Terça-feira, 6 de novembro de 2012 - 05h42
FESTCINEAMAZONIA
Documentário retrata cegos que fazem cinema
Trata-se de uma ousadia que deu certo,
levando-se e conta quanto já foi replicada
O documentário “O Outro Olhar”, a mais recente obra dos produtores culturais sorocabanos Míriam Cris Carlos e Werinton Kermes, será exibido, pela primeira vez, na noite de abertura da 10ª edição do Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo – Festcineamazônia que acontece nesta terça feira 6, no Teatro Banzeiros, na cidade de Porto Velho, capital rondoniense. O vídeo traz relatos e bastidores da oficina de fotografia e vídeo para deficientes visuais ministradas por Míriam Cris e Kermes na última edição do Festival. Foram discutidas questões sobre a produção de imagens, sejam elas mentais, olfativas, sonoras ou visuais.
Com grande acervo de fotografias e vídeos produzidos pelos alunos e a experiência obtida com essa interação, Míriam Cris salienta que este documentário é apenas parte de um projeto maior, no qual busca-se ampliar e difundir essa iniciativa, através de pesquisas universitárias, congressos, exposições, oficinas, etc. "O que buscamos é uma ampla experiência e discussão sobre a produção de sentidos, formada a partir dos modos diversos como percebemos o mundo e nos relacionamos com as pessoas e coisas a nossa volta", comentou Míriam. Ela explica que o trabalho a ser apresentado em Porto Velho não pode ser enquadrado exatamente no formato documental: "É documental por partir de experiências reais. Mas o formato é o de um vídeo experimental, no qual a forma de linguagem mais presente é a poética, com a finalidade de despertar os sentidos".
O curta-metragem foi realizado pela produtora Provocare, possui oito minutos, e tem a direção de Míriam Cris Carlos e Werinton Kermes, produção executiva de Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, roteiro, texto e locução de Míriam Cris Carlos, edição de Marcelo Domingues, Imagens de Nane Fagundes, Fotografia Still de Avener Prado, Assessoria de Luciana Lopez e colaboração dos alunos participantes das oficinas.
Sobre os diretores:
Míriam Cris Carlos é doutora em Comunicação e Semiótica, roteirista, produtora cultural, poeta e professora pesquisadora do Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, UNISO.
Werinton Kermes é jornalista, documentarista e produtor cultural, premiado em vários festivais. É diretor do projeto de comunicação alternativa Provocare, fotógrafo e presidente do Canal Comunitário TV Votorantim
A partir desta terça feria 6, até sábado dia 10, Porto Velho vai respirar cinema.
*********
Graças a 10ª edição do Festcineamazonia que agora é latinoamericano e em breve mundial, já que com a itinerância o Jurandir e a Fernanda já chegaram a Europa.
*********
Com a saída para o Pacífico logo o festival estará sendo apresentando nos países asiáticos.
*********
A produção audiovisual é a que mais divulga a cultura de um povo no mundo, ainda mais agora que qualquer pessoa pode se transformar em “cinegrafista”, desde que consiga registrar imagens consideradas interessantes, inclusive pelo telefone celular, e colocá-las nas redes sociais via Internet e pronto
*********
Pronto é modo de dizer, porque para se chegar a uma produção cinematrográfica de verdade, o buraco é mais embaixo. É preciso estudar e muito para se chegar ao status de produtor.
**********
Jurandir Costa é uma dessas pessoas que após ralar muito, conseguiu o que muitos querem e pouquíssimos conseguem que é o status de grande produtor, nesse caso de festival de cinema.
*********
Com a coordenação da Fernanda Kopanakis o Festcineamazônia começa na capital de Rondônia e prossegue pelos distritos de Porto Velho na próxima semana e no inicio do próximo ano segue para países latino-americanos e depois europeus. É Rondônia sendo levado via Festcine para o mundo.
**********
Enquanto isso, o carnaval do próximo ano está quase chegando e pelo menos até ontem, a Fesec não havia conseguido uma resposta positiva sobre, onde os desfiles das escolas de samba serão realizados e nem se o município vai firmar convenio quanto ao repasse de subsídios as nossas escolas de samba.
**********
A União dos Blocos de Trio Elétrico - Uniblocos também até a presente data não se manifestou a respeito do assunto.
*********
Alguns blocos de trio estão se movimentando como é o caso do Bloco Us Dy Phora que promove um evento no dia 1º de dezembro e o Galo da Meia Noite que vai fazer o lançamento do tema no dia 15 de dezembro.
*********
A Banda do Vai Quem Quer ainda não divulgou qual será o tema do seu carnaval. Tá certo que o tema da Banda sempre é guardado a sete chaves, mas, para os compositores o tema é divulgado para que os mesmos façam suas marchinhas, coisa que até agora não foi providenciado.
**********
Para evitar comentários futuros, devo esclarecer que eu Silvio Santos não faço mais parte da coordenação musical da Banda do Vai Quem Quer.
**********
É por aí! Lembramos que o carnaval oficial de 2013 termina no dia 12 de fevereiro. Se correr tudo bem a Banda do Imigrantes desfila no dia 29 de janeiro. O Galo no dia 7 de fevereiro e a Banda do Vai Quem Quer no dia 9.
********
Isso quer dizer que temos menos de três meses para organizar o próximo carnaval.
*********
Falando em patrocínio chamamos a tenção para a notícia que segue:
*********
Maior seleção pública específica para circulação de peças teatrais no país, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura abriu ontem 5, as inscrições para a sua terceira edição. O objetivo é contemplar os projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adultas e infanto-juvenis, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O valor total de investimento é de R$ 15 milhões para o biênio 2013-2014.
*********
Assim como nas outras edições, o programa conta com a parceria com Ministério da Cultura: após a triagem administrativa e a análise da comissão de seleção, será feita a análise técnica referente aos quesitos da Lei Rouanet (8313/1991). A novidade deste ano é que, com objetivo de democratizar o acesso de proponentes de todas as regiões do país, serão selecionados, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas sediadas em cada região do país. Ou seja, a cada vinte projetos inscritos por diferentes empresas de determinada região, no mínimo 1 deverá ser contemplado.
**********
Até o final deste ano, terão sido realizadas apresentações em todos os Estados do País, atingindo público superior a 300 mil pessoas em mais de 850 apresentações, em cerca de 85 diferentes municípios brasileiros.
**********
Na última edição do programa, o estado de Rondônia teve a circulação de 3 peças, dentre elas “Histórias da Mãe África”. Um espetáculo infantil que apresenta 9 histórias, de diferentes regiões da África.
*********
O período de inscrições vai até dia 4/1/2013, exclusivamente pelo endereço www.br.com.br/cultura, mediante preenchimento de formulário específico e envio de documentos digitalizados, de acordo com regulamento da seleção pública.
**********
Vamos ao cinema, fazer muito barulho no Festcineamazônia
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando