Quarta-feira, 4 de dezembro de 2019 - 12h26
Lenha na Fogueira
Hoje é dia de Santa Bárbara que no sincretismo religioso, corresponde a Iansã
**********
Hoje o Terreiro de Mina de Santa Bárbara o mais antigo de Rondônia, que fica na Vila Tupi tem programação especial: ao meio dia, será servido almoço aos amigos e simpatizantes; as 15 horas: Salve de Santa Bárbara, Voduns e Senhores de Toalha.
As 17 horas, Procissão até a igreja de Nossa Senhora Auxiliadora e às 18 horas, Início da Missa na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora.
*************
As 19 horas retorno ao terreiro, término da ladainha e início do Tambor de Mina para Encantados.
************
O Terreiro de Mina Santa Bárbara fica à rua Ubirajara 234, no bairro Vila Tupi.
************
Iansã representa o arquétipo perfeito da mulher guerreira, aquela que não tem medo de ir à batalha e de se arriscar. Ela muda seu caminho, se julgar necessário, vai à luta e segue como uma figura feminina independente. Aqueles que procuram a ajuda da Orixá encontraram energias de garra e coragem para vender e alcançar os objetivos almejados.
**************
Santa Bárbara, com quem Iansã se relaciona, é conhecida no catolicismo pelo ciúme descontrolado que seu pai, Dióscoro, tinha por ela. De acordo com a história contada pela Igreja Católica, ele era um homem que não aceitava que sua filha única vivesse no meio da sociedade daquele tempo que ele considerava como corrupta.
*************
Por conta disso, Dióscoro decidiu fechar sua filha Bárbara em uma torre. Isolada de todos, a garota recebia os ensinamentos de tutores em que seu pai confiava. Para ela, aquela situação era como um castigo. Porém, com o tempo, a situação passou a ser vista por Bárbara de outra forma.
************
Lá no alto, a jovem passou a contemplar a natureza e perceber os fenômenos naturais, como as estações do ano, a chuva, o sol, o frio, o calor, os animais e tudo aquilo que compõe o meio ambiente. Esses fatores fizeram com que Bárbara passasse a questionar se tudo aquilo era realmente uma criação de “deuses”, como seus tutores a ensinaram, ou se no fundo existia alguém mais poderoso por trás da criação do mundo.
**************
Com o avançar da idade, Bárbara começou a frequentar a cidade e conhecer o cristianismo, onde se identificou e encontrou respostas para suas inquietações.
************
Foi ali que começou a questionar seu pai e, um dia, em sua cerimônia de batismo, ela fugiu de Dióscoro. Descoberta e denunciada por um pastor, a jovem foi capturada pelo pai e levada até ao tribunal, completamente nua. Nesse momento, um milagre aconteceu. Bárbara foi milagrosamente vestida com um suntuoso manto.
*************
Ainda relativo ao tema temos hoje a noite no Audicine Sesc Esplanada a exibição do filme documentário Orin: Música para os Orixás.
***********
Quer dizer a programação está muito boa neste dia consagrado a Santa Bárbara.
*********
O enterro do Mestre Sala Cabeleira registrou momentos de muita emoção, principalmente quando os sambistas adentraram à capela da funerária cantando sambas em louvor ao nosso maior e melhor Mestre Sala o antônio Chagas Campo.
**********
A emoção continuou junto as homenagens, durante o sepultamento no cemitério de Santo Antônio. Ao toque de lamento do SURDO batido pelo seu filho Júnior o caixão foi baixado, seguido de calorosa salva de palmas e Vivas ao CABELEIRA. Descansa em Paz Mestre!
A Mostra Sesc de Cinema apresenta nesta quarta Orin: Música para os Orixás
A Mostra Sesc de Cinema cuja programação em Porto Velho, vai até o próximo sábado dia 7, apresenta na noite desta quarta feira 4, no Audicine Sesc Esplanada o Documentário: “Orin: Música para os Orixás”.
A programação começa na realidade às 14 horas, com a Sessão Sesc Escola e vai até a noite, com a Sessão Debate, que além de Orin, vai discutir o curta “Quilombo Mata Cavalo”.
Sobre Orin - Os cantos e ritmos de origem africana têm grande influencia na Música Popular Brasileira. 'Orin’ é o nome Iorubá dado às cantigas do Candomblé, que fazem a comunicação entre o mundo material e espiritual. O documentário longa-metragem mostra a trajetória de Iuri Passos, professor de atabaque no terreiro do Gantois e primeiro alabê a conquistar o título de mestre em etnomusicologia pela UFBA. Pessoas ligadas aos terreiros, pesquisadores e artistas como Mateus Aleleuia, Letireres Leite, Gerônimo Santana e Gabi Guedes falam sobre a resistência dessa tradição musical e sua relação com a dança e mitologia dos Orixás.
Mostra Sesc de Cinema
A Mostra Sesc de Cinema tem como objetivo promover a difusão do circuito cinematográfico brasileiro, sendo uma iniciativa de valorização da produção audiovisual no país. Lançada em 2017, conta com representantes de todas as regiões, procurando ampliar o acesso da população a uma filmografia que expresse a diversidade da produção contemporânea.
Na edição de 2019 foram inscritos 1200 filmes, entre curtas, medias e longas-metragens, provenientes de 210 cidades. Deste universo foram selecionadas 42 produções, sendo 10 infanto-juvenis, que compõem o Panorama Brasil. A III Mostra Sesc de Cinema será exibida em todo país até 15 de dezembro de 2019.
Em Rondônia a III Mostra Sesc de Cinema será realizada entre os dias 02 a 07 de dezembro de 2019, no Audicine da unidade do Sesc, Porto Velho – RO. Serão 5 dias de evento, 42 filmes exibidos, quase 25horas de filme, debate com realizadores, 5 sessões com debate, 1 workshop de produção audiovisual, lançamento de livro e 2 apresentações de cinema e música, inteiramente gratuita para população.
PROGRAMAÇÃO:
DIA 04 DE DEZEMBRO
14h30 (AUDICINE) SESSÃO SESC ESCOLA
FILMES: Clandestino (SE) Livre 58minO malabarista (GO)
A câmera de João (GO)
16h (AUDICINE)
FILMES:
Abrindo as janelas do tempo (SC)
Almofada de penas (SC) 12anos 75min
Guará (GO) 12anos 21min
18h (AUDICINE)
FILMES
A praga do cinema brasileiro (DF)
Majur (MT) 12anos 80min
Entre parentes (DF)
SESSÃO DEBATE
Orin: música para os orixás (BA) Livre 92min
Quilombo mata cavalo (MT) Livre 15min
DIA 05 DE DEZEMBRO
15h (AUDICINE)
FILMES:
Navios de terra (MG) 12anos 70min
Fabiana (SP) 12anos 80min
18h (AUDICINE)
FILMES
A besta pop (PA) 16anos 90min
No rio das borboletas (AM)
SESSÃO DEBATE
Euller Miller entre dois mundos (PR) Livre 70min
DIA 06 DE DEZEMBRO
FEIRA CASA 378 (Durante a programação)
15h (AUDICINE)
FILMES
Poética de barro (MG) 120min
Estrangeiro (PB) 14anos
18h (AUDICINE)
FILMES
Tipoia (AL)
Aqueles dois (CE) 12anos 65min
Aurora (SE)
Rasga mortalha (PE)
SESSÃO DEBATE
Mateus (PE) Livre 89min
DIA 07 DE DEZEMBRO
15h (AUDICINE)
FILMES
Vivi lobo e o quadro mágico (PR)
Icamiabas (PA) Livre 45min
Hornzz (RJ)
Lily’s hair (GO)
Clandestino (SE)
O malabarista (GO) Livre 58min
A câmera de João (GO)
18h (AUDICINE)
FILMES
Parque oeste (GO) 12anos 85min
SESSÃO DEBATE
Ilha (BA) 14anos 92min
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando