Domingo, 9 de fevereiro de 2014 - 06h39
“Tão cheia de pudor que vive nua", foi com a frase do Soneto do Orfeu, de Vinicius de Moraes, que Enoli Lara, a primeira mulher a desfilar totalmente nua na Marquês de Sapucaí, se descreveu. O feito aconteceu há 25 anos, quando a União da Ilha do Governador desfilou o enredo “Festa Profana”, no Sambódromo do Rio. No ano seguinte, em 1990, a “genitália desnuda” foi proibida no carnaval.
Aos 64 anos, Enoli diz que se tornou mito, se considera um eterno símbolo sexual e fala que o carnaval foi o grande e inesquecível amor de sua vida.“Eu fui o interdito, a bandeira libertária, o despudor que gerou o pudor. O carnaval foi um divisor de águas na minha história, assim como eu fui para o carnaval. Criou-se um regulamento depois da minha exibição na Avenida. Eu virei um mito, um ícone, uma lenda, uma musa, uma legenda e eterno símbolo sexual. Detenho o DNA, o pátrio poder da genitália desnuda. Jamais se falará dela sem invocar o meu nome. Omitir o meu nome é um sacrilégio, é apagar a história, é como negar a beleza das genitálias desnudas das nossas índias. 'Suas vergonhas, tão altas e tão cerradinhas e tão limpas das cabeleiras que, de as nós muito bem olharmos, não se envergonhavam'”, disse, citando a Carta de Pero Vaz de Caminha, de 1500, no descobrimento do Brasil.
Lenha na Fogueira
Em conversa com o carnavalesco e compositor de samba de enredo, Oscar Knightz durante a apresentação do Beto Cezar na escola de samba Asfaltão, na noite de sexta feira passada.
*********
Anotamos algumas sugestão que deverão ser aproveitadas no Concurso do Melhor Samba de Enredo no carnaval de 2015.
*********
Oscar assim como nos, notou que o sistema adotado este ano, quando o júri foi formado pelos compositores dos sambas de cada escola de samba concorrente, não deu muito certo, pois alguns colegas, observou Oscar, levaram o negócio para o lado pessoal.
********
Analisando a observação do mestre compositor, vimos que realmente alguns penalizaram com notas baixíssimas, sambas de outra escola porque não gostam ou tem alguma rixa inclusive com dirigentes da escola de samba.
********
Isso não poderia ter acontecido. Isso não coaduna com a nossa pretensão, que era de fazer com o que, cada parceria elegesse o seu samba preferido entre os sambas das escolas concorrentes.
********
Na realidade, a observação do Oscar tinha a ver com as notas dadas ao samba da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande que é de autoria do Bainha e do próprio Oscar mais o Thobá. Um samba que realmente fala sobre a história de Porto Velho e só conseguiu ficar em 5° lugar
********
Presente na conversa o Altair Lopes – Tatá que atuou como jurado convidado pelo Diário da Amazônia, concordou com as ponderações do Oscar e se propôs a somar com a gente na realização do concurso em 2015.
*******
Devo esclarecer aos “amigos” que postaram críticas a esse colunista, pelo resultado obtido pela sua escola, que, não atuamos como jurado e nem interferimos na decisão dos jurados cuja maioria, foi indicada pelas escolas de samba.
********
Como por exemplo: O Carlinhos Maracanã representou a Diplomatas do Samba; Rogério Nunes a São João Batista; Silfarney Silva a Rádio Farol; Toninho Tavernard a escola Asfaltão e o Oscar Knightz a Acadêmicos do Armário Grande.
********
As escolas de samba Acadêmicos da Zona Leste e Império do Samba não quiseram indicar representante e por isso não tiveram direito a voto, mas, foram votadas.
********
O interessante foi que mesmo não tendo indicado representante, as duas escolas tiveram seus sambas melhores classificados. A Zona Leste ficou em 1° Lugar e a Império do Samba em 3°.
********
A “baixaria’ aconteceu mesmo, entre as escolas do grupo Especial, com cada um querendo derrubar o samba da escola concorrente. Não houve imparcialidade por parte dos representantes das escolas de samba que atuaram como jurado. É lamentável!.
********
Diante dessas observações, resolvemos mudar o sistema de votação para o próximo ano.
********
A festa será especifica para a escolha do melhor samba de enredo. O troféu Sebastião Araújo da Silva – Baba será melhor organizado.
********
Acho até, que a pessoa que postou impropérios sobre este colunista porque o samba da sua escola ficou mal na classificação, agiu pelo lado pessoal, quer dizer, é “invocada” comigo não pela realização do concurso, mas pela minha carreira como compositor de samba enredo.
*******
Isso existe mesmo. Certa vez tive um samba desclassificado num concurso de samba de enredo de uma determinada escola, porque eu era da Pobres do Caiari. E olha que os sambistas presentes no local onde aconteceu o concurso, davam como certa a vitória do nosso samba. Resultado, pela despeita, não ficou nem entre os classificados para a semifinal.
********
Ainda bem que a Jória não me deixou ser o presidente da Comissão de Jurados das Escolas de Samba! Obrigado Jória!
Baile Municipal e Boom da Banda atrações da semana
O carnaval oficial de Porto Velho começa esta semana com a realização do Baile Municipal sábado dia 15 na Talismã 21, com o prefeito Mauro Nazif entregando simbolicamente a chave da cidade, a Sua Majestade Rei Momo 1° e Único.
A presidente da Funcultural Jória Lima em conversa com a nossa reportagem informou que o Baile Municipal será animado pela Banda da Banda comandada pela Margareth que está ensaiando as melhores marchinhas do nosso carnaval inclusive as dos blocos de Porto Velho. Durante o Baile Municipal será realizado o concurso de Marchinhas “Carnaval dos Carnavais” quando os jurados vão escolher a melhor entre as seis classificadas para participar da finalíssima. “Ficamos felizes ao verificar que compositores como Bainha e Silvio Santos dois expoentes do carnaval de Rondônia inscreveram músicos em nosso festival”, disse Jória.
O Baile está marcado para começar as 22h00 com o pré-show da escola de samba Asfaltão que vai apresentar a famosa bateria “Pura Raça” comanda pelo mestre Admilson Knightz e pela rainha Meire Silva e as sambistas que mostrarão parte do que a escola vai apresentar no desfile do 8 de março na passarela do samba Edson Fróes.
O Boom da Banda
Outro evento que marca a abertura do carnaval de Porto Velho é o Baile Carnavalesco “O Boom da Banda” que vai acontecer no próximo dia 14 sexta feira, na Talismã 21. Segundo a presidente Siça Andrade. “É o resgate do carnaval de clube que há vários anos deixou de acontecer em Porto Velho”. A festa vai começar as 22h00 com o pré-show com o grupo Fala Sério considerado um dos melhores grupos de pagode da cidade. Outra novidade será a apresentação das músicas compostas pelos compositores Toninho Tavernard e Eduardo um frevo que vai “arrepiar” de tão envolvente, porém uma surpresa que está sendo estudado pela presidente se vai ser apresentada durante o Boom da Banda que é a marchinha tema da Banda para este carnaval. “Acontece que a música que o Silvinho fez, está tão bonita que não estou conseguindo segurar sua apresentação somente no coquetel que será servido à imprensa e convidados no dia 21”.
Os convites para o Boom da Banda podem ser adquiridos na sede da rua Joaquim Nabuco entre a D. Pedro II e a Carlos Gomes de segunda a quinta feira dia 13 ao preço de R$ 20 individual. No dia 14 a equipe vai atender na sede da Banda até as 15h00 e daí pra frente só na bilheteria da Talismã 21.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando