Sábado, 2 de agosto de 2014 - 05h15
A Mostra de Folclore e Cultura Popular que está acontecendo na Associação Santiago Maior no bairro Socialista em Porto Velho, apresenta na noite deste sábado, 02, os Bois Bumbás Corre Campo e Az de Ouro os dois primeiros colocados no último concurso que aconteceu no Flor do Maracujá em 2012. A programação do Arraial do Padre Enzo como também é conhecida a festa, apresenta na noite de hoje 02, a dança da quadrilha Rodopio do Nacional.
Radio Farol e Juabp
O encerramento da 20ª Mostra de Cultura Popular vai acontecer neste domingo 03, com o encontro dos dois grupos de quadrilhas considerados os maiores rivais da modalidade em Porto Velho, Rádio Farol e JUABP além do boi mirim Brilhantinho. No intervalo das apresentações, a coordenação do evento divulga o resultado do concurso de Forró que aconteceu quinta e sexta feira passada.
Arraial da AFA
A programação folclórica referente ao Centenário do município de Porto Velho, patrocinada pela prefeitura e realizada pela Funcultural, termina neste domingo 03, com o encerramento do Arraial da AFA. Durante dez dias, os grupos de quadrilhas inscritos, participaram do concurso promovido pela coordenação da festa da Associação Futebolística do Areal – AFA com o objetivo de ganhar a premiação em espécie além de troféu. Praticamente todos os grandes grupos de quadrilha participaram do concurso o que garantiu a lotação todos os dias das arquibancadas e camarotes.
O final do concurso acontece neste sábado com as apresentações dos grupos de quadrilha Matutinhos da Princesa e Girassol das Três Marias. Especialmente se apresenta na noite de hoje o Boi Bumbá Vencedor.
Corre Campo encerra a festa
Neste domingo logo após a divulgação do resultado do concurso de quadrilha e a entrega da premiação, o espetáculo de dança folclórica fica por conta do Boi Bumbá Corre Campo o maior vencedor do Arraial Flor do Maracujá de todos os tempos
Lena na Fogueira
Em tempo de campanha eleitoral, muitos candidatos convidam para reuniões nas quais discutirão os problemas que afligem os movimentos culturais em Rondônia e em especial em Porto Velho.
********
Não sei os demais colegas, mas, já estou cansado de participar dessas reuniões cujos candidatos prometem mundo e fundos. “Quando eleito vou trabalhar em prol do desenvolvimento cultural e apoio aos grupos de vocês etc”.
*******
Os candidatos sabem que os movimentos culturais congregam grande contingente de eleitores, que podem ajudar e muito, na eleição de qualquer candidato seja a governador, senador, deputado federal ou deputado estadual.
*******
Apesar do TRE não ter divulgado ainda qual será em média, o coeficiente eleitoral para a eleição deste ano, pelo que acompanhamos nos pleitos passados. Um deputado estadual dependendo da coligação, pode ser eleito com pouco mais de 5 mil votos ou até menos.
*******
Agora vamos aos números. Só os grupos folclóricos filiados à Federon concentram mais de 8 Mil eleitores. É só fazer as contas. São mais de 40 grupos filiados à entidade e cada grupo reúne entre brincantes e diretores em média 200 pessoas, sem contar com os artesãos (costureira, carpinteiro, iluminador, decorador, pintor, aderecista, marcador, entre outros).
********
Se formos contabilizar com o pessoal das escolas de samba, vamos ter mais aproximadamente 5 Mil eleitores envolvidos diretamente e indiretamente com o carnaval. Sem falar nos blocos de trio elétrico.
*******
Ainda temos os artistas plásticos, atores e atrizes (olha que o movimento teatral em Porto Velho é bem significativo), basta acompanhar festivais de teatro como o Amazônia Encena na Rua.
*******
Não existe maior contingente de formadores de opinião que o pessoal integrante dos segmentos culturais. Um diretor de teatro pode influenciar na eleição de qualquer candidato, basta durante a apresentação do seu grupo, passar para a plateia se estar ou não satisfeito com aquela pessoa, falar bem ou mal de determinada administração.
*******
Agora, imaginem quando isso é declarado pelo sistema de som de qualquer arraial, como o Flor de Cacto e outros que concentram durante suas realizações mais de 30 Mil pessoas.
*******
Mesmo sabendo desse potencial dos grupos que compõem o segmento cultural em Rondônia, os deputados ou os políticos de um modo geral, não fazem nada pela cultura.
*******
Aí quando chega o período eleitoral, convidam para reunião. Por que não fizeram nos quatro anos que permaneceram como governador, senador, deputado federal ou deputado estadual. Se não fizeram nada durante o mandato como é que vão fazer agora?
*******
A Cultura em Rondônia vive mendigando apoio há muito tempo e ninguém faz nada para amenizar a dor do desprezo vivida pelos segmentos culturais.
*******
Apesar de sermos um dos primeiros estados a implantar o Sistema Estadual de Cultura, até hoje esse Sistema não pode sair do papel por falta de responsabilidade de quem de direito.
*******
A documentação tá toda pronta e dentro dos conformes, mas, o Fundo de Cultura homologado pelo governador, não recebeu até hoje o repasse que foi aprovado pelos deputados e aprovado pelo executivo, para poder financiar os projetos culturais do segmento.
*******
É o empurra, empurra com a barriga. Agora, querem reunir a categoria para discutir o futuro da cultura no estado de Rondônia.
********
O futuro da nossa cultura se fosse depender dos políticos, com certeza já estaria se diluído no Banzeiro do Rio Madeira.
*******
De qualquer maneira, antes que o milênio se acabe, quem sabe!
Chega às livrarias o romance Incontrolável
Isabel, conhecida como Lady Pelham, e o Marquês de Gayson Gerard Faulkner são o casal mais escandaloso de Londres. Eles vivem um matrimônio de fachada, apesar de combinarem em quase tudo – no apetite luxuriante e nos casos amorosos. Uma grande farsa, que terá um desfecho totalmente diferente após um acontecimento chocante.
Sob a luz de enormes candelabros, Isabel Pelham brilhava em meio a uma festa. Apesar de ser amante de seu melhor amigo e mais madura, sua beleza e dotes físicos despertaram o interesse do jovem Marquês Gerard – que decide propor um casamento de fachada a Lady Pelham para pôr fim às cobranças de seus casos amorosos e à perseguição de sua mãe. No início, Isabel recusa a ideia, mas Gerard é persuasivo, e ela finalmente concorda, pois ambos se beneficiariam com tal acordo.
Os dois protagonizam um relacionamento moderno e totalmente aberto. Enquanto ela se entrega a outros homens, Gerard mantém casos sexuais com várias mulheres, entre elas Lady Sinclair, também casada e seu verdadeiro amor. Tudo começa a mudar na vida de Gerard, quando Lady Sinclair engravida, deixando-o em êxtase, mesmo sabendo que não poderá reconhecer ou criar seu filho. Até que ocorre uma tragédia: mãe e criança morrem no parto.
A dor da perda de Lady Sinclair deixa o Marquês atônito, desolado. Sem dar explicação, sem nenhuma palavra, ele decide abandonar Isabel e fugir para o norte de Londres, desaparecendo por quatro anos. Nesse período, a senhora Faulkner continua seus casos amorosos e tenta manter as aparências. Quando retorna, ele não é mais o homem que casou com Isabel. Gerard volta sério e mais irresistível do que nunca, determinado a ganhar o coração de sua esposa.
Aos poucos, as investidas de Gerard deixam Isabel confusa e em constante estado de excitação. Essa atração cresce e, apesar dos problemas, um amor sincero começa a surgir. Será que o casal libertino está apaixonado de verdade? O que acontecerá com esta relação?
Ficha Técnica
Título: Incontrolável
Autora: Sylvia Day
Editora: Universo dos Livros
Número de Páginas: 272
Preço: R$ 29,90
Jobs, entre outros.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando