Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Ação solidária de Natal no Bairro Renascer



Saiu a lista dos habilitados ao prêmio Lídio Shon
 

A Superintendente da Sejucel Rodnei Antônio Paes fez poiublicar no Diário Oficial de Rondônia a relação dos Projeto habilitados a firmar convênio relativo ao prêmio do audiovisual “Lídio Shon”.

A partir da publicação do resultado os produtores que tiveram seus Projeto considerados Inabilitados terão cinco dias úteis, para contestar a avalisão de seus Projetos pela Comissão.

Habilitados

1 – PROPONENTE HABILITADO: Coletivo Informal: Ponto de Cultura e de Mídia Livre Serpentário Produções. PROPOSTA: Romaria do Divino: A fé que navega no Guaporé. MUNICÍPIO: Vilhena-RO.

2 – PROPONENTE HABILITADO: Produz Conteúdos Eireli ME. PROPOSTA: A Festa de São João na Comunidade Quilombola de Pedras Negras. MUNICÍPIO: Rolim de Moura-RO.

3 – PROPONENTE HABILITADO: Andreia Santos Machado. PROPOSTA: Flor do Maracujá e seus Encantos. MUNICÍPIO: Vilhena-RO.

4 – PROPONENTE HABILITADO: Roseline Mezacasa. PROPOSTA: Kiteyã Toalet Makurap – Nosso conhecimento Makurap. MUNICÍPIO: Rolim de MouraRO.

5 – PROPONENTE HABILITADO: Raissa Dourado Ribeiro de Lima. PROPOSTA: Vozes da Memória. MUNICÍPIO: Porto Velho-RO.

6 – PROPONENTE HABILITADO: Divino de Paula Amorim. PROPOSTA: “O Rosa”. MUNICÍPIO: Vilhena-RO.

7 – PROPONENTE HABILITADO: Washington Kuipers de Moraes. PROPOSTA: Os Nambiquara e o Ritual da menina-moça. MUNICÍPIO: Vilhena-RO.


Lenha na Fogueira

Natal é tempo de presentear amigos e parentes, porém, nos dias de hoje o negócio não está fácil.

*******

Muita gente, de acordo com noticiário a todo o momento divulgado na mídia de modo geral, está com o nome “sujo”, seja na Serasa ou no SPC.

*******

A inadimplência maior, diz respeito à fatura do cartão de crédito pois, os juros dessa modalidade são exorbitante e cada mês de fatura não paga, ou apenas paga pelo valor mínimo, o valor em vez de diminuir, aumenta. É uma verdadeira “Bola de Neve”.

********

Muita gente não paga a dívida do cartão, porque ouviu dizer, que em cinco anos ela (a dívida) prescreve, ou deixa de existir.

*******

A respeito desse assunto recebemos o seguinte e-mail:

*******

Após 5 Anos as Dívidas Caducam?

******

Infelizmente, o número de endividados no Brasil vem aumentando cada dia mais. O grande número de endividados se deve à forte crise econômica que assombra o país, e também à falta de planejamento e administração da vida financeira por parte da maioria dos brasileiros. E depois de entrar em uma dívida, é difícil sair dela. A maioria até tenta quitar suas dívidas, mas quando não conseguem, acabam tendo o nome incluso em listas de inadimplentes, como o SPC e SERASA. E muitas pessoas acabam ficando tranquilas, pois acreditam que depois de 5 anos as dívidas “caducam”, ou seja, deixam de existir.

*******

Será que isso é verdade? Bom, para acabar com qualquer dúvida, é preciso entender o que dizem as leis a respeito do assunto. Segundo o Código de Defesa do Consumidor:

********

Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a cinco anos.

********

Isso quer dizer que o nome de um consumidor não pode permanecer negativado em cadastros de proteção ao crédito por mais de 5 anos. Trocando em miúdos, após esse tempo a pessoa terá o nome limpo novamente. Por essa razão, existe o entendimento equivocado de que a dívida prescreveu.

********

Mas o credor ainda poderá utilizar os mecanismos judiciais legítimos para receber o valor devido.

Também é possível que o cadastro negativado fique visível para pesquisas, mesmo após os cinco anos.

********

Alguns bancos e financeiras fazem esta pesquisa, e sabem, mesmo após o nome ter sido retirado do cadastro de inadimplentes, que o mesmo ficou inadimplente por mais de cinco anos. Isso acontece mesmo após o pagamento da dívida.

********

Entenda o que diz a lei sobre a prescrição de dívidas: Existe sim a possibilidade da dívida prescrever, mas somente quando ela não for cobrada. O Título IV do Código Civil estabelece o prazo de 10 anos para prescrição de dívidas que não foram levadas à justiça. Desse modo, depois que o credor realiza a cobrança, não importa quanto tempo passe, a dívida continuará existindo. A lei também determina prazos menores de prescrição, como é o caso das pensões alimentícias, que “caducam” após 2 anos caso a justiça não seja acionada.

********

As Dívidas Caducam? - Respondendo à pergunta do título: não, as dívidas não caducam após 5 anos. O que acontece depois de 5 anos é a retirada das listas de inadimplentes, como SPC e Serasa. Assim, a dívida só deixa de existir se for paga ou se o credor não efetuar a cobrança no prazo de 10 anos. O melhor a fazer é buscar maneiras de se quitar o valor devido por meio de acordos e negociações.

*********

Eis nossa colaboração aos leitores que se encontram encalacrados e inadimplente em suas contas e apostam que daqui a cinco anos, tudo estará resolvido.

*********

Viu aí que não é bem assim. Ficar com o nome fora do SPC e da Serasa nem sempre quer dizer que estamos com nome limpo na praça.


 




Galo da Meia Noite realiza ação solidária de Natal

Ação solidária de Natal no Bairro Renascer - Gente de Opinião

A Diretoria da Sociedade Cultural Galo da Meia Noite, mais uma vez mostra pra comunidade em geral que não vive só da folia momesca, e realiza neste domingo (18), Ação Solidária em parceria com o Centro Espírita Casa Ismael, no Bairro Renascer (Zona Leste da Capital).

Esta ação contará com um almoço a será servido às famílias daquele bairro e logo após haverá uma farta distribuição de brinquedos, picolés, sorvetes, geladinho e outras guloseimas às crianças daquela comunidade. “A nossa intenção será de atender cerca de 100 pessoas no almoço e presentear aproximadamente 200 crianças”, disse o Diretor Fundador Carlinhos Mocidade.

A ação naquela comunidade já vem sendo realizada a cada 15 dias, com um farto almoço servido às famílias locais, desde o mês de Abril, pelo Centro Espírita Casa Ismael, que convidou especialmente a Diretoria do “Galo” a participar desta ação especial de Natal que prontamente aceitou o desafio. “Assim sendo vamos participar e colaborar com aquela comunidade, e com este gesto alegrar às crianças e amenizar um pouco a dor e sofrimento daquela comunidade e daquele povo”, disse Benjamin Mourão Presidente do Galo.

O Galo ainda fará mais duas ações de cunho social antes do seu desfile oficial, no dia 23 de Fevereiro do ano vindouro, que será a arrecadação de alimentos não perecíveis durante os 06 (seis) ensaios pré-carnavalescos no Mercado Cultural de Porto Velho, onde o folião deverá levar um quilo de alimento não-perecível que será doado para uma entidade filantrópica ou social. O folião receberá no ato da entrega do seu alimento um cupom para ter direito ao sorteio de vários brindes, entre eles abadás do bloco para Carnaval de 2017.

Além da doação de alimento não erecível, o Galo da Meia Noite também preparou para o dia 11 de fevereiro, uma campanha de doação de sangue “Galo Sangue Bom”, junto à Fundação Banco de Sangue do Estado de Rondônia (Fhemeron).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)