Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Amanhã é o grande dia. Vamos deixar patente o que queremos para cultura de RO


Amanhã é o grande dia. Vamos deixar patente o que queremos para cultura de RO - Gente de Opinião

 
Revolução Cultural – Atenção amigos de todos os segmentos culturais, amanhã dia 18 é o grande dia. É o dia que vamos deixar patente o que queremos para a cultura de Rondônia.
 
 
************
As propostas serão discutidas durante o encontro que está marcado para começar as 10h00 na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
 
 
**********
Conversamos com o Paulinho Rodrigues e ele aceitou ser o Relator do Manifesto que deve ser elaborado durante a reunião com integrantes de todos os segmentos culturais de Rondônia.
 
 
***********
Seria bom que alguns do interior do estado viessem participar dessa “Revolução Cultural” ou S.O.S Cultura como estão preferindo alguns.
 
 
*********
Pessoal do Teatro, Música, Artes Plásticas, Boi Bumbá, Quadrilha, Escolas de Samba, Artesanato, Cinema, Dança, Culinária Regional, Balé, Canto, enfim de todos os segmentos, não deixem de comparecer amanhã as 10h00 na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
 
 
***********
A professora Nazaré Silva que assumiu oficialmente a Gerencia de Cultura da Secel confirmou presença, assim como a Coordenadoria dos Pontos de Cultura que tem a frente o José Monteiro.
 
 
**********
A presidente da Funcultural de Porto Velho Jória Lima também confirmou presença juntamente com seu staf.
 
 
*********
Os artistas plásticos Geraldo Cruz, João Zoghobi, Bototo, Goreth Lira, Nazart, Gilson, Vrena e outros também confirmaram presença.
 
 
*********
O Cineasta produtor do Festival Curta Amazônia Carlos Levy e a Golda estarão presentes.
 
 
**********
A diretoria da Federon também confirmou a participação.
 
 
**********
Você também que milita por algum segmento cultural não pode deixar de comparecer.
 
 
**********
É a Revolução Cultural de Rondônia. Enviamos convite via face a sua excelência o senhor governador Confúcio Moura estamos na expectativa da nomeação de um representante do palácio.
 
 
***********
Nossa Revolução Cultural não tem cor e nem partido. Aliás, nosso Partido é da Cultura e nossa cor é da irmandade.
 
 
**********
A Academia de Letras de Rondônia deve marcar presença pelo menos com um representante, assim como a imprensa de um modo geral. É uma luta de todos.
 
 
**********
Não podemos deixar que nossos movimentos culturais sejam tratados como párias,
 
 
**********
A preservação da história de um povo passa obrigatoriamente pela tradição cultural, por isso a reunião de amanhã as 10h00 na Casa da Cultura é de vital importância.
 
 
*************
Povo sem cultura é povo sem história!
 
 
**********
Bom! O certo é que nesse meio tempo nasceu o Gabriel filho da amiga Bebel com o Jhon. O menino já nasceu querendo saber a quanto anda a cultura em Rondônia e a mamãe Bebel respondeu, no dia 18 vai acontecer uma reunião na Casa da Cultura Ivan Marrocos para tratar desse assunto meu filho! E então ele tomou a primeira mamada! Seja bem vindo Gabriel.
 
 
***********
Gostaríamos inclusive, que o governador Confúcio Moura não nomeasse agora, ou antes, da nossa reunião o novo secretário da Secel. Espera aí governador.
 
 
**********
Seria bom se ele o governador aceitasse nossa proposta de nomear uma pessoa do nosso meio para gerir os destinos da cultura de Rondônia exercendo o cargo de secretário da Secel. Peraí governador!
 
 
************
A pressa é inimiga da perfeição!
 
 
**********
Devo informar aos amigos que meus exames de ontem, apontaram uma pequena fratura no fêmur, o Dr. Jair disse que repouso e os remédios que estou tomando, resolverão o problema. Obrigado a todos que me enviaram e estão enviando mensagem de recuperação. Beijos e abraços a todos!

 
 

Festcineamazônia ganha em Festival Português

Cinco anos atrás, ao ser criada, a etapa itinerante do Festcineamazônia- Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental- tinha a intenção de ser apenas mais um canal de divulgação das ideias de compartilhamento de experiências e sensações cinematográficas e cidadãs dos organizadores do festival. Depois de passar por quase todos os municípios rondonienses Amanhã é o grande dia. Vamos deixar patente o que queremos para cultura de RO - Gente de Opiniãoe se aventurar por outros países da América do Sul, da África e chegar a Portugal, o festival tem recebido o reconhecimento de experiências similares.

É o caso do Festin, o Festival Itinerante de Língua Portuguesa, realizado em Lisboa. Dedicado a cinematografia dos países de Língua Portuguesa, o festival já está na quarta edição e o Festcine Amazônia foi um dos destaques. Além da exibição de filmes, o Festin foi palco de importantes debates, recebeu organizadores de Festivais de Cinema como o Festival de Gramado, Cine Eco e Festival Internacional de Angola, além da presença de realizadores de Cabo Verde e de membros da CPLP Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis, coordenadores do Festicineamazônia relataram a experiência exitosa do festival, como o único de cinema ambiental da Amazônia, com itinerância em todo o município de Porto Velho, todo o Vale do Guaporé, Bolívia, Peru, Portugal e África Caboverdiana. Uma das características da itinerância é, além da exibição de filmes, sempre ser acompanhado por uma equipe de documentaristas e fotógrafos que mapeiam as comunidades, transformando as ações em documentários e livros.

Entre as discussões feitas no evento a possibilidade de uma agenda para compartilhamento de conteúdo e plataformas de manutenção e preservação de acervos foi pauta do encontro, já que os festivais absorvem produções que fazem parte da memória de cada país.
“A sensação que temos é que o Brasil é um país isolado tanto dos países de língua portuguesa, como dos países vizinhos latinos e é importante uma política cultural mais agressiva”, disse um dos participantes do encontro.

O Festcineamazônia faz parte da Rede de Cines Itinerantes da América Latina e Caribe, que tem como missão contribuir para a diversidade cultural e o fortalecimento da identidade nacional a partir da difusão de audiovisual em locais que não contam com salas de cinema. Tem como objetivo criar e fomentar uma cultura voltada para o cinema auxiliando na formação de plateia.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)