Sexta-feira, 13 de maio de 2016 - 05h04
Em 2010 o fotógrafo Walteir Costa recebeu uma proposta desafiadora: desenvolver uma oficina de fotografia direcionada a pessoas com deficiência visual. O pedido veio de Alberto Alencar, atualmente vice-presidente da Asdevron - Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Rondônia, que acompanhou o projeto iniciado com deficientes auditivos.
A ideia amadureceu e tornou-se realidade a partir de 2013, quando teve início a capacitação de um grupo no CAP/SEDUC - Centro de Apoio para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual. Em 2014 o resultado foi apresentado a sociedade e alcançou seu objetivo: melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência visual. "Trabalhamos a fotografia tanto enquanto comunicação quanto formação. A medida que os deficientes podem se instrumentalizar, se capacitar para acionar maior consistência na máquina, eles estão se comunicando como qualquer um outro, compartilhando esse olhar e podendo também contribuir com sua forma de ver o mundo, como qualquer fotógrafo".
Para quem participou da oficina foi um processo de descoberta. Walteir fala da evolução durante o curso da teoria até a saída de campo "Até chegar ao enquadramento foram aproximadamente uns seis meses, levamos esse tempo para entender como poderia ser trabalhado o tempo e espaço", conta o fotografo. "A partir de então a fotografia começou a se tornar possível pra eles e começou realmente a acontecer o processo mais organizado, mais elaborado e o diálogo com a construção da própria imagem, quando saímos para campo para buscar imagens no espaço físico do CAP, na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e no Parque da Cidade", completa.
Para Alberto de Alencar, que propôs o desafio, o resultado foi positivo e já fica na expectativa que o projeto tenha continuidade, pois eleva a auto estima dos participantes. "O deficiente visual é capaz de fotografar e muitas coisas mais", enfatiza Alberto.
Um fotovaral com aproximadamente 90 trabalhos estão expostos para visitação pública e tem chamado a atenção dos frequentadores do espaço. Para a acadêmica de Ciências Sociais Camila Abreu, o resultado da exposição foi uma surpresa. No início ela não sabia que o material foi produzido por pessoas com deficiência visual. "É muito interessante porque dá oportunidade de se expressarem de algum modo e as fotos ficaram muito boas"
Serviço
Exposição "A Fotografia além das fronteiras visuais"
Período: 10 a 17/05/2016
Horário: 8h às 18h
Entrada Gratuita
Local: Campus Unir - Biblioteca
Endereço: Campus - BR 364, Km 9,5
Lenha na Fogueira
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) recebe até 31 de maio inscrições de projetos para a Chamada 2016 do Fundo Internacional para a Promoção da Cultura (IFPC).
*******
As atividades elegíveis são produção de obras artísticas e culturais e organização de eventos culturais e artísticos de nível nacional, regional e/ou internacional, que contribuam para o fortalecimento da cultura e da criação artística.
********
Podem se inscrever artistas, criadores, organizações não governamentais, organismos privados sem fins lucrativos ou órgãos públicos. A prioridade será dada a artistas e criadores entre 18 e 30 anos.
********
A seleção final ocorrerá em fevereiro de 2017. Os candidatos escolhidos serão notificados até duas semanas antes da data de seleção.
*********
Os integrantes do Pleno do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), maior instância nacional de participação popular na formulação de políticas culturais do País, realizou nesta quarta-feira, 11, sua primeira reunião de 2016, em Brasília.
********
Um dos assuntos em pauta foi a definição do cronograma de trabalho das próximas quatro reuniões ordinárias do pleno para este ano. Ficou aprovado que elas deverão ser realizadas nos meses de junho, setembro, novembro e dezembro. Já as duas reuniões ordinárias dos Colegiados Setoriais deverão ocorrer em junho e novembro. As de novembro serão feitas dentro da programação da TEIA, evento coordenado pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do MinC, cuja sexta edição está prevista para o período de 6 a 12 de novembro, na Bahia, e reunirá participantes de Pontos de Cultura de todo o Brasil.
********
Parte do Pleno é formada por integrantes dos 18 Colegiados Setoriais, que tomaram possena última segunda-feira, 9. Eles apresentaram um balanço da primeira reunião dos grupos realizada quarta feira. Entre eles, cinco Colegiados (Arquivo, Artesanato, Cultura Afro, Design e Moda) já apresentaram seus planos setoriais aprovados pelos novos conselheiros. Esses grupos estão em diferentes níveis de evolução e entendimento com relação ao conjunto de propostas para o setor, consolidado no formato de plano, que contém sugestões, metas e objetivos a serem alcançados.
*******
Também foram aprovadas uma série de recomendações e moções de apoio e de repúdio, nos quais estão o de reprovação à possibilidade de o Ministério da Cultura deixar de ser um ministério autônomo e voltar a fazer parte do Ministério da Educação.
*******
Além disso, foi aprovada uma lista tríplice com sugestões de indicações para ocupar cada um dos seis novos assentos do Pleno do CNPC nas áreas de Capoeira, Cultura Alimentar, Cultura Hip Hop, Culturas dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Culturas Quilombolas e Expressões Culturais LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Depois de forte pressão popular, foi publicado decreto presidencial que torna o Pleno ainda mais representativo ao incluir outros segmentos nas mais diferentes áreas técnico-artístico e patrimonial que compõem o Conselho.
********
A plataforma www.cnpc.cultura.gov.br reunirá informações num espaço de articulação, participação e tomada de decisão do Conselho, no qual conselheiros e população em geral podem debater sobre as diversas temáticas relativas à política cultural do Brasil. Além disto, é possível encontrar todo tipo de informação sobre o funcionamento do CNPC, atas de reuniões etc.
********
Enquanto isso em Porto Velho. Além de cercarem a Praça da Madeira mamoré estão dizndo que após o terminarem de colocar as cercas, quem quiser bater foto, ou apenas olhar o patrimônio histórico, terá que pagar ingresso.
A 9ª edição do Sesc Amazônia das Artes que começou no dia 7 de maio, no município de Ji-Paraná com aapresentações no Teatro Dominguinhos, chega a Porto Velho capital do estado de Rondônia nesta sexta feira 13 e apresenta os espetáculos “Show “Traduções” (TO) e amanhã 14 o espetáculo “Os Velhos Caem do Céu como Canivete” (MA), às 20hs00h no Teatro 1 do SESC Esplanada com entrada franca.
O Projeto Amazônia das Artes promove a circulação e o intercâmbio de espetáculos de dança, teatro, shows musicais e exposição de obras de artes dos estados que pertencem à Amazônia Legal. Representando Rondônia, o grupo Imaginário apresentou o espetáculo Mulheres de Aluá que estreou a programação no dia 7 na cidade de ji Paraná.
O Sesc Amazônia das Artes está com novidades este ano, pela primeira vez o projeto será sediado em Ji-Paraná e paralelo acontecerão apresentações também em Porto Velho no dia 13 de maio com o SHOW “TRADUÇÕES” (TO) e no dia 14 de maio.o espetáculo “OS VELHOS CAEM DO CÉU COMO CANIVETE” (MA), às 20:00h no Teatro 1 do SESC Esplanada. “Observamos a necessidade de expandir nossas ações e escolhemos Ji-Paraná por ser uma cidade estratégica que se encontra em expansão. Futuramente teremos a maior unidade do Sesc no estado, e contará com todos os serviços que já oferecemos na capital” fala Raniery Araujo, Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPE.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando