Quarta-feira, 29 de junho de 2011 - 05h57
A área onde o Arraial Flor do Maracujá vai acontecer, a partir desta quinta feira 30, que fica no quadrilátero das ruas Imigrantes, Tiradentes, João Goulart e Cipriano Gurgel, já está asfaltada e com a decoração instalada. Este ano a coordenação do Arraial contratou a equipe comanda pelos artistas Ednart e Dayna (de Parintins) que criaram os motivos da decoração, tudo baseado nos trinta anos da existência da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que começou em 1982, na quadra de esportes do colégio Rio Branco, e em 1983 foi para o espaço do hoje Complexo Esportivo Deroche Pequeno Franco e em 1990 foi montado nas proximidades da Esplanada das Secretarias. Nos anos de 2004 e 2005 a festa aconteceu no Parque de Exposições da Expovel e em 2006 o então secretário Ocampo fez um acordo com o General Pinto Homem do Exér4cito e conseguiu a liberação novamente do espaço das proximidades da Esplanada das Secretarias.
Ano passado, o Arraial foi montado no espaço da Sabenauto fato que volta a acontecer este ano de 2011.
Ontem pela manhã, os representantes das emissoras de televisões que estarão transmitindo as apresentações dos grupos folclóricos, estiveram reunidos com o secretário da Secel Francisco Leilson Chicão quando ficou decidido os espaços dentro do “curral” de dança, que poderão ser utilizados pelos câmeras, iluminadores e técnicos das televisões durante suas transmissões.
Este ano a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás vai ser transmitido pelas seguintes redes de televisão: Amazon Sat (transmitindo para o Brasil e vários outros países), Rede Record News (para o Brasil e mais 157 países), TV Allamanda (para o estado de Rondônia); RedeTV-RO (para o estado de Rondônia, Brasil e dezenas de outros países).
Nesta quarta feira, será testado o sistema de sonorização e iluminação além dos ajustes da iluminação do “curral” de dança.
O Flor do Maracujá inicia nesta quinta feira 30, com o show do grupo pernambucano Quinteto Violado.
O festival que vai envolver mais de trinta grupos folclóricos começa pra valer na próxima sexta feira dia 1º de julho.
E o Boi Garantido foi o grande campeão do 46º Festival de Parintins.
**********
Dois décimos fizeram a diferença. Tudo por culpa de um diretor do Caprichoso que achou de protestar sobre a nota da jurada que veio do Piauí que pontuou em centésimos, quando o regulamento dizia que a pontuação deveria ser em décimos. Sendo assim, o Caprichoso que estava na frente, justamente naquele quesito, por falta de atenção de um diretor, perdeu o “jogo”, pois a direção do festival resolveu anular a nota da jurada e deu 10 para os dois bois.
**********
Diz o ditado: “Malandro demais se atrapalha”.
*********
Por falar em Bumbá, os dirigentes do Boi Vencedor embaraçaram ontem rumo a Guajará Mirim para buscar as indumentárias (todas), que serão usadas pelos seus brincantes na XXX Mostra de Bois Bumbás do Flor do Maracujá.
*********
Não só as fantasias do Vencedor vêem de Guajará Mirim, os batuqueiros, e uma tribo que está sendo ensaiada pelo Cleito do Boi Malhadinho e que deve ser também o Pajé do Boi do Fábio Góes.
*********
Os cenários e alegorias foram feitos pelo artesão do Malhadinho de Guajará Mirim K-Bral e equipe.
**********
Os personagens também vêem da Pérola do Mamoré.
*********
Outro grupo de Boi que está importando personagem de Guajará Mirim é o Marronzinho que tem como presidente do Estevam.
*********
O Marronzinho está trazendo a Sinhazinha da Fazenda e a Cunhã Poranga.
********
Importação por importação! Segundo o presidente e Amo do Boi Vencedor Fábio Góes a toada que o Aluizio Guedes anda dizendo que será a música que vai concorrer ao quesito melhor toada (letra e música), é uma montagem de uma toada do Corre Campo e outra do Diamante Negro de Nova Olinda do Norte. Inclusive, o Fábio tem as duas toadas gravadas no celular e mostra pra quem quiser ouvir.
*********
Se isso for verdade, é necessário que a Comissão de Jurados da Mostra fique esperta e tome as devidas providências.
**********
Enquanto isso, as toadas do Az de Ouro é uma adaptação das toadas que o compositor Melquias fez para um Boi Mirim de Parintins.
**********
Se for assim, só quem vai cantar toada própria são os bumbas Corre Campo, Marronzinho, Vencedor e Tira Teima o resto é plágio ou adaptação.
*********
Uma coisa é certa, a disputa entre os bumbas não vai ser fácil no Flor do Maracujá deste ano.
*********
É por isso que a coordenação da Mostra está trazendo os jurados de Manaus (AM) e Rio Branco (AC).
*********
Voltando as transmissões do Flor do Maracujá.
********
A festa do governo de Rondônia, é a única no Brasil que é transmitida por todos os canais de televisão.
********
Allamanda (SBT), RedeTV-RO (Rede TV). Amazon Sat (UHF), TV Rondônia (Rede Amazônica), TV Candelária (Record), Rede Record News (rede Record).
*********
Não tem carnaval do Rio de Janeiro, Festival de Parintins, Carnaboi de Manaus e nem Duelo da Fronteira de Guajará que receba tanta atenção por parte da mídia televisiva, como o Arraial Flor do Maracujá
*********
Sem falar nos sites, nos jornais impressos e nas emissoras de rádio que transmitem a festa.
********
Não é pra me gabar não, mas, como Amo do Corre Campo estarei cantando minhas toadas, para milhões de pessoas que estarão assistindo o Flor do Maracujá pelo mundo.
*********
E a fumaça da chaminé do prédio do relógio já está ficando fraca. O bombeiro Confúcio já tomou as providencias e o fogo está baixando. Ontem umas brasinhas insistiam em permanecer acesas!
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando