Quinta-feira, 4 de julho de 2013 - 07h45
Não chegou a ser surpresa, mas o público de aproximadamente 500 pessoas que acompanhou as atividades de cinema, circo, musica e poesia do Festival de Artes Integradas - Festcineamazonia Itinerante, mais uma vez reafirmou o compromisso de integração cultural que necessita ser aprofundado entre o Brasil e outros países de língua portuguesa.
Foram exibidas sete produções brasileiras, abordando a questão ambiental do planeta. Do lado caboverdiano foram apresentadas atrações como o Palhaço Xclumbumba e a participação especial do cantor Princezito e o Grupo Batuku Delta Cultura.
O Batuco é uma tradicional dança e música, acompanhada por tambores, com origens na ilha do Tarrafal, sendo, sobretudo praticada por mulheres. Tarrafal é banhada pelo mar e tem na pesca e no turismo os pilares de sua economia. A falta de água é uma problemática muito comum nesse país árido.
No Batuco, uma cantora descreve acontecimentos quotidianos, mas também se refere à política e à cultura em geral de uma forma divertida ou crítica. O coro imita os versos, e a canção vai-se tornando progressivamente mais intensa, culminando no Tornu, uma dança realizada por duas a três dançarinas.
A poesia mais tradicional ficou a cargo poeta de Cabo Verde Anilton Levy que declamou em criolo (língua local) e português.
As participações especiais do cantor Princezito e do Grupo Batuku Delta Cultura foram dois dos momentos mais emocionantes do festival. Princezito fez um show dedicado às crianças que invadiram o palco do evento e entoaram coro com o ídolo local em várias músicas.
"A interação com circo, música, poesia e cinema foi fundamental, já que as crianças trouxeram também seus pais nesse abraço simbólico de formação de platéia", diz Jurandir Costa, um dos coordenadores do Festicineamazônia.
É a terceira vez que Cabo Verde recebe o Festival de Artes Integradas - Festcineamazonia Itinerante. A integração cultural com os países de língua portuguesa é o principal objetivo do projeto. O próximo destino do Festcineamazônia Itinerante é na histórica cidade portuguesa Évora, dia 10 de julho.
O Festival de Artes Integradas - Festcineamazônia Itinerante 2013 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, apoio cultural da Santo Antônio Energia e da Câmara Municipal de Tarrafal.
Atenção, muita atenção, hoje a partir das 19h00, acontece no Clube da OAB que fica a rua Rio de Janeiro, logo depois do SESI, o Arraial Beneficente para construção da Casa de Apoio à Criança com Câncer. Você além de se divertir vai contribuir com uma importante obra!
**********
Por falar nisso, hoje tem Seresta no Mercado Cultural. Heitor Almeida e sua turma de boêmios estão convidando os amantes da boa música seresteira para participar a partir das 20h00. Vamos nessa cambada!
*********
No próximo domingo (7) das 10 às 19h acontece a segunda edição do Bazar e Brechó Amigos de Patas. O projeto foi criado no início do ano e tem como objetivo arrecadar recursos para a Associação Protetora dos Animais Desamparados Amigos de Patas, através da venda de peças novas e usadas, como roupas, sapatos, livros, filmes, brinquedos e outros objetos.
**********
Já que entramos nessa linha!
*********
Nesta sexta feira 05, a partir das 19 acontece o Festival de Cerveja da Escola de Samba Asfaltão - Rumo ao Centenário da Capital.Porto Velho, Teu “Valor” Cultural é a Riqueza e o Brilho do Meu Carnaval!
**********
Está feito o convite. “Vamos juntos fazer desta noite um encontro do samba com amigos que valorizam este ritmo, genuinamente brasileiro”, disse o Presidente Makumbinha.
********
Terminada o merchan! Vamos partir pros finalmentes, afinal de contas, segundo o Carlão Sperança o governo de Confúcio Moura está dando a volta por cima. Basta lembrar as obras na Rua da Beira, Clinica Oswaldo Cruz, Inauguração do Teatro e outras.
**********
Por exemplo, a reunião da secretária da Secel Eluane com os representantes de todos os segmentos culturais, está repercutindo bem no meio cultural, ainda mais que a secretária cumprindo o prometido, já começou a receber os artistas em seu gabinete.
*********
Ontem foi a vez da turma da Cassa da Cultura Ivan Marrocos que recebeu da secretária a garantia de recursos para a pintura da casa.
*********
No dia da inauguração da pintura, ela vai anunciar a realização do Salão de Arte de Rondônia - SART.
********
O negócio foi tão positivo que a turma que anunciou a ocupação dos corredores do prédio do relógio, parece, recuou. “Vamos dar mais um tempo”.
*********
É como disse na coluna de ontem, a voz das ruas está sendo ouvida pelas autoridades, inclusive as que coordenam a cultura em nosso estado.
*********
Por outro lado, na reunião da Federon da noite de terça feira 02, o bicho andou pegando.
*********
Cumprindo o que determina o Regulamento do “Arrastão de São João”, alguns grupos folclóricos que não compareceram a ação cultural, tiveram os subsídios que serão repassados pela prefeitura para o Arraial Municipal “Arrasta Pé do Madeira” cortado.
*********
Quer dizer não vão receber nada e ainda terão que se apresentar sob pena de também perderem os subsídios referentes ao Arraial Flor do Maracujá.
*********
É aquele ditado que diz: “Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega” ou aquele outro: “Estão num beco sem saída”.
*********
Aliás, a presidente da Funcultural Jória Lima garantiu a esse colunista na manhã de ontem, que o Arrasta Pé do Madeira será FESTIVAL com disputa entre os grupos de Bois Bumbás e Quadrilhas. Nada de amostra folclórica. Vai ser no estilo: “Quem pode mais chora menos”!
*********
O Arrasta Pé do Madeira vai acontecer entre os dias 26 de julho e 4 de agosto no espaço onde acontece a disputa do Moto Cross com entrada pela rua Pinheiro Machado!
Os funcionários do Diário da Amazônia bateram parabéns na tarde de ontem para o “chefe” Marcelinho Freire. Marcelinho festejou na data de ontem a entrada na era dos “Enta” ou seja , 40 anos de idade. Parabéns pra você “chefinho”
Reflexões de Paulo Profeta
A luz semeia-se para os justos e a alegria para os retos de coração. A luz que brilha do Oriente até o Ocidente não tem aparência exterior, isto é o Reino de Deus e este é o anunciador que está aqui como Moisés e vós outros, como nos dias de Noé casavam-se e se davam em casamento e então veio o Dilúvio e levou a todos.
A luz semeada para os justos foi a boa palavra germinada na terra e pelo poder da palavra as revelações iluminando a mente com a certeza Divina um elo da unção real.
Seu ungido, isto é, consagrado por ele com a unção real. Evoca a grande promessa feita por Deus a Davi, de que sua sucessão só terminaria com o rei messiânico prometido.
A proclamação da glória de Deus pelas criaturas não é audível ao ouvido humano, mas a inteligência por compreendê-la e prestar a essa glorificação, inconsciente, o auxilio da sua razão plena de admiração e de adoração.
A criatura eleita julgada e condenada pela Lei e Justiça dos homens, continua anunciando a glória e a interpretação exata, de quando te ferirem na face esquerda, oferece também a direita.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando