Quinta-feira, 7 de agosto de 2014 - 05h11
Após mediação do Ministério Público do Estado de Rondônia, o Município de Porto Velho e o Estado de Rondônia garantiram apoio à realização do Arraial Flor do Maracujá, tradicional evento cultural que ocorre há 32 anos na Capital. Em reunião realizada nesta terça-feira (05), na sede do MPRO, a Fundação Cultural (Funcultural) anunciou a cessão de espaço para a festa, enquanto que a Superintendência de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel) assentiu o fornecimento de estrutura para o evento. Como já definido em reunião anterior, na sede do MPRO, a partir de 2014, o Flor do Maracujá passa a ser de responsabilidade da Federação dos Grupos Folclóricos e Bois-bumbás (Federon), deixando de ser uma promoção do Poder Público.
Coordenada pelo Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, a reunião desta terça-feira teve a presença do Promotor de Justiça da Saúde, Shalimar Christian Priester; da Superintendente da Secel, Eluane Martins; do presidente da Funcultural, Christian Camurça; do presidente da Federação dos Grupos Folclóricos e Bois-bumbás (Federon), Francisco Fernando Rodrigues; do produtor cultural Denis Carvalho, além de representantes de quadrilhas e bois-bumbás.
Na ocasião, o presidente da Funcultural anunciou a cessão de área do Município, com tamanho correspondente a dois campos de futebol, localizada na avenida José Vieira Cahulla, com avenida Mamoré. Já a Secel deverá formalizar apoio para estruturação do local.
Com o repasse da gestão do Arraial Flor do Maracujá para a Federon, a entidade poderá explorar comercialmente a festa, com o aluguel de espaços para barracas de alimentos e estacionamentos. Presente à reunião, o Promotor de Justiça da Saúde, Shalimar Christian Priester, afirmou que os serviços a serem ofertados durante o evento, dentre os quais os de alimentação, deverão obedecer às normas legais. “Nossa preocupação é com a segurança da população”, disse.
Termo de Cooperação
Durante o encontro, ficou definida a realização de uma nova reunião para a próxima sexta-feira (08), oportunidade em que será construído um Termo de Cooperação com os órgãos envolvidos no evento. Serão convidados representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária Municipal e demais órgãos do Município.
As discussões estabelecidas em torno da realização do Flor do Maracujá são um desdobramento das tratativas que o MP vem mantendo com representantes da Federon, após emitir notificação recomendatória em que orienta o Estado de Rondônia a se abster de destinar verbas públicas, ainda que oriundas de emenda parlamentar, para patrocinar as despesas com realização de festas carnavalescas, eventos culturais ou religiosos.
A respeito da recomendação, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, vem afirmando que a medida extrema teve como objetivo impedir a aplicação de recursos públicos em eventos que não tenham relação com a cultura e o folclore. Entretanto, cada caso será analisado separadamente, a partir da recomendação.
Fonte: Ascom MPRO
Lenha na Fogueira
Agora é pra valer! Graças à intervenção do Ministério Público, através do Procurador Geral de Justiça Héverton Aguiar o Arraial Flor do Maracujá vai acontecer de verdade. Tudo ficou definido na reunião que aconteceu na última terça feira 05, da qual participaram, a Superintendente da Secel Eluane Martins, presidente da Funcultural de Porto Velho Christian Camurça, Gerente e Cultura da Secel Joaquim Pedro, presidente da Federon Fernando Rocha e vários dirigentes de grupos folclóricos, mais o Promotor de Justiça da Saúde, Shalimar Christian Priester;
*******
Na reunião ficou definido que o Flor do Maracujá será de responsabilidade da Federon com o apoio do governo do estado e da prefeitura municipal.
********
Para fechar os mínimos detalhes da realização da festa, amanhã sexta feira 08, as 9h00, acontecerá em reunião convocada pelo Procurador Héverton à assinatura do Termo de Cooperação com os órgãos envolvidos no evento. Será convidados representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária Municipal e demais órgãos do Município.
********
O Promotor de Justiça da Saúde Shalimar Christian Priester ontem a tarde foi verificar se o local tem condição de abrigar o Flor do Maracujá, com ele o Produtor Denis Carvalho pela Federon. Após fazer algumas recomendações o Promotor aprovou o local o que quer dizer, que o Arraial Flor do Maracujá pode ser montado na Caula com a Mamoré.
********
O artista plástico e projetista João Zoghbi numa coincidência que raramente acontece, foi solicitado e criou em menos de meia hora o cartaz de divulgação do 33° Flor do Maracujá que agora passar a ser Festival Folclóricos Flor do Maracujá.
*******
Quando escrevo coincidência, é porque foi o Zoghbi que criou o cartaz da 1ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá em 1982. A arte do Zoghbi foi aprovada e elogiada por unanimidade. Valeu artista velho de guerra.
*******
O interessante é que em todas as reuniões que aconteceram no MP as maiorias dos representantes de grupos são dos Bois Bumbás, o pessoal das quadrilhas comparecem em menor número. O único grupo que não participou de nenhuma reunião foi o Boi Bumbá Vencedor que está prestes a ser punido pela Comissão Disciplinar da Federon, por não ter se apresentado na Mostra de Cultura Santiago Maior e nem no Arraial da AFA.
*******
Por falar em quadrilha, a JUABP embarcou para Brasília onde participa do Arraial Brasil neste final de semana. O retorno está previsto para terça feira e se Deus quiser, com o troféu de campeã. Vamo que vamo Tsunami do Norte.
********
Domingo 10, dia dos pais, a Rádio Farol promove o III São João das Estrelas. Melhor casal de noivo mirim e adulto e o festival de musica com o tema centenário de Porto Velho.
********
A festa da Rádio Farol está prevista para começar ao meio dia e terminar as 20h00 na quadra coberta do Sesc Esplanada.
*******
Mudando de pau pra cacete e entrando num meio que muitos acham que, por sermos colunista cultural, não devemos nos posicionar contra ou a favor. Tô falando de política partidária, de eleição 2014.
*******
O Tribunal Eleitoral deferiu tudo quanto foi registro de candidatura daqueles que muitos estavam apostando que ficariam fora do pleito.
*******
Agora sim, vou ficar esperando a coluna do Carlão para saber quem realmente vai ter condição de chegar bem no dia 5 de outubro.
*******
Vamos ficar sabendo quem tem fôlego para enfrentar a maratona da campanha até o final.
********
A temporada de caça (aos votos) está oficialmente aberta.
A dama do Estácio está na
abertura do Curta Amazônia
O filme média metragem "A dama do Estácio", que tem no papel principal a atriz global e premiadíssima Fernanda Montenegro, será exibido na Mostra Competitiva na Unir/Centro dia 11 de agosto a partir das 19 horas, quando começa a quinta edição do Curta Amazônia em Porto Velho.
Na linha de curta metragem em destaque na abertura do Festival é o filme “Se eu demorar uns meses”, de Giovanni Franscischelli e Lívia Perez, documentário poético sobre o ambiente prisional do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), policial especializada em crimes políticos.
Na sessão de longa metragem super importante que também estará na abertura do Festival é o documentário, “Amazônia Desconhecida”, uma produção paulista, dos diretores Eduardo Rajabally e Daniel Augusto.
Na linha de animação se destacam dois bons curtas metragens na abertura do Festival, os filmes: “Graffiti Dança”, de Rodrigo Eba! Outro destaque é a produção paraense “Turma do Jambu – Seu Lobo”, de José Paulo Vieira da Costa.
A proposta de trazer filmes para Rondônia é também proporcionar e lançar novos talentos no mercado cinematográfico, atores, atrizes, diretores que passam pelos festivais de cinema. O glamour e sucesso vai de cada um, de cada época, de estar presente num grande filme de sucesso. Curta Amazônia é isso Cinema, reflexão, cultura e formação!
Importantes marcas rondonienses e nacionais participam e potencializam a produção cultural rondoniense, como os refrigerantes TUPI, Sesc Rondônia, Júnior Sun, as marcas públicas Universidade Federal de Rondônia/Unir, Secretaria Municipal do Meio Ambiente/Sema da PMPV, Biblioteca Municipal Francisco Meireles, Dade/Semed, as parcerias à nível nacional do curso de Roteiro de filmes: Canne, Fundaj, SaV, MinC, MEC, e apoio local da ABD seção Rondônia, Iphan Rondônia, Casa de Cultura Ivan Marrocos.
Fonte: Ascom
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando