Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Aberta Inscrições para o 6° Festival SESI Música 2015


Aberta Inscrições para o 6° Festival SESI Música 2015  - Gente de Opinião

Incentivar talentos da música visando promover cultura nas indústrias, além de valorizar e difundir a produção musical do país. Com estes objetivos, o festival promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI) que chega a sexta edição. Destinado a empresários e trabalhadores da indústria, o Festival também contempla dependentes diretos (cônjuges e filhos) está com as inscrições abertas desde o dia 15 passado e vai até o dia 17 de julho.

Para o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé, o Festival Sesi Música é uma oportunidade para que trabalhadores da indústria que são músicos, compositores, intérpretes e poetas possam mostrar seus talentos. "Destinado a todos os gêneros e estilos da música brasileira, o evento promovido pelo Sesi valoriza a diversidade cultural do país" comentou.

A superintendente Gilvani Fares ressalta a importância da necessidade de investimento em atividades de música dentro das empresas. "Trabalhando essa arte como ferramenta de promoção de qualidade de vida". Gilvani lembra que "Rondônia despontou com seus talentos já na primeira edição. Neste ano, esperamos uma participação ainda mais expressiva dos trabalhadores", disse. As inscrições estarão abertas no período de 15 de junho a 17 de julho e poderão ser efetuadas nas Unidades do SESI (Qualidade de Vida-Coordenação de Vida Saudável) de cada Regional.

Aberta Inscrições para o 6° Festival SESI Música 2015  - Gente de Opinião

De acordo com a supervisora de Cultura do SESI/RO, Lidiane Bandeira, os trabalhadores e empresários que não possuírem SESI em sua cidade poderão também enviar sua inscrição via Correios para o endereço: SESI/ Casa da Indústria  Rua Rui Barbosa, 1112 Bairro Arigolândia — Porto Velho/RO. CEP: 76801-186. Em atenção a Coordenação do Festival Sesi Música.

Lidiane informa ainda que as categorias de premiação incluem a categoria: Composição Inédita categoria Interpretação e categoria colaboradores do Sistema Indústria.

A divulgação dos selecionados acontece dia 4 de agosto no site oficial do SESI. O Festival será realizado de acordo com as seguintes etapas: Primeira fase: audição de seleção. A segunda fase: Final. Na primeira fase todos os candidatos inscritos poderão participar das audições de seleção. As audições acontecerão nos municípios de: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná. Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena.


Lenha na Fogueira

A partir de hoje 20, faltam dez dias para a abertura da 34ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá, que vai acontecer entre os dias 1° e 12 de julho no Parque dos Tanques (Expovel). 

*********

No “zap-zap” da Federação de Grupos Folclóricos o chororô é geral, acontece que os dirigentes estão ‘doidim’ com a falta de recursos para finalizarem a montagem de suas apresentações.

********

Um pede pelo amor de Deus que a Federon abra logo crediário com alguma madeireira, “Pois preciso começar a montar minhas alegorias”. O outro clama pela abertura de convênio com alguma loja especializada em tecido. “Minha Quadrilha não tem nada novo”.

********

E assim segue a “carruagem” de suplício dos folclorista de Porto Velho. Quero acreditar que os problemas de abertura de crediário com as lojas especializas em produtos juninos já estejam resolvidos pela Federon. O presidente Fernando Rocha e o tesoureiro Severino Castro estavam se virando para conseguir a liberação.

********

Uma coisa é certa, caso os dirigentes da Federon não cedam às pressões dos dirigentes de grupos folclóricos, que querem que o início do Flor do Maracujá seja adiado por mais uma semana, ou seja, inicie no dia 08 de julho.

*********

Os grupos escalados para se apresentar no dia 1° de julho, vão estar dançando na arena do Parque dos Tanques com toda garra e beleza. Por isso somos de acordo que a data não seja mudada.

*********

Vale lembrar que o governo estadual já está cumprindo sua parte no acordo. Contratou a empresa que vai colocar a estrutura de Tendas, Arquibancada, Iluminação e Sonorização.

********

A prefeitura já entrou com sua equipe de limpeza no Parque dos Tanques e até a próxima semana, tanto o “Curral” de Dança como a Praça de Alimentação estarão com asfalto.

*********

O Parque já esta todo iluminado, faltando apenas a Eletrobrás/Ceron colocar os transformadores para garantir o funcionamento do Parque de Diversão e da Sonorização.

*********

As Barracas estão sendo comercializadas pela equipe de Coordenação do Flor do Maracujá que montou plantão no local onde vai acontecer a festa.

*********

Tem um detalhe, a procura está bastante. Quem deixar para mais tarde, pode ficar “chupando” o dedo.

*********

São 30 barracas/restaurante medindo 5 X 5; 30 barracas/ambulante medindo 3 X 3. Além disso, estão abertas venda para 5 carrinho de pipoca; 5 de churros; cinco de batata/banana frita e 3 pontos para “Capetas”.

******** 

Os preços são acessíveis e com certeza, quem conseguir colocar barraca não vai se arrepender.

********

Ano passado os barraqueiros de todos os portes vendiam todos seus produtos antes do encerramento das apresentações folclóricas. Foi o Flor do Maracujá de maior sucesso.

********

A equipe da Federon acredita que este ano vai superar o Arraial do ano Passado. Estamos torcendo.

********

Daqui a pouco, ou seja, ao Meio Dia estarei apresentando o programa 360 Graus junto com minha parceira Sonia Maria na Rádio Transamazônica FM 105,9. Sintoniza aí parente!


Distrito de Porto Velho recebe oficina de animação

Uma das localidades mais atingidas pelos impactos dos grandes empreendimentos em Rondônia, o distrito de Jaci-Paraná, distante a 120 quilômetros da capital Porto Velho, recebe uma oficina de animação ambiental, com foco nas escolas.

A técnica de animação, conhecida como Pixilation, é resultado de uma parceria entre o Festcineamazônia Itinerante com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porto Velho. A ideia é difundir a técnica Pixilation, numa aproximação com a comunidade, usando uma forma lúdica para levar a mensagem ambiental.

O projeto prevê a realização de seis filmes de animação e a elaboração de um CD musical com as trilhas sonoras dos filmes. A intenção maior, no entanto, é montar um núcleo de animação no Estado de Rondônia.

Quatro pessoas estão sendo preparadas para ministrar as oficinas. São a professora Mallu Ferreira, o animador Cristian Ritse e os desenhistas e animadores Samuel Araújo e Ariston Oliveira.

O instrutor é Bernardo Mendes, que já trabalhou como animador em vários projetos para a televisão, como ‘Hoje é Dia de Maria’ e em vinhetas do ‘Plim Plim’ da Globo. A experiência como animador e produtor o levou a ser contratado pela 2dlab como gerente de produção, onde trabalhou em séries de animação, como Sitio do Pica pau Amarelo e Meu Amigãozão.

O Festcineamazônia Itinerante 2015 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, através da Funcultural, Fundaçao Cultural de Porto Velho, Sema, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Semed, Secretaria Municipal de Educação, Semusb,  Secretaria Municipal de Serviços Básicos e Iphan. O Festcineamazonia é membro do Greenfilm Network e do Fórum dos Festivais.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)