Domingo, 9 de março de 2014 - 07h53
Quero desejar a todas as mulheres do mundo e em especial as de Rondônia e mais especial, as de Porto Velho e mais importante ainda, a minha querida Ana Célia Santos, votos de feliz dia da mulher.
*******
Não poderíamos deixar passar em branco, a sabedoria da dona Angélica Santos Nascimento que nunca sentou num banco de escola, porque seus familiares não podiam declinar de sua ajuda na labuta da lavoura, que servia com base na sustentação da família. Isso não tirou dela a sabedoria que Deus lhe deu.
*******
A frase: “Esse rio Madeira é explorado de todas as maneiras, e agora estão dizendo que a culpa é da natureza. Só se for da natureza ruim do ser humano”.
*******
Mostra o quanto dona Angélica sabe das coisas. Nós que nascemos e vivemos à beira do rio Madeira, sabemos que a enchente atual, não tem nada a ver com fenômeno da natureza, é uma situação provocada pelos desmandos de quem só olha para o próprio umbigo.
*********
A respeito da entrevista da dona Angélica Santos Nascimento o Dr. Paulo Rodrigues faz o seguinte comentário:
********
Meu Caro Escriba Sílvio Macedo dos Santos - Saudações,
********
Li atentamente o "Olho" com lições da sábia Angélica Santos Nascimento. Como singular observador, temos que no "desenredo" da entrevista, perpassa pela rica, poética e insofismável observação empírica, digna de consulta durante pré estudos. Pré no que se referem aos empreendimentos nos talvegues, margens dos rios e suas bacias de evolução com previsão científica, o que em tese, parece, aqui não ocorreu ao longo do curso do Madeira, seus formadores e afluentes.
*********
Insisto, que as investigações sob perspectivas da experiência humana (sem negar o avanço tecnológico), não podem simplesmente ser desprezadas, sob pena de vivermos o que até então não havíamos presenciado...
********
Os saberes, fazeres e outros advindos do conhecimento tradicional, não podem ser abandalhados... Na esteira sábia do culto Pe. Hermanno Shilpp (saudoso salesiano), aprendemos no Dom Bosco, o primário princípio dos vasos comunicantes, que nada mais é do que o nivelamento dos líquidos; basta contemplar o solo encharcado, afluentes em tese represados, e, as imensuráveis áreas de floresta, bairros e avenidas alagadas...
********
Não é demasiado lembrar o fato de que as cachoeiras antes existentes, amansavam o rio... Por isso cabe perguntar:
*********
Os primários e indispensáveis estudos planialtimétricos foram realizados considerando os formadores e tributários do Madeira? Há estudos detalhados da sazonalidade, hidatologia e altimetria das nascentes e formadores do Madeira nos contrafortes bolivianos? A "fúria e o nervosismo" do rio Madre de Dios é plenamente conhecida?
*********
O Notável Ministério Público nas suas pertinentes esferas e demais níveis de atuação, tem a faculdade de buscar respostas científicas a estas perguntas, que oxalá possam minimizar nossas preocupações, porém, a "erudição cabocla" da respeitável e quase centenária Angélica Santos (que acreditamos não foi ouvida), nos remete à inegável axioma... (Paulinho Rodrigues)
********
Sobre o dia internacional da mulher:
*******
“Toda mulher é doida. Impossível não ser. A gente nasce com um dispositivo interno que nos informa desde cedo que, sem amor, a vida não vale a pena ser vivida, e dá-lhe usar o nosso poder de sedução para encontrar the big one, aquele que será inteligente, másculo, se importará com nossos sentimentos e não nos deixará na mão jamais... (Martha Medeiros)
Edital destinado a empreendedores criativos
O Ministério da Cultura está com inscrições abertas para participação de brasileiros no I Mercado de Indústrias Culturais dos Países do Sul (Micsul). Serão selecionados até 100 empreendedores culturais para rodadas de negócios com 10 países do Mercosul, em maio, na Argentina. O objetivo é exportar a cultura brasileira e estimular a criação de redes entre países da região. As inscrições vão até o próximo dia 12 de março.
Das 100 vagas disponibilizadas pelo Minc, 52 terão inscrição garantida no evento, hospedagem, ajuda de custo de até 1.500 dólares e capacitação em rodada de negócios, promovida pelo Sebrae. Os demais terão inscrição gratuita no evento, além da capacitação. Em todos os casos, o translado entre o aeroporto de Buenos Aires e a cidade de Mar Del Plata, local do evento, está assegurado, mas o transporte do Brasil até a capital argentina deverá ser custeado pelo selecionado.
O edital é destinado a representantes executivos, técnicos, agentes e empreendedores culturais e criativos, produtoras, distribuidoras e representantes de festivais, brasileiros natos ou naturalizados, com residência permanente no Brasil. Poderão se inscrever empreendimentos dos seguintes segmentos: jogos digitais, aplicativos, artes cênicas (dança, circo e teatro), audiovisual, design, moda, artesanato, literatura e música. Serão contempladas também quatro apresentações musicais e três desfiles de moda.
Esta ação do MinC conta com a parceria da Funarte e Sebrae. Os interessados poderão obter mais informações na página do Ministério da Cultura e na do evento: www.cultura.gov.br / www.micsur.org.
1º Mercado de Indústrias Culturais do Sul
Realizado pela Secretaria da Cultura da Argentina, o 1º Mercado de Indústrias Culturais do Sul (MICSUL) é uma iniciativa dos Ministérios de Cultura de países da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela). O objetivo é estimular os negócios entre empreendedores, empresas de setores criativos, produtores e artistas e promover o intercâmbio de conhecimento, bens e serviços entre os países da América do Sul.
O evento será uma excelente plataforma para empresas de pequeno e médio porte do setor criativo, e será realizado em Mar Del Plata (Argentina) de 15 a 18 de maio deste ano.
Serviço:
1º Mercado de Indústrias Culturais do Sul (MICSUL)
Data: 15 a 18 de maio de 2014
Local: Mar Del Plata (Argentina)
Inscrições: 27 de janeiro a 12 de março 2014 – sistemas.cultura.gov.br/propostaweb
Informações: editalmicsul2014@cultura.gov.br
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando