Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Amazônia Encena na Rua começa Sábado


 Amazônia Encena na Rua começa Sábado - Gente de Opinião

A V edição do Festival Amazônia Encena na Rua começa neste sábado às 18h com um Cortejo de abertura saindo da Praça das Caixas D’água, passando pelas ruas de Porto Velho até chegar na Arena Madeira Mamoré, onde acontece a abertura oficial e às 20h, o show musical “São Batuques”, com artistas de Macapá.

Domingo, a festa começa às 18h com os palhaços malabaristas de “La Imaginacion”, do grupo Juglarte (Venezuela), Logo depois, dança folclórica com a Cia. Yaporanga, “Do Repente” com a Cia. Lamira de Dança (TO), seguido de dois espetáculos de teatro: “Carro Caído”, com o grupo Nu Escuro (GO) e “O Auto da Folia de Reis”, do Grupo Corpos Teatro Independente (PI). Até o dia 29, o público vai poder prestigiar todos os dias, vários espetáculos de 32 grupos de todo o Brasil e um da Venezuela. A programação se baseia na arte de rua e inclui peças infantis, circenses, apresentações de dança, mímica e mágica.

Paralelamente ao Festival, acontece o II Seminário Amazônico de Teatro de Rua, composto por Rodas de Debates, que vão discutir de 23 a 27 temas como “Políticas públicas para as artes” e “A estética do teatro de rua”, sempre das 15 às 17h, também no Complexo da E.F.M.M.

Toda a programação do Festival Amazônia Encena na Rua, sinopses dos espetáculos, oficinas e debates pode ser encontrada no sitewww.oimaginarioro.com.br

O V Festival Amazônia Encena na Rua é uma realização do O Imaginário e Sesc Rondônia, e conta com o apoio da Fundação Iaripuna - Prefeitura de Porto Velho, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer - Secel, do Governo do Estado de Rondônia e do Instituto Itaú Cultural - Intercâmbio Rumos Teatro.

 

      


FOTO HISTÓRICA
 
Amazônia Encena na Rua começa Sábado - Gente de Opinião


O Festival Folclórico de Guajará Mirim – Duelo na Fronteira que é a disputa entre os bois Malhadinho (azul) e Flor do Campo (vermelho), este ano vai acontecer nos dias 10, 11 e 12 de agosto. Se você quer assistir a festa folclórica da Pérola do Mamoré deve reservar imediatamente vaga em hotel ou pousada, pois a afluência de turistas e muito grande
 


A prefeitura de Porto Velho através da Fundação Iaripuna, entrou pesado nas comemorações alusivas ao Centenário da Madeira Mamoré.

 

**********

 

O sambista e ativista cultural Waldison Pinheiro, diretor de cultura da Iaripuna, através do Departamento de Comunicação da municipalidade, está divulgando a maneira de como o governo municipal vai participar da festa.

 

*********

Serão 24 horas de programação, começando às 7 horas da manhã de 1º de agosto, indo noite adentro, até o dia dois. Esta será a chamada “Virada Cultural”. A proposta é da prefeitura de Porto Velho através da Fundação Cultural Iaripuna como parte das extensas atividades que realizará em comemoração ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

 

**********

Waldison Pinheiro, diretor de Arte e Cultura da Iaripuna, explica que uma atividade cívica prevista para ás 7 horas da manhã do dia 1º de agosto dá o ‘ponta pé’ inicial na Virada Cultural. “Teremos exposições, cultos ecumênicos, apresentações de artistas locais entre outras ações integradas que realizaremos em parceria com o governo do Estado. Porém a programação realizada pela prefeitura em comemoração ao Centenário não se resume a este dia. Começaremos neste final de semana (21) com apresentações teatrais, documentários e oficinas, no Complexo da EFMM, com o Festival Amazônia em Cena na Rua que dá início as atividades”, disse.

 

**********

No dia 30 serão divulgadas detalhadamente todas das atividades do Centenário. A programação se estende até novembro, contemplando as comunidades do Baixo Madeira e demais distritos de Porto Velho.   Durante os cinco meses seguintes uma série de atividades com ênfase na educação patrimonial e resgate da história da cidade e a relação com a Estrada de Ferro.

 

**********

Oficinas serão realizadas na EFMM, em comunidades ribeirinhas e escolas. Uma mini qualificação de pessoal para atender aos turistas no local e um seminário sobre as origens da cidade estão relacionadas. Também a confecção de uma cartilha intitulada: 'História do Vale do Madeira'; um concurso de artes plásticas com a temática e outro dissertativo, a nível comunitário e estudantil.

 

**********

Além da gravação de canções de artistas locais falando da Madeira Mamoré estão na programação.

*********

Isso quer dizer que agora podemos confirmar que Porto Velho terá realmente sua Virada Cultural. Acontece que a programação da Secel só vai das 6h00 até as 00h00 do dia 1º de agosto. Como a prefeitura está anunciando que sua programação só termina no dia 2 de agosto. A Virada ta confirmada.

 

*********

Por falar em centenário da Madeira Mamoré. Vejam o que o Arthur Quintela postou:

 

**********

Olá, amigo Silvio. Como vc, também fiquei indignado com a falta de dignidade de certas pessoas que só querem atrapalhar o que os outros fazem. Republiquei a coluna Lenha na Fogueira em meu blog e fiz chamada pelo facebook, incluindo seu blog. http://arturquintela.wordpress.com/2012/07/19/da-coluna-do-zekatraca-19-07-2012/

 

*********

Mas, ainda continuo achando que vc deveria colocar o nome da pessoa mentora dessa panacéia. Costumo "abrir o verbo" em meu blog por não estar alicerçado em nenhum partido ou político. Em minhas entranhas não corre o sujo sangue desses trapos que se assemelham aos humanos. Se eu tiver o nome (ou nomes), pode crer que publico. Abração fraterno e sincero Artur Quintela Gomes.

*********

Acontece que não me passaram o nome de quem entrou a tal denuncia!

 

*********

Tudo a ver:

 

***********

A edição de ontem, 18, do Diário Oficial da União publicou a nomeação do novo procurador-chefe do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO). Fábio de Oliveira chefiará o MPF/RO, substituindo Ercias Rodrigues, que foi para outra unidade do órgão, no Paraná.

 

***********

Fábio de Oliveira foi aprovado no 25º concurso para procurador da República, realizado em 2011. O MPF/RO é seu primeiro local de trabalho como procurador da República. Antes, ele atuou em Florianópolis como advogado, assessor parlamentar e professor universitário. Fábio de Oliveira fez graduação em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina, onde também cursou mestrado em 'Direito, Estado e Sociedade', voltado para Direito Público (Direito Administrativo e Constitucional).

 

**********

Que Deus ilumine suas decisões!

 

*********

O jornalista e cartunista Ziraldo Alves Pinto é convidado para 10ª edição do Festcineamazônia - Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo que será realizado de 6 a 10 de novembro de 2012, em Porto Velho, com entrada grátis. Além de homenageado, Ziraldo será o criador do cartaz desta edição do festival tendo o lendário Mapinguari como personagem central da ilustração.

 

*********

Depois da turma da Mônica, vem aí o MENINO MALUQUINHO!

      

 




 

FOLCLORE

A Roça é Nossa se apresenta em Tocantins

A quadrilha “A Roça é Nossa” campeão do Arraial Flor do Maracujá 2011, estará se apresentando no próximo domingo 22, em Palma (TO), representando Rondônia no Festival Nacional de Quadrilhas. De acordo com o presidente da entidade, folclorista Fernando Rocha o grupo saiu de Porto Velho na noite Amazônia Encena na Rua começa Sábado - Gente de Opiniãoda última quarta feira 18, composto de aproximadamente 100 pessoas entre brincantes, coordenadores e diretores, além de representantes da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon que oficialmente nomeou o também folclorista Joãozinho. “Acontece que o atual presidente da Federon e presidente do boi bumbá Az de Ouro Silfarnei Silva também embarcou”, disse Fernando.

A Roça é Nossa vai apresentar aos jurados na noite de domingo o tema: “Estrela de São João” que será desenvolvido por 30 pares.

A Federação nacional de Grupos de Quadrilha convidou o professor de educação física de Rondônia e noivo da quadrilha Rádio Farol  Ìtalo para compor o corpo de jurados.

Três ônibus foram disponibilizados para o grupo que no ano passado, ganhou a preferência dos jurados durante a apresentação na XXX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbas do Flor do Maracujá e por isso, ganhou o direito de representar o estado de Rondônia no Festival Nacional que vai acontecer na capital do estado de Tocantins.

A direção do grupo aproveita para agradecer o apoio do governo estadual através da Secel, deputado Zequinha Araujo e em especial aos familiares e patrões que liberaram os brincantes que tem como missão representar muito bem o estado de Rondônia. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)