Quinta-feira, 23 de julho de 2015 - 06h09
A oitava edição do Festival Amazônia Encena na Rua prossegue nesta quinta feira 23, com o espetáculo “Carcaça” uma intervenção urbana com o grupo Strondum (MG) que vai acontecer as 9h00 na Feira Livre da rua Rafael Vaz e Silva no bairro Liberdade.
Carcaça é uma obra concebida a partir de uma forte pulsação de destruição em prol de um ambiente sem fronteira. Haja vista que diante das tendências contemporâneas, os fatores que determinam a singularidade – espaço, tempo e corpo – tornam-se efêmeros frente à dinâmica da Transformação da sociedade pós- industrial. É sinopse da peça que será apresentada na feira livre pelo grupo mineiro na manhã desta quinta feira 23.
P r o g r a m a ç ã o
O Festival prossegue a noite, na praça das Três Caixas D’água com os espetáculos:
As 19h30 “Chapeuzinho Vermelhô?” com o grupo Os Profiçççionais(SP).
As 20h30 “Exemplos de Bastião” com o grupo Mamulengo Sem Fronteiras (DF).
As 21h30 – “As Mulheres de Moliére” – Grupo Visse e Versa de Ação Cênica (AC).
O f i c i n a s
O Ator e um teatro de invasão – Grupo Cia: Teatro que Roda de Goiás na Casa da Cultura Ivan Marrocos das 9h00 as 12h00 e das 15h00 as 18h00.
Oficina Teatro Oprimido – Local Teatro 1 do Sesc Esplanada das 13h30 as 17h00.
Oficina – Commedia dell’Arte – Sala do Piano, Unir entro das 14h00 as 17h00.
Lenha na Fogueira
Em Porto Velho é assim, escreveu não leu na cartilha dos vereadores. Caiu!
*********
Foi o que aconteceu com o presidente da Fundação Cultural do Município de Porto Velho Marcos Nobre Júnior o Marquinho.
*******
Aliás, foi o que aconteceu também com a Jória Lima e com o Christian Camurça. Todos na gestão do prefeito Mauro Nazif.
********
Em apenas dois anos e meio de mandato do prefeito Mauro a Funcultural já teve três presidentes, mas de um por ano.
********
Quando o negócio ta engrenando os vereadores derrubam o presidente.
********
Fazer alguma coisa em beneficio dos segmentos culturais os nobres vereadores não fazem e olha que tem muita coisa a ser feita.
*******
Por exemplo: A Lei Municipal de Incentivo a Cultura que fica só nas promessa das campanhas.
********
A adequação da Lei 190. A Maldita Lei que amarra todas as produções culturais. O vereador Fogaça até que começou a correr atrás dessa adequação, mas, viu que não dava destaque na mídia e passou a procurar prejudicar tudo quanto é ação da funcultural, não se sabe até agora com qual interesse. É o arauto da "moralidade”.
********
Durante a gestão do prefeito Mauro Nazif não aconteceu nenhum desfile de escola de samba. Mas os nobres vereadores que se dizem defensores da nossa cultura, não fizeram nada. Não cobraram do prefeito e nem da Funcultural o motivo da não realização dos desfiles das escolas de samba.
*******
Depois que eles entraram, já aconteceu três edições do Arraial Flor do Maracujá e nenhum vereador deu as caras nas apresentações dos grupos folclóricos. Alguns vereadores “Ajudam” com uma “Merreca’ uns grupos de quadrilha. É na miséria mesmo e acha que com isso estão ajudando ou fomentando a cultura em nossa cidade. Mera demagogia e das mais baratas.
********
Nunca vi, li, ouvi qualquer ação de algum dos vereadores, não só dessa, mas de várias outras legislações, publicaram alguma matéria contestando a realização de alguns eventos supostamente super faturados por emendas dos deputado que cansaram de acontecer em Porto Velho. E se aconteceram em Porto Velho os vereadores de Porto Velho tinham a obrigação de fiscalizar e nada fizeram porque as empresas envolvidas nessas eventos eram de “figurões”.
*******
Porém, alguns criticaram os prefeitos de legislações passadas por não proporcionarem à população de Porto Velho festa de réveillon.
********
Reclamaram que a prefeitura não promovia nenhum evento para a população e coisa & tal.
********
Aí a Funcultural promove o Réveillon e reúne milhares de pessoas a beira do rio Madeira e agora acham que o valor cobrado pela banda que participou da festa, foi super faturado.
*******
Em tudo quanto é canto, os prefeitos e governadores promovem suas festas juninas, com shows de artistas famosos. Não vamos longe não. A festa dos Bois de Parintins contam com apoio do governo do Amazonas e é apoio financeiro muito alto e nunca se ouviu dizer, que os deputados estaduais do Amazonas e os vereadores de Parintins, abriram processo de CPI para verificar se houve desvio de recursos. Eles pensam na valorização cultural do estado do Amazonas.
********
Em Porto Velho é “proibido’ fazer festa para o povo. Os arautos da moralidade que não podem viver sem os holofotes da hipocrisia, não deixam.
********
Você já viu algum vereador se pronunciando contra o descaso da Estrada de Ferro Madeira Mamoré? Por que eles não convocam o Manuel Português ou pelo menos acatam as denuncias que o Português posta todo dia nas redes sociais, alertando para o abandono do acervo da EFMM. Isso não dá Ibope!
.
Marcos Nobre se despede da Funcultural
Marcos Aurélio Cavalcante Nobre Junior o Marquinho da Funcultural, reuniu na manhã desta quarta feira 22, funcionários da entidade e convidados do segmento cultural como representantes da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon e Federação das Escolas de Samba – Fesec, além de músicos e artistas de vários segmentos, para comunicar, que estava se afastando da presidência da Fulcultural. “Solicitei ao prefeito o meu afastamento do cargo de Presidente, como uma forma de preservar a instituição, e todas as ações e programas que vem sendo desenvolvidos por aquele órgão. Responderei por tudo que vem acontecendo, deixem a Fundação e o movimento cultural seguir garantindo os avanços para o setor. Tamo junto até o osso muda-se de posição, mais a luta continua sendo a mesma” discursouMarcos Nobre.
O presidente da Fesec Hudson Mamede agradeceu em nome das escolas de samba o apoio recebido, durante a gestão do Marquinho. “Lamentamos que no momento em que a Funcultural começa a olhar com bons olhos o segmento das escolas de samba de Porto Velho aconteça essa saída. Espero que seu substituto dê prosseguimento aos projetos voltados para os desfiles carnavalesco de 2016, que já estão acontecendo, como é o caso do “Esquentando os Tamborins”, disse Mamede.
Pela Federon a secretária Mary Ciane expediu a seguinte nota: “Obrigada pelo carinho e por todas as palavras que destinou a mim quando estava desanimada e triste. Hoje eu quero dizer que a cultura nunca foi tão bem cuidada como nos últimos tempos. Você é um jovem ousado, de fibra e capaz. Digo mais, o movimento cultural precisa de você, nunca desista! Conte sempre conosco”.
Marcos caiu por suposto envolvimento em ações com suspeitas de irregularidades em realizações de eventos musicais ocorridos na capital.
De acordo com informações levantadas por nossa equipe de reportagem, Marcos Nobre foi exonerado por decisão do representante maior do município, o prefeito Mauro Nazif.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando