Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Academia de Letras de Rondônia – ACLER é homenageada


Academia de Letras de Rondônia – ACLER é homenageada - Gente de Opinião

O deputado Ribamar Araújo (PR), presidiu Sessão Solene na manhã desta sexta-feira (10), na Assembleia Legislativa, em homenagem aos 30 anos da Academia de Letras de Rondônia (Acler).

A Acler é uma entidade cultural, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, que tem sede e foro na cidade de Porto Velho, fundada em 10 de junho de 1986, portanto, completando 30 anos de existência.

A solenidade contou com apresentações culturais com a cantora Rose Chagas, que interpretou a canção “Mocambo”, de autoria do compositor e jornalista Antônio Serpa do Amaral e canção de Dolores Duran, “A Noite do Meu Bem”. Também teve apresentação do poeta e músico Ernesto Melo, interpretando “Porto Velho meu Dengo”.

A poeta e amiga da academia, Odete Pereira, declamou poesia de sua autoria e o acadêmico Gesson Álvares de Magalhães declamou poesia de sua autoria “Porto Velho ontem e hoje”.

Academia de Letras de Rondônia – ACLER é homenageada - Gente de Opinião

O acadêmico e fundador da Acler, Abnael Machado de Lima frisou o dia histórico para a academia por ser homenageada pela Assembleia Legislativa, nos 30 anos de criação. Difundir a cultura e o saber de Rondônia para o Brasil e o mundo e congrega os intelectuais do Estado, é missão destes membros, disse Abnael.

Agradeceu a homenagem da Assembleia, em especial a dois nomes. O presidente Maurão de Carvalho (PMDB) e ao deputado Ribamar Araújo.

O presidente da Academia, jornalista e escritos Lúcio Albuquerque disse ser este um dia histórico e sente-se honrado. A academia continuou, é um local para estudar o patrimônio histórico-cultural do Estado de Rondônia. Disse ser um absurdo a Prefeitura Municipal divulgar material chamando a Praça Marechal Rondon de Praça do Baú, entre outros exemplos.

Foi homenageado e recebeu a medalha de novo membro correspondente em Manaus da Academia de Letras de Rondônia, Antônio Loureiro. Ele é médico e escritor e integrante da Academia Amazonense de Letras e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Amazonas. Entregaram a medalha a acadêmica da Acler Sandra Castiel e o deputado Ribamar Araújo. Loureiro relatou sua trajetória no Estado vizinho e agradeceu a homenagem.

O deputado e proponente da audiência, Ribamar Araújo, se disse honrado em seu terceiro mandato como deputado em poder homenagear os 30 anos da Academia. Ao mesmo tempo se diz triste pela situação em que o país atravessa e que talvez, seja um dos únicos políticos que consegue ouvir o Hino Nacional de cabeça erguida por nunca ter tomado atitudes que prejudicassem o povo brasileiro e rondoniense.

Por isso disse estar honrado na entrega desta homenagem e encerrou agradecendo por esta oportunidade e citando o presidente da Academia, disse que o dia que Porto Velho tiver um prefeito comprometido com o patrimônio cultural a cidade passará a ser mais bem representada e valorizada.

O deputado entregou a placa com a homenagem ao presidente da Acler Lucio Albuquerque e ao acadêmico João Batista Corrêa. Ribamar desejou saúde e felicidades a todos.

Academia de Letras de Rondônia – ACLER é homenageada - Gente de Opinião

(ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno] Foto: Ana Célia e José Hilde)


Lenha na Fogueira
 

Hoje dia 11, é dia de assistir Misanthrofreak! às 20 h no Teatro 1 do Sesc Esplanada. Classificação: 14 anos. A entrada gratuita mediante a doação de um livro (pode ser usado)

*********

E na próxima terça feira 14, começa a Mostra Sonora Brasil “Violas Brasileiras”. Entre as atrações vamos assistir ou curtir o espetáculo “Duo Violas Caipiras” com os fabulosos músicos Paulo Freire e Levi Ramiro. De 14 a 17 de Junho no teatro 1 do Sesc em Porto Velho, entrada franca, início 20 h.

*********

Hoje o boi bumbá Estrela de Fogo se apresenta em Humaitá num show promovido pelo grupo de dança Fogo Azul, que vai contar com a apresentação da cunhã poranga do Boi Caprichoso de Parintins Maria Azedo. Será minha estreia como Amo do Estrela de Fogo ou melhor, será minha prova de fogo no novo grupo. O grupo Watiku Myakan será uma das atrações na a apresentação do Estrela de Fogo.

********

Depois que publiquei que este ano no Flor do Maracujá, estarei defendendo as cores do mais novo boi bumbá de Porto Velho “Estrela de Fogo”, muitas pessoas me ligaram querendo saber sobre o bumbá Corre Campo grupo que defendi até o ano passado e pelo qual ganhei 15 títulos de melhor toada e 16 títulos de melhor Amo de Boi.

*******

Acontece que a direção ou os donos do Boi Corre Campo, a família Castro Alves me comunicou que por motivos particulares não vai colocar o Boi este ano. Sendo assim, todos os brincantes estão liberados para brincar em qualquer outro Boi Bumbá.

*******

Vale salientar que, pelo menos até ontem a tarde, a direção do Corre Campo não havia oficializado ou solicitado licença à Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon o que quer dizer, que seus integrantes, em obediência ao Regimento Interno da Federação, não podem se inscrever por outro grupo. A não ser que o brincante de próprio punho, solicite seu afastamento do grupo. Para que o Boi Estrela de Fogo não sofra qualquer restrição em sua apresentação no Flor do Maracujá, na próxima semana oficializarei à diretoria do Gigante Sagrado (meu querido boi bumbá Corre Campo) minha saída de suas hostes.

********

Vamos colaborar com a equipe do Alex criador do Estrela de Fogo um jovem que junto com sua esposa e filhos, vive trabalhando pela cultura popular em Porto Velho. Alex e família através do seu grupo de dança que conta com mais de 30 dançarinos já se apresentou pelo Diamante Negro (mais de 15 anos), Boi Vencedor e ultimamente vinha colaborando com o bumbá Az de Ouro e até participaram da criação do bumbá mirim Touro Mancha Negra.

*******

Criaram o grupo de dança Watiku Myakan em parceria com o Silfarney. O Silfarney saiu e o Alex então resolveu criar seu próprio bumbá e então nasceu o boi “Estrela do Fogo”.

********

Neste sábado 11, a convite do Grupo de Dança “Fogo Azul” o Estrela de Fogo se apresenta com seu grupo de dança Waitiku Myakan em Humaitá na festa da cunhá do Caprichoso Maria Azedo. Durante o show vou me apresentar pela primeira vez com as cores azul e branco do Estrela de Fogo. He Boi!

********

A apresentação em Humaitá do Estrela de Fogo conta com o apoio cultural da empresa Eucatur e do amigo Rosinaldo Guedes da RedeTV-RO.

********

Pra quem fica em Porto Velho e gosta de dança de quadrilha, a pedida durante o dia, é a Feijoada da quadrilha junina JUABP perto do Tribunal do Trabalho na Prudente de Moraes a partir do meio dia.

********

E a noite o negócio é curtir as atrações do ArraiaLeste que está funcionando no campo de futebol do bairro JK-I com entrada franca.

********

E amanhã 12, tem o Arraial na Roça na Jerusalém da Amazônia Km 13 da BR 364 sentido Candeias do Jamari a partir das 20 horas.



FAB de Porto Velho apresenta show com Maria Azedo

Neste domingo 12, dia dos namorados, a torcida organizada do boi Caprichoso Força Azul e Branco – FAB/PVH realiza evento no Sardinhas Pub com show especial da cunhã poranga Maria Azedo que está completando 10 anos defendendo o item no Festival de Parintins defendo o Boi Caprichoso.

A festa de lançamento da FAB/PVH está marcada para começar as 11 horas. Durante a feijoada a coordenação que tem a frente a Mary Cyane promoverá o concurso que vai escolher a cunhã poranga da torcida FAB da capital de Rondônia.

A FAB é a torcida organizada do Boi Bumbá Caprichoso que juntamente com a torcida Raça Azul concorre ao Item 19 no Festival de Parintins todo ano.

As torcidas organizadas em Parintins tem acesso privilegiado ao bumbódromo, além disso, é a FAB que cria e faz todos os acessórios utilizados durante o festival



JUABP APRESENTA INDUMENTÁRIA 2016

A quadrilha junina JUABP apresenta neste sábado dia 11, durante feijoada que será servida nas proximidades do estacionamento do TRT na rua Prudente de Moraes a partir do meio dia. O presidente e fihurinista João Big garante que quem comparecer vai ficar deslumbrado com a beleza das indumentárias que a quadrilha vai usar em sua apresentação no Arraial Flor do Maracujá.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)