Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Amazônia Encena na Rua volta para O Imaginário


Amazônia Encena na Rua volta para O Imaginário - Gente de Opinião

O Festival de Teatro Amazônia Encena na Rua, volta a ser organizado pelo grupo O Imaginário a partir deste ano de 2017. “Vamos comemorar 10 anos e nesta edição, vamos fazer uma justa homenagem aos 90 anos de Mestre Amir Haddad”, informa Chicão Santos.

Chicão presidente do Grupo O Imaginário disse que o apoio e o patrocínio conseguido até a presente data, é pouco para o tamanho que o grupo deseja, “Estamos abrindo e recebendo propostas de grupos, coletivos e artistas que estão em circulação pelo País e que queira incluir Porto Velho no roteiro”.

O Festival vai acontecer de 24 a 30 de julho na Arena Madeira Mamoré – Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Ha dez anos o ator, produtor, palhaço e dirtor de teatro Chicão Santos e sua esposa Zaine Diniz resolveram levar espetáculos teatrais para a Praça ou como se denomina esse estilo de apresentação, Para a Rua. Com o sucesso alcançado desde o primeiro ano, Chicão resolveu ampliar o Festival e passou a receber em Porto Velho, grupos de todos os estados brasileiros. “O Amazônia Encena na Rua chegou a ser considerado o maior espetáculo de rua do Brasil. O próprio Amir Haddad a maior autoridade no assunto, veio várias vezes a Porto Velho como convidado e foi quem o classificou o Amazônia Encena na Rua como o maior e o melhor festival de teatro de rua”, disse Chicão.

Além de proporcionar ao público de Porto Velho espetáculos com Companhia de renome nacional, o Amazônia Encena na Rua foi o responsável pelo surgimento de vários atores e atrizes local, além de produtores, diretores e roteiristas que circularam pelo Brasil com suas peças. “Criamos o Espaço Tapiri e passamos a ministrar oficinas voltadas para a produção teatral e formação de atores”, lembra o diretor.

Vamos ficar torcendo para que tudo ocorra como o planejado e O Imaginário apresenta pelo 10° ano o Festival Amazônia Encena na Rua.
 


Lenha na Fogueira

Ontem os carnavalescos de Porto Velho, ficaram com a orelha em pé, em virtude de uma matéria postada em determinado site de notícias, dando conta de que não haveria carnaval.

********

A manchete da matéria era: “Prefeitura não vai realizar o carnaval”. Eu estava junto com a Siça presidente da Banda do Vai Quem Quer, participando de um programa de televisão ao vivo, quando a noticia caiu no wats app.Amazônia Encena na Rua volta para O Imaginário - Gente de Opinião

********

A “Rainha” da Banda arregalou os olhos, olhou pro Ocampo que também estava participando do mesmo programa e ele também ficou abismado. Foi então que a assessoria da Banda, postou mensagem, dizendo que a Nota se referia a prefeitura de Pimenta Bueno. UFA!

*******

Todo mundo ficou aliviado. Na realidade, nem eu sabia que em Pimenta Bueno o carnaval é realizado, pois em 2012, quando o governo estadual patrocinou as festas carnavalescas de todo o estado e o secretário da Secel era o Francisco Leilson – Chicão e eu fazia parte da equipe, não lembro se Pimenta Bueno realizou carnaval popular. Lembro que o Chicão Santos foi enviado para acompanhar a festa carnavalesca de Cacoal que fica pertinho de Pimenta.

*******

Eu a Bebel e a Mary fomos fiscalizar os eventos que aconteceram em Rolim de Moura, Santa Luzia e Costa Marques. Outra equipe foi a Guajará Mirim e outra a Ariquemes assim como foram para Ji Paraná e Vilhena, mas, Pimenta não lembro não.

*******

De qualquer maneira a “falha'. foi de quem postou a notícia e não colocou na manchete, de onde era a prefeitura. Aí a turma de carnavalesco de Porto Velho pensou logo: Será que o Dr. Hildon se arrependeu e mandou o Ocampo cancelar a realização dos desfiles em Porto Velho?.

Amazônia Encena na Rua volta para O Imaginário - Gente de Opinião

Para tranquilidade de todos, Ocampo que estava participando do programa, confirmou que os desfiles carnavalescos em Porto Velho serão realizados e que a Chave da Cidade será passada ao Rei Momo na abertura do desfile da Banda do Vai Quem Quer no próximo dia 25 deste mês;

*******

Por falar em Ocampo, ele está sem dormir desde quando alguns funcionários do IPHAN postaram que vão denunciá-lo, por ele ter realizado a festa em comemoração aos 102 anos de instalação do município de Porto Velho na Madeira Mamoré.

*******

Os funcionário dó Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN (que os babacas insistem em pronunciar IFAN), porque são concursados e em consequência não podem ser molestados por nenhuma autoridade estadual ou municipal já que pertencem ao quadro da União, se acham no direito de sair por aí dedurando todo mundo. Aliás autuando!

*******

Passamos quatro anos com a Madeira Mamoré praticamente entregue as “traças” e esses funcionários do IPHAN, não fizeram nada. Não conseguiram nem tirar os vendedores ambulantes da Farquar. Não conseguiram conservar o Deck, não conseguiram livrar as peças do Museu da Madeira Mamoré da depredação provocada pela cheia do Rio Madeira.

********

Não fizeram nada quando o Banzeiro destruiu os trilhos do Triângulo e por aí vai. A única coisa que o IPHAN sabe fazer, além de atrapalhar o desenvolvimento turístico em Rondônia, é multar os órgãos governamentais e nada mais.

********

É muito fácil denunciar junto a Justiça, que o fulano não agiu corretamente só porque proporcionou a população de Porto Velho, um dia de lazer e muita cultura.

*******

Pergunta-se o que o IPHAN fez em prol do nosso Patrimônio Histórico/Cultural? Multou um bocado de órgãos e o dinheiro da multa deve estar servindo para pagar a gratificação dos seus funcionários para não fazer nada!

*******

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN deveria ser pronunciado mesmo com PH de Farmácia. Só que também deveriam trocar a sílaba AN por ODA. Diz aí como é que fica LUCIANA!

Inscrição para o concurso Internacional de Redação de Cartas


 




Estão abertas, até o dia 15 de março, as inscrições para o 46° Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado no Brasil pelos Correios.

O concurso é promovido em todo o mundo pela União Postal Universal (UPU) — entidade que reúne os operadores postais de 192 países — com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a expressarem a criatividade e aprimorarem seus conhecimentos linguísticos.

O tema dessa edição é: “Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo secretário-geral da ONU – Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”.

Redações - Para escrever suas redações, os estudantes podem buscar inspiração nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, material que pode ser acessado por meio do endereço

https://www.unicef.org/agenda2030/files/TWWW_A4_Single_Page_LowRes_Spanish.pdf.

As redações devem ser em formato de carta, escritas a mão, usando caneta esferográfica preta ou azul, contendo no máximo 900 palavras. O estudante interessado em participar deve passar por uma seleção prévia em sua escola. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações.

Prêmios – Os três primeiros colocados na fase estadual e as respectivas escolas recebem prêmios em dinheiro. O vencedor da fase nacional, além de troféu e R$ 5 mil, representará o Brasil na etapa internacional. A escola receberá o valor de R$ 10 mil.

Em 2016, o concurso teve a participação de mais de quatro mil escolas públicas e particulares em todo o Brasil. Laryssa da Silva Pinto, moradora de Porto de Trombetas, no Pará, foi a vencedora nacional e ficou com menção honrosa na fase internacional. O Brasil é o segundo país em número de vitórias no concurso, com três medalhas de ouro, atrás apenas da China, com cinco.

O regulamento completo do Concurso Internacional de Redação de Cartas está disponível no site dos Correios, no endereço http://www.correios.com.br/sobre-correios/sustentabilidade/vertente-social/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)