Sexta-feira, 14 de agosto de 2015 - 18h04
Em comemoração aos 77 anos de vida do compositor Waldemir Pinheiro da Silva – Bainha, o Projeto “Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba” realiza nesta sexta feira 14, a partir das 20h00 no Mercado Cultural em Porto Velho, o show “Do alto dos meus 77 anos. O que vi e o que vivi”. “A idéia é contar a história do mestre Bainha através da sua vasta obra musical”, afirma Ernesto Melo.
Bainha nasceu no Forte Príncipe da Beira no dia 11 de agosto de 1938 e ainda criança veio morar em Porto Velho. Em Porto Velho foi morar no hoje bairro Nossa Senhora das Graças onde passou a ajudar sua mãe dona Marieta na ‘banca’ de tacaca: “E na esquina da Joaquim com a Sete, lá estava a Marieta com o seu tacaca...”. Já adolescente Bainha passou a freqüentar a comunidade conhecida como “Vila Confusão” justamente onde hoje existe a Galeria Lacerda e ali teve os primeiros contatos com a boemia, graças ao seu Irmão mais velho Alípio que o levava para as rodas de boemia cujos principais protagonistas eram o violonista Capote, Bola Sete, Antônio Cochó e tantos outros, ali ele viu nascer à primeira escola de samba de Porto Velho a “Deixa Falar” criada pelo Bola Sete em 1946.
Já em 1958 juntamente com os carnavalescos Valério, Ricardo, Cabeleira e Tário Café criaram a escola de samba “Prova de Fogo” que a partir do carnaval de 1960 passou a se chamar “Universidade dos Diplomatas do Samba”. Eximindo percussionista, no final da década de cinquenta Bainha ingressou no Conjunto Bossa Nova tocando com músicos do quilate de João Henrique – Manga Rosa, Paulo Santos, Ricardo e Dinoel além dos amigos de escola de samba Cabeleira e Leônidas.
Na Diplomatas Bainha foi Mestre de bateria além de um dos principais compositores de samba de enredo.
Em 1974 foi levado pelo parceiro Silvio Santos para a escola de samba Pobres do Caiari onde também atuou como Mestre de Bateria e compositor de samba enredo. Em 1975 juntamente com outros sambistas criou a escola de samba “Mocidade Independente do KM-1”. Hoje Bainha participa da ala de compositores da escola de samba Asfaltão na parceria com o Oscar Knightz e Zé Baixinho conhecida como “Trio de Ouro”.
Fina Flor do Samba
A homenagem começa as 20h00 no Mercado Cultural durante a Fina Flor do Samba. Segundo Ernesto Melo, vários sambistas confirmaram presença entre eles Silvio Santos, Mestre Oscar e Torrado. “Sou da Sete de Setembro, lá do KM-1, Terra de gente bamba, de muita mulher carnaval e samba...”
Lenha na Fogueira
Mais um fim de semana começa e com ele, muita programação no caldeirão cultural que é Porto Velho.
***********
Se no final da semana passada o negócio foi a Dança Contemporânea, neste, vamos curtir eventos musicais.
********
Por exemplo, no Sesc você pode acompanhar os espetáculo musicais do Programa Sonora Brasil que acontece até o próximo domingo dia 16, apresentando grupos que trabalham com “Cantos de Trabalho”.
*******
Hoje teremos a apresentação do grupo “Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente” que vem lá do estado da Bahia. Esse grupo tem o repertório formado por cantigas conhecidas desde a infância e outras de uma memória mais recente que tratam de questões cotidianas e fazem alusão a particularidades da produção sisaleira.
********
O Sonora Brasil com o grupo Baiano vai acontecer no Teatro 1 do Sesc Esplanada as 20h00. A entrada é franca.
*******
O negócio é musica neste final de semana. Você sai do Sesc e vai direto pro Mercado Cultural prestigiar a homenagem que o Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba prestará ao grande mestre sambista BAINHA.
*********
O show em homenagem ao Waldemir Pinheiro da Silva – Bainha está marcado para começar as 20h00 e muita gente já confirmou presença.
********
Com certeza a família Asfaltão vai em peso, pois Bainha faz parte da Ala de Compositores da escola na parceria com o Oscar e o Zé Baixinho o famoso “Trio de Ouro”.
********
Aliás, a disputa do samba de enredo na escola Asfaltão ta pegando fogo. Mais de 15 parcerias se inscreveram e estão trabalhando seus hinos.
********
Quem freqüenta o Bar do Calixto é que sabe o quanto a disputa está acirrada. Tem parceria que coloca espião infiltrado no meio dos concorrentes.
********
Tem gente vendendo refrão e o melhor, tem gente comprando. Tem compositor de tudo quanto e jeito tentando emplacar o samba de enredo da Asfaltão para o carnaval de 2016.
********
Bom! Voltando a homenagem que A Fina Flor do Samba vai prestar ao mestre Bainha na noite de hoje. O presidente da Comissão do Concurso de Samba de Enredo das Asfaltão Altair dos Santos Lopes está invocando o Artigo 171 do Regulamento que diz: Toda parceria que de uma maneira ou de outra, tiver um dos seus membros, recebendo homenagem no período que antecede a realização da disputa, tem por obrigação cantar o “Refrão” de virada e o “Refrão” de meio do samba de sua autoria.
********
Isso quer dizer que Bainha, Oscar e Zé Baixinho terão que cantar pelo menos os “Refrãos” do samba que irão concorrer na festa do Asfaltão.
********
Esse é mais um motivo para os integrantes das escola de samba que tem como símbolo o Tigre prestigiar a homenagem ao Bainha.
********
Com certeza, parte da história do samba em Rondônia será contada na noite de hoje no Mercado Cultural.
*******
Estarei lá cantando alguns sambas que fiz em parceria com o Bainha. Aliás, muito antes dessa turma toda existir como sambista, eu e o Bainha já disputávamos quem era o melhor no quesito Samba Enredo em Rondônia ele pela Diplomatas do Samba e eu pela Pobres Caiari.
********
Depois o convidei e ele aceitou ir para a Caiari e então passamos a compor juntos, foi quando nasceu o samba “Odoiá Bahia” que até hoje é cantado nas rodas de samba de Porto Velho.
*******
Criamos juntos a escola de samba Mocidade Independente do KM-1 e fizemos todos os sambas da escola.
********
Temos mais de dez sambas em parceria. Depois voltamos para a Caiari e cada um tomou seu rumo em outras parcerias.
********
Mesmo assim, jamais deixamos de estar junto nas rodas de samba. Bainha pode não ser meu Mestre, mas, é meu grande amigo e parceiro! Parabéns perna de vírgula!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando