Sexta-feira, 13 de abril de 2012 - 05h37
CULTURA
Artistas e produtores lotam ALE
A audiência pública sobre o Sistema Estadual de Cultura contou com representantes de vários municípios
O auditório e o plenário da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia receberam na manhã de ontem 12, representantes de praticamente todas as linguagens culturais que militam no estado, durante audiência pública proposta pela deputada Epifânia Barbosa para apresentar e discutir, os projetos encaminhados pelo executivo estadual que: Institui o Sistema Estadual de Financiamento à Cultura – SEFIC; Institui o Sistema Estadual de Cultura – SEC e Cria o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC/RO.
O mestre de cerimônia Lenilson Guedes convidou para fazer parte da mesa diretora, o deputado Ribamar Araujo que atuou como Presidente; deputada Epifânia Barbosa autora da propositura; Secretário da Secel Francisco Leilson Celestino – Chicão; Integrante da Setorial de Teatro do Conselho Nacional de Políticas Públicas Elcias Vilar; Representante da Iaripuna Waldison Pinheiro; representando o Conselho Municipal de Cultura Rafael Altomar; Vereador Sid Orleans e o Secretário de Cultura de Vilhena Welliton Oliveira Ferreira.
Entre tantos discursos, destacamos as falas do Aluizio Guedes que representou o segmento Cultura Popular, Professor Abnael Machado de Lima que discorreu sobre a formação cultural de Rondônia que para ele começou no século XIX em São Carlos do Jamari; Silvestre que chamou a atenção para o significado do Batuque de Santa Bárbara na formação da cultura afro brasileira em Porto Velho e em especial, a fala do Elcias Vilar que realmente questionou os artigos do Projeto de Lei que cria o Sistema Estadual de Cultura – “Na realidade, a vontade que sinto neste momento, é a de rasgar esse Projeto de Lei, pois na minha análise, da maneira que está, não vai ajudar em nada os segmentos culturais de Rondônia”. No final do seu discurso Elcias entregou a relatora do Projeto deputada Epifânia Barbosa uma série de considerações que devem ser inseridas no Projeto que vai a aprovação dos deputados.
Pela parte dos representantes do poder legislativo e executivo, usou da palavra o vereador Sid Orleans que fez uma pequena explanação de como a discussão sobre os Sistemas de Cultura Municipal e Estadual começou, enaltecendo a ação do Movimento Regula Cultura e a cobrança da cantora Ceiça Farias. O secretário Chicão foi bastante aplaudido ao mostrar através da sua fala, o que o governo está fazendo e o que precisa fazer para que as diversas linguagens culturais do nosso estado recebam o merecido reconhecimento.
Epifânia Barbosa começou sua dizendo que é inadmissível, ainda se manter, as secretarias de Cultura e de Esportes como um único órgão. “Assim nem a cultura, nem o esporte consegue receber a atenção necessária”. Depois falou da importância da criação do Sistema Estadual de Cultura e que vai fazer de tudo para que os Projetos sejam aprovados por unanimidade. “Assim vocês terão mais argumento para convencer o governador a homologar sem vetos os três projetos”.
Finalizando a Seção, o deputado Ribamar Araujo convidou todos para o coquetel que foi servido na sala de espera do plenário.
Atenção amantes do samba de raiz.
*********
A Fina Flor do Samba desta sexta feira 13, vai acontecer no Pioneiros Pub que fica a rua Rogério Weber.
*********
Ernesto Melo e seus sambistas começam a tocar as 20h00 e só param lá pelas duas da madrugada.
*********
O Samba não pode parar e até quando o Mercado Cultural ficar fechado, a Fina Flor do Samba vai tocar no Pioneiros Pub.
*********
Tem um detalhe muito importante: Você não vai pagar nada para entrar no Pioneiros Pub e curtir o melhor do samba de raiz de Porto Velho.
**********
Ernesto! Acabei de subir a ladeira. Hoje a Kennedy é Jorge Teixeira. Nossa cidade evoluiu. Hoje temos arranha céu, condomínios, shopping Center. Muita coisa aconteceu. Olha meu velho! Apesar dos pesares. A nossa Porto Velho se desenvolveu...
********
Essa é a primeira estrofe do samba de minha autoria “Recados aos Poetas – Ernesto e Bainha”.
*********
Por falar em recado! Aconteceu na manhã de ontem, na ALE de Rondônia a audiência pública sobre o Sistema Estadual de Cultura.
********
Na realidade o assunto do momento é a criação do Sistema Estadual de Cultura – SEC e seus anexos
**********
Ou seja, O Sistema Estadual de Financiamento à Cultura – SEFIC e o Fundo Estadual de Desenvolvimento da Cultura – FEDEC/RO.
*********
A discussão foi muito boa durante toda a manhã de ontem, quinta feira na Assembléia Legislativa.
*********
Agora vamos aguardar a aprovação por parte dos deputados estaduais. Aliás, vamos ficar torcendo para que os Projetos sejam aprovados por unanimidade pelos nossos deputados.
********
Esperamos que até o mês de junho tudo já esteja consumado, ou seja, o Sistema homologado pelo governador, as Setoriais formadas e o Conselho com seus membros eleitos.
*********
Durante a audiência pública de ontem o Elcias fez umas denuncias que se forem verdadeiras é melhor que volte tudo a estaca zero.
********
Disse o Elcias que o Projeto enviado a Assembléia tira o poder dos Conselheiros. Quer dizer não será um Conselho Deliberativo.
*********
O Alexandre Ronald ao meu lado disse que o Elcias estava equivocado e que o Conselho é sim Deliberativo dentro do Projeto.
*********
Por via das dúvidas o Elcias entregou a deputada Epifânia Barbosa relatora do Projeto, algumas emendas que devem ser observadas e inseridas ao Projeto do executivo. Epifânia disse que vai atender a solicitação. Menos mall.
*********
Muita gente discursou e todos contribuíram de alguma maneira para a redação final do Projeto.
*********
O artista Bototo que será nosso entrevistado na edição da próxima segunda feira. Apresentou uma performance que foi bastante aplaudida.
*********
Aproveitando a presença da comunidade cultural a Bailarina da Praça usou da palavra para agradecer aos que a ajudaram durante o tempo que ela ficou internada em conseqüência de uma cirurgia que a tirou da praça por mais de dois meses. Terminou pedindo emprego para sua filha de 19 anos e ainda disse que Gostaria muito que algum órgão do governo estipulasse pelo menos um salário mínimo como pagamento pelo seu trabalho em prol da cultura local. A Bailarina merece realmente a ajuda de custa reivindicada!
*********
Tinha gente ligado aos movimentos culturais nos municípios de Buritis, Vilhena, Guajará Mirim e distritos de Porto Velho.
********
De Guajará encontramos representantes do Boi Flor do Campo Estelina e do Boi Malhadinho Silvio.
*********
A instituição do Sistema Estadual de Cultura entra para o currículo do secretário Chicão e equipe. Valeu!
**********
Por falar em cultura! Na próxima semana acontece a Festa do Divino no município de Costa Marques. Na realidade o Batelão do Divino chega à Costa Marques na terça feira e permanece na Princesinha do Vale do Guaporé até domingo.
********
Estaremos lá fazendo a cobertura da centenária festa.
********
Por falar em discurso. Ainda está provocando comentários alguns que foram feitos durante a solenidade da entrega da Medalha do Mérito Rondon na festa de aniversários de Guajará Mirim.
**********
Começa pelo fato de terem programado a solenidade num ambiente que não tem ar condiocionado e ainda por cima o sistema de ventilação praticamente não existe.
*********
Depois atrasaram o inicio da solenidade em mais de meia hora e alguns dos agraciados com a comenda ultrapassam os oitenta anos de idade e mesmo assim tiveram que ficar esperando vestidos em paletó num ambiente sem ventilação adequada.
*********
Depois, a solenidade só começou praticamente ao meio dia, horário no qual uma comunidade tradicional como é a de Guajará Mirim costuma estar almoçado para depois pegar aquela sesta.
**********
Até aí o público segurou a barrar sem resmungar. O bicho pegou de vez quando uma convidada a subir a tribuna falou por quase uma hora.
*********
Aí o publico começou a ficar inquieto. A senhora mesmo vendo que alguns estavam impacientes e incomodados com sua “ladainha” e com o calor começou a resmungar. Baixinho mas, resmungando.
********
Há quem diga que a culpa foi do cerimonial da solenidade que não se preocupou em estipular os minutos que cada um tinha para discursar.
*********
Ufa! Foi à exclamação que ecoou pelo ambiente assim que a senhora deixou a tribuna.
********
No mais, a solenidade continuou na maior paz e com os guajaramirenses que residem e trabalham em Porto Velho embarcando em seus carros para enfrentar a mal trada BR 425.
*********
Salve o Sistema Estadual de Cultura – SEC!
FEDERON
Grupos devem apresentar documentação
A Federação de Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia – FEDERON, visando à formação de convênio com o governo estadual e a prefeitura municipal de Porto Velho, para as apresentações folclóricas no ano de 2012, convoca os dirigentes dos grupos filiados de Bois Bumbás e Quadrilhas para apresentarem na sede da entidade que fica no Estádio Aluizio Ferreira com entrada pela rua Ruy Barbosa, de segunda a sexta feira das 9h00 as 13h00. Cópia da RG e CPF do presidente e CNPJ e histórico atualizado do grupo, além da Ata de posse da diretoria atual.
As apresentações oficiais dos grupos de danças folclóricas, em Porto Velho, começam no Mês de Maio com a abertura do Arraial Flor de Cacto na Zona Sul da capital e só terminam no mês de agosto com a realização da Semana do Folclore. Na realidade todos os grupos folclóricos filiados a Federon se preparam mesmo é para as apresentações no Arraial Flor do Maracujá que este ano vai começar no dia 22 de junho e terminar no dia 1º de julho.
O arraial será montado no Parque dos Tanques que voltou para a administração do governo estadual, e está sendo preparado para receber eventos como o Flor do Maracujá, carnaval tradicional, carnaval fora de época e até a Expovel, segundo disse o secretário Chicão durante a audiência pública sobre o Sistema Estadual de Cultura que aconteceu na manhã de ontem na Assembléia Legislativa.
A direção da Federon alerta que o grupo que não apresentar a documentação atualizada, não vai receber os subsídios e até pode ser eliminado das hostes da entidade.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando