerária passou, fez o que pode, para dar o último adeus a amiga.

Aproveitamos o texto publicado pelo Eudes Claudino para mostrar o carinho de todos os segmentos culturais para com a Marycyanne:

“Infelizmente nossa amiga faleceu logo após nossa oração, ela foi pra perto de Deus, estamos tristes, arrasados, uma pessoa maravilhosa, amiga, que estava sempre pronta pra servir, hoje a nossa cultura, perde uma grande pessoa, sempre envolvida com nossas culturas, posso dizer, ela amava toda a manifestação cultural,  os arraias, não vão ser igual sem ela, o Carnaval não vai ser igual sem ela, enfim, a cultura perde muito com sua partida, convivi muito com ela, por  essa briga pela nossa cultura, vá minha amiga, se um dia eu tiver poder, eu te prometo,  colocar o seu nome, em algum espaço da cultura do nosso município, hoje eu perdi uma irmã, não foi uma amiga”.

Descansa em paz Cyanne!


A Cultura Popular perde sua maior     expressão – Mary Cyanne pro Covid + 19 + Lenha na Fogueira com Davi Corrêa - Gente de Opinião

NOTA DE PESAR - Falecimento da Conselheira Mary Cyanne.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais de Porto Velho, vem a público manifestar pesar pelo falecimento da Conselheira Mary Cyanne, representante titular da SEMDESTUR e Segunda Secretária do Conselho.

Mary como era mais conhecida, foi incentivadora da cultura da nossa cidade, dedicando parte da sua vida a cultura popular através da Flor do Maracujá, Desfile das Escolas de Samba e dentre outras atividades folclóricas ao longo da sua trajetória.

Desempenhou um trabalho relevante e importante em prol dos segmentos culturais neste conselho. Mary deixou seu legado na história da cultura popular com centenas de seguidores que darão continuidade em seus sonhos que era sempre de elevar e valorizar a cultura do nosso Estado e da nossa Capital.

Aos familiares e amigos deixamos aqui nossas condolências.

Porto Velho, 10 de Maio de 2020.

CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS DE PORTO VELHO


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)