Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Aluizão que só serve para a disputa do torneio intermunicipal e as peladas de funcionários'


FEIRA

O artesanato é cem na EFMM

O dia 19 de março é dedicado para homenagear a grande diversidade cultural e criativa dos artesãos

A Gerencia de Cultura da Secretaria da Cultura, dos Esportes e Lazer do Estado de Rondônia – Secel, estará realizando nos dias 29, 30, 31 de março e 01 de abril, a Feira CulturalAluizão que só serve para a disputa do torneio intermunicipal e as peladas de funcionários' - Gente de Opinião “O Artesanato é Cem”, que acontecerá na Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

No Brasil, o dia 19 de março é dedicado para homenagear a grande diversidade cultural e criativa dos artesãos brasileiros, reconhecidos mundialmente como sensíveis profissionais, capazes de movimentar este setor criativo e importante da economia nacional, em alta nos últimos anos, e que tem gerado renda e empregos em várias partes do país, inclusive conquistando o mercado internacional.

Na Feira “O Artesanato é Cem” – evento que também irá assinalar a importância do Dia do Artesanato - os Coordenadores Wellida Sodré e Denis Carvalho, técnicos da Secel, pretendem reunir oitenta artesãos expoentes do artesanato rondoniense, sendo trinta e cinto do interior, quarenta da cidade de Porto Velho e cinco do baixo Madeira.

Para discutir a relevância do artesanato como traço marcador da identidade regional e nacional, bem como, sua importância como mola propulsora da economia criativa, nos dias 27 e 28 de março serão realizadas palestras, onde estarão reunidos artesãos, autoridades e técnicos do Sebrae e da Secel, buscando alternativas para melhor divulgar a produção, a comercialização e a visibilidade de nossos produtos artesanais e de nossos mestres produtores.

Ednart Gomes e Dayna Souza, artesãos do Boi-Bumbá Flor do Campo da Pérola do Mamoré, produzem belos objetos ornamentais, inspirados na temática do bumbá, que irão apresentar e comercializar durante a realização da Feira “O Artesanato é Cem”.



 

Aluizão que só serve para a disputa do torneio intermunicipal e as peladas de funcionários' - Gente de Opinião

Vamos sair por algumas linhas, do assunto arte cultura, para tecer comentários sobre o campeonato de futebol profissional que está prestes a iniciar em Rondônia.

**********
Juro que fiquei surpreso ao tomar conhecimento através de um programa esportivo, exibido por um canal de televisão de Rondônia, que a maioria dos nossos clubes, pelo menos até ontem, não estavam com seus jogadores devidamente inscritos na Federação de Futebol do Estado de Rondoniense - FFER.

*********
E mais surpreso, foi quando o apresentador noticiou que alguns estádios de futebol ainda não contam com laudo técnico autorizando suas utilizações.

*********
Vamos nos reportar apenas ao nosso querido e velho Aluizão que segundo o Diretor Técnico da Federação João Dalmo não está em condições de receber jogos noturnos porque seu sistema de iluminação não está funcionando em toda sua plenitude segundo oficio da Secel.

*********
Por algumas vezes tenho divulgado nesta coluna, que nossa cidade carece de um estádio municipal para a prática do futebol seja profissional ou amador.

*********
Lembramos que o Aluizio Ferreira é um estádio do governo estadual que foi construído com o objetivo de atender os estudantes da rede pública.

*********
Porto Velho não tem um estádio municipal. Nessa parte a prefeitura da capital é omissa. 

*********
E quando acontece um impasse qualquer, impedindo a Gerencia de Esportes da Secel resolver de imediato o problema, transtornos como o que fez com que a FFER adiasse o inicio do campeonato estadual do dia 18 para o dia 25 vão continuar acontecendo.

*********
Acho que Porto Velho é a única capital brasileira que não tem um estádio municipal.

********
Aliás, a municipalidade em Porto Velho não conta com nenhum evento, com exceção do carnaval, produzido por ela.

*********
Aqui o Festival folclórico é coordenado pelo estado assim como todos os grandes eventos.

*********
Enquanto Rio Branco capital do estado do Acre conta com uma praça esportiva para a prática de futebol super moderna, Porto Velho só tem campo de pelada.

*********

Precisamos acabar com esse negócio de ficar lembrando o passado: Ah o futebol de Porto Velho foi considerado o melhor da região. Os clube Ferroviário, Ypiranga, Flamengo e Moto Clube tinham grandes torcidas.

*********
Isso foi no passado, hoje temos o Genus e a torcida “Genocídio” que freqüenta os jogos do time onde quer que ele vá.

*********
O Moto Clube voltou e com isso a sua torcida também!

********
Esses, por enquanto, são os representantes de Porto Velho no campeonato, então é preciso que nós, amantes de futebol, prestigiemos suas exibições, seja no Aluizão no campo do !3, na AFA ou no Abrobão. Afinal de contas, eles são os representantes da capital e por isso merecem toda consideração.

*********
A prefeitura de Cacoal apóia o Cacoalense. A prefeitura de Espigão D’Oeste apóia o Espigão. A prefeitura de Ariquemes apóia o Ariquemes a de Vilhena o VEC assim como a de Rolim de Moura apóia o time da cidade.

*********
Só Porto Velho, aliás, a prefeitura de Porto Velho não está nem aí para os times de futebol que disputam o campeonato de futebol profissional de Rondônia.

********
É preciso saber que esses times, representam a capital Porto Velho.

*********
Quando eles ganham, foram eles que ganharam, mas, quando perdem é a capital que perde.

*********
Por isso, é preciso que a prefeitura de Porto Velho através da Secretaria de Esportes assuma essas agremiações dando algum apoio.

**********
Se não tem condições de construir um estádio municipal, que pelo menos colaborem com os times que representam a cidade no torneio estadual.

**********
Li também um nota na coluna do Ladeia sugerindo que o estádio Aluizio Ferreira fosse transformado num Centro para realização de grandes eventos.

*********

E que se arranjasse um local para construir um estádio de futebol de vergonha.

********* 
O Antônio Ocampo enquanto secretário de cultura sugeriu ao governador da época, que transformasse o estádio Aluizio Ferreira no palco de realizações de eventos como o desfile das escolas de samba e o Arraial Flor do Maracujá. Foi demitido!

*********
Não seria tanto assim, mas que precisamos de um novo estádio de futebol não temos dúvida.

*********
Já conseguiram um bocado de dinheiro junto às usinas com as tais de contrapartidas, porque não conseguir a verba para construir um estádio de futebol também?

*********
Nós que moramos na capital de Rondônia, faz muito tempo, fomos privados de assistir jogos de grandes times de futebol do Brasil por falta de um estádio.

**********
O interior há muito tempo passou a perna em Porto Velho em se tratando de estádio de futebol.

*********
Estádio construído pelas prefeituras. Exemplo: Cassolão em Rolim e Valerião em Ariquemes.

*********
Biancão em Ji-Paraná e outros espalhados por aí.

*********

Porto Velho tem apenas o Aluizão que só serve para a disputa do torneio intermunicipal e as peladas dos funcionários das secretarias e antes, do gabinete do governador.

********
A Capital desde o CFA não conta com um time campeão estadual e em conseqüência não participa da Copa do Brasil.

*********
Porto Velho precisa urgentemente de um estádio de futebol. Essa é a campanha!



 

TEATRO

Filhas da Mata na Mostra Latino-Americana

O espetáculo do grupo O Imaginário de Porto Velho é um dos representantes brasileiros na Mostra

O grupo O Imaginário que tem sede em Porto Velho/RO, foi selecionado através da peça, “Filhas da Mata”, para representar o Brasil na VII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo”, que vai acontecer em São Paulo entre os dias 24 e 29 de abril.Aluizão que só serve para a disputa do torneio intermunicipal e as peladas de funcionários' - Gente de Opinião

A VII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, é uma realização da Cooperativa Paulista de Teatro e do Instituto Internacional de Teatro da UNESCO no Brasil (ITI- Brasil), terá como eixo “A Mulher na Produção Teatral da América Latina”.

Cerca de 100 artistas de dez companhias teatrais da América do Sul, América Central e Espanha se apresentarão na Oficina Cultural Oswald de Andrade e na unidade do Sesc Bom Retiro. México e Cuba representam a América Central. Chile, Argentina e Uruguai, a América do Sul. O Brasil estará presente com grupos de Rondônia, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina. Como convidadas especiais da versão de 2012, estarão presentes as companhias espanholas Inversa Teatro, da Galícia, e Cia Hermanos Oligor, de Valência.

O espetáculo Filhas da Mata será encenado no dia 27 de abril as 20h00 no saguão do Oficina Cultural Oswald de Andrade – Ocoa. Chicão Santos ao receber o comunicado de que o grupo dirigido por ele e pela Zaine Diniz havia sido um dos três selecionados para representar o Brasil em tão importante evento teatral, comentou emocionado. “É muito bom ver o trabalho do nosso grupo sendo reconhecido internacionalmente”. Intencional porque a Mostra é internacional porém o grande orgulho do Chicão é mostrar para a America Latina que o teatro em Rondônia tem potencial para se apresentar em qualquer palco do mundo. “É ótimo ver o nome do nosso estado em destaque num evento como esse da Cooperativa Paulista de Teatro e do Instituto Internacional de Teatro da UNESCO”, disse o ator.

 

Sinopse

Filhas da Mata é um espetáculo que mostra a luta de Mulheres esquecidas e abandonadas pelo tempo e pela memória que vivem mergulhadas num mundo fronteiriço entre sonho e realidade, lutando pela redescoberta do sentido de suas existências e suas histórias de vida. Sem rumo e presas às amarras do passado, lembranças e ilusões se confundem, levando as personagens a um estado de aparente alienação. Mulheres que compartilham suas memórias com o público e representam o universo metafórico da purificação pelo fluxo das águas.

A VII Mostra tem o patrocínio da Petrobras pelo sétimo ano consecutivo; é uma realização conjunta entre a Cooperativa Paulista de Teatro, a Organização Social de Cultura: POIESIS/ Oficina Cultural Oswald de Andrade/PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo e o Instituto Internacional de Teatro (ITI-UNESCO) do Brasil; e tem o apoio do SESC, do IBERESCENA - Fundo Ibero-Americano para as artes cênicas – e da Folha de São Paulo.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)