Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Ainda há pastores? - Filme convidado do Festcineamazonia


Ainda há pastores? - Filme convidado do Festcineamazonia - Gente de Opinião

Com direção e produção portuguesa do cineasta Jorge Pelicano, grande vencedor do Premio Lusofonia CineEco 2006, e ainda, filme muito bem recebido em vários festivais em todo o mundo, o Festcineamazonia 12ª Edição estará exibindo na noite do dia 07 de novembro, Teatro Banzeiros, o filme Ainda há Pastores?.

O filme documentário registra lugares que quase ja não existem mais. Casais de Folgosinho nem sequer é um lugar. Não há luz elétrica, Não corre água canalizada, muito menos estradas. Perde-se no silêncio de um vale entre as montanhas da Serra da Estrela (Portugal). Em tempos foi um autêntico santuário de pastores. Com dezenas de famílias, milhares de cabeças de gado.

Hoje, os mais velhos estão morrendo e os jovens fogem da dura sina de ser pastor. 365 dias por ano. O personagem Hermínio. 27 anos [hoje com 32], contraria o fim. Dizem que é o pastor mais novo, mas também o mais doido. Sozinho, rádio na mão, rasga montanhas ao som das cassetes do popular cantor Quim Barreiros, que um dia sonha conhecer. Os sons das cassetes e do rádio puxam-no para fora de uma vida de solidão. São a união entre dois mundos diferentes. Distantes e próximos. Na sociedade moderna, o futuro de Hermínio é inquietante. Até quando o jovem Hermínio será pastor?

Diante dessa inquieta pergunta, que o publico que ira assistir ao filme, certamente fará, se... ainda há pastores, talvez, venham a encontrar as respostas nas historias dos Casais de Folgosinho.

O Festcineamazônia acontece de 04 a 08 de novembro com a Mostra Competitiva e Filmes Convidados, junto ao Teatro Banzeiros, nos turnos da manhã, tarde e noite. Essa exibição tem a parceria do CinEco - Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela (Portugal).

O Festcineamazônia tem o patrocínio do BNDES, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual, Lei Rouanet, apoio cultural da Prefeitura de Porto Velho, Sema, Funcultural, Teatro Banzeiros, Iphan, parceiros de mídia, Rádio Parecis FM, Multisoluções e Canal Brasil. O Festcineamazônia é membro do Green Film Network e Fórum dos Festivais.


Lenha na Fogueira

Na próxima terça feira 28, se comemora o dia do Servidor Público e de acordo com portaria publicada pela prefeitura e governo estadual o feriado foi antecipado para a segunda feira dia 27.

A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

*********

Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.

*********

As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.

********

O que quero lembrar, é do tempo que o dia do Servidor Público era festejado com tudo que se tinha direito em se falando de festejo de vergonha. To me referindo ao tempo que o governador era o Coronel Jorge Teixeira de Oliveira o nosso querido Teixeirão.

Ainda há pastores? - Filme convidado do Festcineamazonia - Gente de Opinião

********

Naquele tempo a festa era coordenada pela direção da Associação do Servidores Públicos de Rondônia – ASPRON que teve os presidente Kida Fróes, Flávio Daniel entre outros, porém foi sob a presidência desses dois que a festa aconteceu com mais brilho.

********

Naquele tempo, Teixeirão liberava recursos para a Aspron realizar a festa inclusive, com a presença de cantores famosos nacionalmente como foi o caso de Martinho da Vila.

********

Além das atrações musicais muitos prêmios eram sorteados, inclusive carro, moto e outros menos valiosos como geladeiras, ventiladores, fogão, sofá, jogo de panela e muito mais.

********

Veio Elba Ramalho e outros cantores que estavam na onda do sucesso. As festas aconteciam no estádio Aluizio Ferreira ou no ginásio Cláudio Coutinho.

********

O interessante era que no tempo que o Teixeirão realizava estas festas, não tinha eleição, o que quer dizer, que a festa não tinha conotação política eleitoral. Era uma festa para o Servidor Público curtir de verdade e quem sabe, até levar um bom prêmio para casa. Cheguei a ganhar um ventilador numa dessas festas.

*********

As senhas para se concorrer a premiação eram distribuídas pela equipe da Aspron entre os servidores de todas as secretarias e no dia 28 de outubro a maioria comparecia, não para ouvir discurso de político, mas, para curtir os shows dos artistas locais e nacionais.

Ainda há pastores? - Filme convidado do Festcineamazonia - Gente de Opinião

********

Depois do Teixeirão se não estou enganado, o único governador que fez festa para o Servidor foi o Piana (foto), os demais mal assinavam a portaria concedendo ponto facultativo pelo dia do Servidor Público.

********

Hoje os servidores públicos dão graças a Deus pelo ordenado sair no mês trabalhado. As comemorações ficam a mercê do secretário de cada pasta. Os bonzinhos ainda oferecem churrasco aos seus comandados e até sorteio alguns brindes. Outros nem sabem o que se comemora no dia 28 de outubro.

*******

O Servidor Público deveria ser a categoria mais valorizada por todo mundo, pois é ele que faz a máquina Brasil funcionar. Por mais que seja considerado chato e alguns como puxa saco. O Servidor Público merece nosso respeito e consideração, até porque somos um deles.

********

Já que nada foi programado pelos nosso governantes para comemorar o dia do Servidor Público, vamos nos preparar para festejar a vitória do nosso candidato. Você pode festejar a vitória do seu e eu a do meu candidato.

********

Pela passagem do dia do Servidor Público tanto o governo estadual como o municipal decretou ponto facultativo na próxima segunda feira. É melhor do que nada! 


Confraria dos Artistas realiza
Confrarau neste sábado

Ainda há pastores? - Filme convidado do Festcineamazonia - Gente de OpiniãoA Confraria dos Artistas entidade que tem como objetivo, divulgar trabalhos de artistas que estão iniciando ou que não tem espaço assegurado nos espaços frequentados pelos nomes consagrados das artes em Rondônia, promove na tarde noite deste sábado 25 o evento que recebeu o nome de “Confrarau – Mostra Livre de Artes.

O coordenador do evento Rodrigo Vrech convida lembrando: “Tragam o que quiserem comer e beber. De preferência, biscoito passatempo com nutella”.

Os artistas interessados em participar tiveram até o dia 20 passado para fazer a inscrição, após a análise a programação ficou da seguinte maneira: “Fotografia 19.66” de Gabriel Bicho, “Corpos Sentimentais” de Marcelo Bonfim e “Abrolhar da Vida” de Ana Clara Martins. Ilustração Curso de Desenho Intuitivo. Teatro “Trans (formação) de Rafael Barros e “Três de Sempre” do Núcleo Tanto Faz. Dança “Ver com os olhos livres” com Dea Melo e Ramon Alves. Gastronomia “Sabor das 5” com Renata Nobre. Música “Caminho” com Melqzedeq Alemão e Rômulo Zanon; “Relíquia Sertaneja” com Grégori e Paiê; “Pachamama” com Juciê, Fabrício e Piero e “Amazônia” de Aitan Moraes. Literatura “Crônicas de um Mundo Novo” de Ediel Lima, “Machine Gun” de Rodrigo Vrech; Varal Poético de Herta Maria; “Intervenção, Prosa e Poesia” de Rosivan Santos e Intervenção Poética com Mari Santos. Artesanato “Jacarandá Biodecor”.

A Confraria das Artes fica localizada na rua Calama, 1706 no bairro São João Bosco. “Viva o movimento cultural de Porto Velho!” finaliza Vrech.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)