Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado


Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de Opinião

Após mediação do Ministério Público do Estado de Rondônia, o Município de Porto Velho e o Estado de Rondônia garantiram apoio à realização do Arraial Flor do Maracujá, tradicional evento cultural que ocorre há 32 anos na Capital. Em reunião realizada nesta terça-feira (05), na sede do MPRO, a Fundação Cultural (Funcultural) anunciou a cessão de espaço para a festa, enquanto que a Superintendência de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel) assentiu o fornecimento de estrutura para o evento. Como já definido em reunião anterior, na sede do MPRO, a partir de 2014, o Flor do Maracujá passa a ser de responsabilidade da Federação dos Grupos Folclóricos e Bois-bumbás (Federon), deixando de ser uma promoção do Poder Público.

Coordenada pelo Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, a reunião desta terça-feira teve a presença do Promotor de Justiça da Saúde, Shalimar Christian Priester; da Superintendente da Secel, Eluane Martins; do presidente da Funcultural, Christian Camurça; do presidente da Federação dos Grupos Folclóricos e Bois-bumbás (Federon), Francisco Fernando Rodrigues; do produtor cultural Denis Carvalho, além de representantes de quadrilhas e bois-bumbás.

Na ocasião, o presidente da Funcultural anunciou a cessão de área do Município, com tamanho correspondente a dois campos de futebol, localizada na avenida José Vieira Cahulla, com  avenida Mamoré. Já a Secel  deverá formalizar apoio para estruturação do local.Gente de Opinião

Com o repasse da gestão do Arraial Flor do Maracujá para a Federon, a entidade   poderá explorar comercialmente a festa, com o aluguel de espaços para barracas de alimentos e estacionamentos. Presente à reunião, o Promotor de Justiça da Saúde, Shalimar Christian Priester, afirmou que os serviços a serem ofertados durante o evento, dentre os quais os de alimentação, deverão obedecer às normas legais. “Nossa preocupação é com a segurança da população”, disse.

Termo de Cooperação

Durante o encontro, ficou definida a realização de uma nova reunião para a próxima sexta-feira (08), oportunidade em que será construído um Termo de Cooperação com os órgãos envolvidos no evento. Serão convidados representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária Municipal e demais órgãos do Município.

As discussões estabelecidas em torno da realização do Flor do Maracujá são um desdobramento das tratativas que o MP vem mantendo com representantes da Federon, após emitir notificação recomendatória em que orienta o Estado de Rondônia a se abster de destinar verbas públicas, ainda que oriundas de emenda parlamentar, para patrocinar as despesas com realização de festas carnavalescas, eventos culturais ou religiosos.

A respeito da recomendação, o Procurador-Geral de Justiça, Héverton Alves de Aguiar, vem afirmando que a  medida extrema teve como objetivo  impedir a aplicação de recursos públicos em eventos que não tenham relação com a cultura e o folclore. Entretanto, cada caso será analisado separadamente, a partir da recomendação.

Fonte: Ascom MPRO                  


Lenha na Fogueira

Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de Opinião
 

Agora é pra valer! Graças à intervenção do Ministério Público, através do Procurador Geral de Justiça Héverton Aguiar o Arraial Flor do Maracujá vai acontecer de verdade. Tudo ficou definido na reunião que aconteceu na última terça feira 05, da qual participaram, a Superintendente da Secel Eluane Martins, presidente Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de Opiniãoda Funcultural de Porto Velho Christian Camurça, Gerente e Cultura da Secel Joaquim Pedro, presidente da Federon Fernando Rocha e vários dirigentes de grupos folclóricos, mais o Promotor de Justiça da Saúde, Shalimar Christian Priester;

*******

Na reunião ficou definido que o Flor do Maracujá será de responsabilidade da Federon com o apoio do governo do estado e da prefeitura municipal.

********

Para fechar os mínimos detalhes da realização da festa, amanhã sexta feira 08, as 9h00, acontecerá em reunião convocada pelo Procurador Héverton à assinatura do Termo de Cooperação com os órgãos envolvidos no evento. Será convidados representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária Municipal e demais órgãos do Município.

********

O Promotor de Justiça da Saúde Shalimar Christian Priester ontem a tarde foi verificar se o local tem condição de abrigar o Flor do Maracujá, com ele o Produtor Denis Carvalho pela Federon. Após fazer algumas recomendações o Promotor aprovou o local o que quer dizer, que o Arraial Flor do Maracujá pode ser montado na Caula com a Mamoré.

********

Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de OpiniãoO artista plástico e projetista João Zoghbi numa coincidência que raramente acontece, foi solicitado e criou em menos de meia hora o cartaz de divulgação do 33° Flor do Maracujá que agora passar a ser Festival Folclóricos Flor do Maracujá.

*******

Quando escrevo coincidência, é porque foi o Zoghbi que criou o cartaz da 1ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá em 1982. A arte do Zoghbi foi aprovada e elogiada por unanimidade. Valeu artista velho de guerra.

*******

O interessante é que em todas as reuniões que aconteceram no MP as maiorias dos representantes de grupos são dos Bois Bumbás, o pessoal das quadrilhas comparecem em menor número. O único grupo que não participou de nenhuma reunião foi o Boi Bumbá Vencedor que está prestes a ser punido pela Comissão Disciplinar da Federon, por não ter se apresentado na Mostra de Cultura Santiago Maior e nem no Arraial da AFA.

*******

Por falar em quadrilha, a JUABP embarcou para Brasília onde participa do Arraial Brasil neste final de semana. O retorno está previsto para terça feira e se Deus quiser, com o troféu de campeã. Vamo que vamo Tsunami do Norte.

********

Domingo 10, dia dos pais, a Rádio Farol promove o III São João das Estrelas. Melhor casal de noivo mirim e adulto e o festival de musica com o tema centenário de Porto Velho.

********

A festa da Rádio Farol está prevista para começar ao meio dia e terminar as 20h00 na quadra coberta do Sesc Esplanada.

*******

Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de OpiniãoMudando de pau pra cacete e entrando num meio que muitos acham que, por sermos colunista cultural, não devemos nos posicionar contra ou a favor. Tô falando de política partidária, de eleição 2014.
 

Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de Opinião

 

*******

Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de OpiniãoO Tribunal Eleitoral deferiu tudo quanto foi registro de candidatura daqueles que muitos estavam apostando que ficariam fora do pleito.

Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de Opinião
 

*******


Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de OpiniãoApós mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de OpiniãoAgora sim, vou ficar esperando a coluna do Carlão para saber quem realmente vai ter condição de chegar bem no dia 5 de outubro.

*******

Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de OpiniãoVamos ficar sabendo quem tem fôlego para enfrentar a maratona da campanha até o final.


Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de Opinião
 

********

Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de OpiniãoA temporada de caça (aos votos) está oficialmente aberta.
 



 

A dama do Estácio está na
abertura do Curta Amazônia

Após mediação do MP, Flor do Maracujá será realizado - Gente de Opinião

O filme média metragem "A dama do Estácio", que tem no papel principal a atriz global e premiadíssima Fernanda Montenegro, será exibido na Mostra Competitiva na Unir/Centro dia 11 de agosto a partir das 19 horas, quando começa a quinta edição do Curta Amazônia em Porto Velho. 

Na linha de curta metragem em destaque na abertura do Festival é o filme “Se eu demorar uns meses”, de Giovanni Franscischelli e Lívia Perez, documentário poético sobre o ambiente prisional do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), policial especializada em crimes políticos. 

Na sessão de longa metragem super importante que também estará na abertura do Festival é o documentário, “Amazônia Desconhecida”, uma produção paulista, dos diretores Eduardo Rajabally e Daniel Augusto. 

Na linha de animação se destacam dois bons curtas metragens na abertura do Festival, os filmes: “Graffiti Dança”, de Rodrigo Eba! Outro destaque é a produção paraense “Turma do Jambu – Seu Lobo”, de José Paulo Vieira da Costa.

A proposta de trazer filmes para Rondônia é também proporcionar e lançar novos talentos no mercado cinematográfico, atores, atrizes, diretores que passam pelos festivais de cinema. O glamour e sucesso vai de cada um, de cada época, de estar presente num grande filme de sucesso. Curta Amazônia é isso Cinema, reflexão, cultura e formação!

Importantes marcas rondonienses e nacionais participam e potencializam a produção cultural rondoniense, como os refrigerantes TUPI, Sesc Rondônia, Júnior Sun, as marcas públicas Universidade Federal de Rondônia/Unir, Secretaria Municipal do Meio Ambiente/Sema da PMPV, Biblioteca Municipal Francisco Meireles, Dade/Semed, as parcerias à nível nacional do curso de Roteiro de filmes: Canne, Fundaj, SaV, MinC, MEC, e apoio local da ABD seção Rondônia, Iphan Rondônia, Casa de Cultura Ivan Marrocos.

Fonte: Ascom

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)