Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

A noite do Boi Bumbá Corre Campo


O Boi Bumbá Corre Campo o maior vencedor da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá se apresenta na noite de hoje 06, na arena montada no espaço das ruas José Vieira Caula, Mamoré. Sheila Regina e Assis Chateaubriand no bairro Esperança da Comunidade com o tema: “Nos seus 60 anos o Boi Corre Campo Festeja o Centenário de Porto Velho”. A noite do Boi Bumbá Corre Campo - Gente de Opinião

De acordo com a presidente do grupo Maria José Brandão a dona Branca durante os 75 minutos da apresentação o Corre Campo vai fazer uma viagem pelos Cem Anos da história do Município de Porto Velho e como não poderia deixar de ser, uma encenação sobre a histórica enchente do rio Madeira ocorrida este ano. “Afinal de contas o curral do nosso boi foi atingindo pela enchente, por ficar na Baixa da União”, lembra dona Branca.

O boi vai entrar com aproximadamente 150 integrantes entre tribos, batucada, vaqueirada, rapaziada, mascarados, miolo e itens como rainha da batucada, rainha do folclore, porta estandarte, pajé, diretor de barreira de índio; amo do boi, levantador de toadas, sinhazinha da fazenda e cunhã poranga.

A toada que vai concorrer ao Item “Toada Letra e Música” é de autoria do Silvio M. Santos e tem como título “Ode a um Povo Guerreiro”. “Não vou lamentar nem chorar/Por tudo que passei/Com a enchente dório/Perdi quase tudo que tinha/A casa de farinha/Os pertences do lar...” diz a letra da primeira estrofe.

O Boi Bumbá Corre Campo de acordo com a programação distribuída pela Federon vai começar sua apresentação as 23h10.


Lenha na Fogueira

A Quadrilha A Roça é Nossa, deu um grande passo rumo à conquista do título do Flor do Maracujá 2014, com a apresentação na noite da última quinta feira dia 04.

*********

Por quê? Porque estamos acompanhando as apresentações todas as noite e das quadrilhas que se apresentaram até aquela noite, nenhuma superou a apresentação da Roça é Nossa.

**********

Apesar de destacarmos as apresentações das quadrilhas Rosa Divina e Rosas de Ouro. Acontece que cada uma das duas citadas se destacou em alguns itens como foi o caso do Cangaço da Rosas de Ouro e da Coreografia da Rosa Divina. O Casal de Velho da Rosa de Ouro e o casal de Noiva da Rosa Divina. Porém:

********

E sempre tem um porém, a Roça é Nossa foi destaque em todas os quesitos, desde a entrada até a saída da quadrilha, animada e com ótima coreografia.

********

Tenho certeza que os dirigentes das quadrilhas que se apresentaram entre sexta feira dia 29 de agosto e quinta feira dia 04 setembro, concordam que a quadrilha do Fernandão foi a que mais se destacou. Tem um detalhe, isso é na nossa visão.

*********

Será que os jurados, cujos currículos não foram anunciados pelo menos até ontem, tem a mesma idéia que a gente? Portanto amigos dos demais grupos, nada de desanimar, pois apenas colocamos a nossa opinião e isso não quer dizer unanimidade.

********

Gostei do espetáculo do Boi Diamante Negro. O mestre Aluizio Guedes realmente está investindo no marketing do Flor do Maracujá. Trouxe atrações de outros estados e colocou o grupo muito bem ensaiado e com boas toadas.

*********

Infelizmente a jovem Maria Azedo que é a cunhã poranga do boi Caprichoso de Parintins apesar de muito bonita e da boa plástica, não contribuiu em nada com a apresentação do Diamante Negro. Não sei se ela veio recebendo cachê se veio, foi dinheiro perdido. A jovem é muito “estrela”. Ela passou pela arena, não dançou nada. Chamou a atenção mais pela antipatia.

********

Sua presença valeu apenas como marketing para o Diamante Negro e mais nada. Aliás, vai servir para enriquecer o currículo dela, pois agora vai constar essa “apresentação” no Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho.

********

De qualquer maneira, temos que elogiar a atitude da diretoria do Diamante Negro em se esforçar para contribuir com o enriquecimento da nossa festa folclórica. Valeu gente boa do Diamante Negro.

*********

Hoje é a vez do Bumbá Core Campo defender a fama de ser o maior vencedor do Flor do Maracujá. São 15 títulos em 33 anos do Arraial.

********

O Corre Campo este ano vai colocar na arena um grupo genuinamente de Porto Velho, das composições das toadas ao itens. Todo mundo é de Porto Velho.

********

Serão aproximadamente 150 brincantes, o que quer dizer, o maior número de brincantes de um grupo folclórico a se apresentar no Flor do Maracujá 2014.

*********

Nem mesmo quadrilhas como Roça é Nossa, Rádio Farol, Rosas de Ouro colocam tanta gente dançando. A maior é a Rádio Farol com 60 pares ou 120 brincantes.

********

Hoje também chamamos a atenção para a apresentação da quadrilha que a cada ano vem conquistando seu espaço entre as melhores, Girassol das Três Marias.

********

Aliás, só quem pode tirar o título da Roça é Nossa é a Juabp que dançou ontem, a Girassol das Três Marias que dança hoje e a Rádio Farol que dança amanhã. Quer dizer, o quarto lugar está garantido.

********

Hoje também tem o Boi Mirim Estrelinha, a quadrilha mirim Rodopio do Nacional.

********

Quer me ver bonito (o que é muito difícil), vai assistir o Corre Campo na noite de hoje no Flor do Maracujá Morena!



 

Roça é Nossa e Diamante Negro agitaram Maracujá

A noite da última quinta feira 04, foi das melhores da XXXIII edição do Arraial Flor do Maracujá, principalmente pelas apresentações dos grupos Quadrilha A Roça é Nossa (adulta) e Boi Bumbá Diamante Negro.

A quadrilha dirigida pelo Fernando Rocha representante do bairro Esperança da Comunidade fez uma apresentação espetacular mostrando a Quadrilha Moderna e a Quadrilha Tradicional  “Vai de Cetim ou de Chitão Quem é Você Nesse São João” num jogo cenográfico muito bem elaborado. Logo na entrada o público vibrou com a entrada de Nossa Senhora uma encenação perfeita.  A Roça é Nossa pode até não ganhar o título, mas, que é  séria candidata não temos dúvida.

Outro grupo que fez ótima apresentação foi o Boi Bumbá Diamante Negro, com coreografias muito bem ensaiadas e itens fazendo ótimas apresentações como foi o caso da Rainha do Folclore, Cunhã Poranga e Porta Estandarte, pecou pelo apresentador Ricardinho se esquecer de anunciar a Toada concorrendo ao item “Toada Letra e Música” e de destacar o “Diretor e Barreiras”,  isso pode ter prejudicado o grupo, no mais a presença da Cunhã do Boi Caprichoso de Parintins  Maria Azedo se não somou, também não atrapalhou

A Quadrilha Arrasta Pé de Matutos não fosse à demora na homenagem póstuma a um brincante vítima de acidente de trânsito na estrada Humaitá, com certeza receberia muito mais aplausos, pois é considerada e é, o grupo que melhor dança quadrilha em Porto Velho. Infelizmente a demora na homenagem cansou o público.

Programação deste Sábado

Hoje é a noite da apresentação dos grupos que ficaram em segundo lugar no último ano que aconteceu julgamento no Flor do Maracujá 2012. Apresentam-se a partir das 20h00 Boi Mirim Estrelinha, Quadrilha Mirim Rodopio do Nacional; Quadrilha adulta Girassol das Três Marias e Boi Bumbá Corre Campo. Na ilha do Forró o show é por conta da Banda Anacondas

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)