Sexta-feira, 3 de janeiro de 2014 - 05h03
Ano do centenário começa com espetáculo pirotécnico
As chamadas festas da virada do ano em Porto Velho começaram na tarde do dia 31, com o desfile do tradicional bloco de “sujo” Mistura Fina, que deu adeus ao ano velho e boas vindas ao ano novo, desfilando pelas ruas do centro histórico da cidade, com mais de quinhentos foliões melados de Maisena, a fantasia oficial do bloco e sendo puxado por uma banda composta por batuqueiros de várias escolas de samba e músicos de instrumentos de sopro. A concentração começou por volta das 15h00 e o desfile as 18h00.
Era apenas o esquenta para a festa oficial promovida pela prefeitura municipal de Porto Velho através da Funcultural, que começou as 20h00 na praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré com o shows da dupla sertaneja Alex & Ademir. Forrozão Patentear, que tocou até iniciar a contagem para a virada de ano.
Exatamente a meia noite O vice prefeito Dalton Di Franco com a presidente da Funcultural Jória Lima acionaram diretamente do camarote o dispositivo que deu inicio a queima de fogos de artifícios, instalados numa balsa ancorada no meio do rio Madeira. O público extasiado começou a aplaudir o espetáculo pirotécnico, Foram 10 minutos de espetáculo super colorido. A cada estouro o céu era colorido com fragmentos que desabrochavam em formas diversas.
Após o espetáculo pirotécnico o povo se concentrou na apresentação da banda forró pé de serra Fala Mansa que finalizou seu show homenageando Luiz Gonzaga através de composições no ritmo “Arrasta Pé” o que fez o público, estimado em aproximadamente 40 mil pessoas, dançar animadamente nos passos de “quadrilha junina”.
O Réveillon do Madeira produzido e coordenado pelo Instituo Viver que tem a frente o Rocélio, também instalou uma tenda com música eletrônica com vários DJs se revezando. No palco principal a escola de samba Asfaltão foi a responsável pelo show musical que encerrou a programação de boas vindas ao ano de 2014 quando o município de Porto Velho comemora 100 anos de criação
Lenha na Fogueira
O show da virada promovido pela prefeitura de Porto Velho através da Funcultural e coordenado pelo Instituto Viver, sem sombra de dúvida foi sucesso.
********
Graça a sugestão da presidente da Funcultural Jória Lima, a administração do prefeito Mauro Nazif, entra para a história como a primeira do município, a realizar espetáculo pirotécnico, na virada de ano.
********
É isso mesmo, jamais a prefeitura municipal de Porto Velho tinha realizado show pirotécnico ou outro qualquer durante a Virada de Ano.
********
Geralmente quem promovia a festa era o governo estadual, nem mesmo a administração anterior, que foi a que mais contou com recursos, proporcionou ao público de Porto Velho um espetáculo pirotécnico no estilo do que foi visto na virada de 2013 para 2014.
*******
Se a memória não me falha, o último governador que presenteou a população de Porto Velho com espetáculo semelhante, foi o Oswaldo Piana.
********
O governador Cassol realizou o show da virada apenas com apresentação musical, com os cantores DJ Maluco $ Aladim e a Banda Dejavur. Não teve pirotecnia.
********
Aproximadamente 40 Mil pessoas marcaram presença no complexo turístico Madeira Mamoré, para apreciar os shows artísticos com a dupla Alex & Aladim, Forrozão Patentear (ótimo), Fala Mansa, Escola de Samba Asfaltão e vários DJs.
********
A beira do rio Madeira há muito tempo não concentrava tanta gente como foi o caso do show da Virada de 2013/2014.
********
Acho que a última grande concentração de público na proporção da acontecida no show da virada deste ano, foi quando o Teixeirão inaugurou o retorno da viagem do trem da EFMM até a cachoeira do Teotônio na década de 1980.
********
Antes disso, foi no dia 10 de julho de 1972 quando o governo federal através do 5º BEC encerrou as viagens dos trens da Madeira Mamoré de Porto Velho a Guajará Mirim.
********
Depois meus amigos, foi agora na Virada de 2013/2014. Quando o público compareceu em massa e amanheceu o dia no Mercado Central.
*********
Por falar nisso, amanhã 4 de janeiro, é o aniversário da instalação do Estado de Rondônia. 32 anos.
********
Pelo menos até o fechamento desta coluna, o governo estadual não havia distribuído nenhuma nota dizendo se vai acontecer alguma solenidade em comemoração à data.
********
O Cerimonial foi consultado e disse que não tinha nada programado.
*********
Será que a atual administração, depois que leu as previsões do Babalorixá Márcio de Castro publicadas no Diário da Amazônia:
********
“Eu vejo dificuldades para o governador Confúcio Moura e novidades para Rondônia. Um novo nome ainda vai se destacar na política do estado...”.
********
E por isso não autorizou a realização de qualquer evento, para festejar o aniversário de instalação do estado de Rondônia, o nosso 4 de Janeiro.
*********
Quem sabe na última hora, aconteça alguma coisa. Aliás há muito tempo não se festeja com grande pompa o aniversário do estado de Rondônia. No governo Cassol, a tropa desfilava pela Presidente Dutra e a Secel fazia de conta que montava uma exposição de artes plásticas, e artesanato e o público (funcionário do palácio Presidente Vargas), fingia que apreciava e pronto.
********
No primeiro ano do atual governo, aconteceram apresentações folclóricas com os Bois Diamante Negro e Corre Campo de Porto Velho e Malhadinho e Flor do Campo de Guajará, mais a quadrilha Rádio Farol. Depois disso nient.
********
Bom mesmo, além do réveillon, foi o desfile do bloco Mistura Fina!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando