Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Argila como parte do espetáculo


Argila como parte do espetáculo  - Gente de Opinião

Envolver o corpo e o rosto com argila e explorar os territórios cruzados da dança, artes visuais e teatro. Essa é uma tendência que foi apresentada para os atores e dançarinos de Porto Velho, que podem, a partir de agora, além da criatividade, usar a matéria-prima para chamar a atenção do público, nas performances que produzem. A técnica foi apresentada na oficina Desfiguração, conduzida por Elisa Schimidt, que abriu vagas gratuitas para pessoas interessadas na arte.

Durante a oficina os participantes ficaram à vontade para fazer a chamada “investigação” do contato com a argila com o corpo e rosto e com isso atenderam a um dos parâmetros da pesquisa, que envolve identidade e ritual introduzidos por estratégias de composição de faces para o rosto (máscaras) e esculturas, para o corpo.Argila como parte do espetáculo  - Gente de Opinião

Outra proposta foi que os participantes explorassem diversos movimentos do corpo em contraponto ao espaço disponível para se movimentarem. “Gostei muito porque é novo para nós. O contato é diferente e proporciona relação do corpo com o espaço. É um desafio”, diz Gilca Macedo Lobo, diretora da Cia G. Dança, que participou das aulas. Ela adiantou que está preparando um espetáculo para o mês de dezembro, no qual serão inseridos experimentos com a argila.

Ao final da oficina, que teve duração de oito horas, os participantes fizeram apresentações de solo intitulada “Solo entre Terra” e utilizaram, além da argila, tinta e outros objetos, como bijuterias de uso pessoal e ficaram a livres para compor o projeto experimental e cumprir o enunciado proposto à performance: o intérprete vasculha rastros de obscuridade da violência social e as reinscreve em cena, propondo um intervalo à ordem sancionada. A ação consiste na revelação do trauma, das deformidades, expondo uma face sombria humana, recorrente em uma história de dominações totalitárias.

“A proposta foi lançada. A apresentação também foi interessante porque pudemos ver como reagimos”, define Gilca.

A oficina e apresentações solo foram realizadas no teatro Um do Sesc. Este projeto foi desenvolvido este ano em outras capitais brasileiras e contemplado com o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013.


Lenha na Fogueira

A bruxa ta solta lá pras bandas da Secel. A tesoura começou a funcionar e tem muita gente com a “barba de molho”.

*********Argila como parte do espetáculo  - Gente de Opinião

Diz o fofoqueiro: “Escreveu não leu, a tesoura comeu”, parece até o Coxinha que está vindo por ai de novo.

********

Ontem o Coordenador dos Pontos de Cultura José Monteiro, foi exonerado do ‘jeitim’ que diz a letra da música: “Sem qualquer explicação...”.

*********

A guilhotina da Secel começou a funcionar há alguns dias, quando “cortou” a cabeça do Kim Gerente de Cultura. A Superintendente não foi nada tolerante, principalmente com o Zé Monteiro, pois, de acordo com determinação do governador, todos os secretários, superintendente, diretores enfim os que respondem por cargo de confiança devem colocar seus cargos a disposição do governo até o próximo dia 2 de dezembro.

********

Quer dizer, ela a Superintendente, bem que poderia esperar mais cinco dias, quando o Monteiro teria por “obrigação” que entregar sua carta de demissão. Aí todo mundo ficaria bem na foto.

********Argila como parte do espetáculo  - Gente de Opinião

Passei ontem pela Secel e o que vi foi um bocado de gente cabisbaixa, o clima tava de terror. Quando souberam da exoneração do Monteiro foi que astral baixou de vez.

********

Acontece que, como a Secel não tem quadro de funcionários, todos os que assinam ponto lá, são na maioria CDS, daí a preocupação com a onda de exoneração, que pode tomar conta de uma das salas do segundo andar do prédio onde fica a Seduc.

********

Tem gente que não colocou só a Barba de Molho, ta com o corpo todo imergido em Tina com tudo quando é ungüento, usado nos terreiros de Umbanda e Candomblé pra tirar as mandingas.

********

Já não se encontra com facilidade “Vela de Sete Dias”, nas casas especializadas. Galinha preta, cachaça, farinha de cuzcuz e outras iguarias para fazer o EBÓ (Oferenda a ser feita para os ancestrais ou orixá em agradecimento por benção recebidas ou na intenção de resolver problemas ou obstáculos, abrir portas e oportunidades).

*********

Apesar de que, tudo indica que a atual superintendente da Secel, não vai querer retornar ao cargo de Superintendente quando o novo governo Confúcio for instalado.

********

Tão dizendo que ela prefere ficar como Presidente da Fundação do Teatro. Daí não ter porque está demitindo o pessoal que ainda resta na Secel.

********

Já foi o Gerente de Cultura, o Coordenador dos Pontos de Cultura e daqui a pouco o negócio chega no Esporte, Casa da Cultura e quem sabe, no Aluizio Ferreira e outros Cedels.

*******

Por falar em Teatro Palácio das Artes Rondônia e Teatro Guaporé a programação deste final de semana ta das melhores, nas duas casas de espetáculos.

*******

O Teatrão Palácio das Artes Rondônia abriga apresentações de dança.

Argila como parte do espetáculo  - Gente de Opinião

*******

E o teatrinho Guaporé a apresentação da Escola de Música Villa-Lobos até sábado.

*******

A galera que gosta de rock deve agendar o show da Banda Nitro que vai acontecer sábado dia 29, no Sesc Esplanada as 20h00.

*********

Segundo o produtor Denis Carvalho durante a apresentação da Nitro, estarão sendo captadas imagens para a produção do novo Videoclip da Banda. Vamos lá!

********

E no batuque de Santa Bárbara os tambores estão rufando desde ontem e só param no dia de São Sebastião 20 de janeiro de 2015. O batuque está completando 100 anos em atividade em Porto Velho e por isso, a festa tem tudo para ser das melhores. Vai lá filho e filha de santo. Endereço é bairro Vila Tupi.

*******

Enquanto isso, amanhã sexta feira 28, começa os festejos relativos ao Dia do Samba com o show do Adalto Magalha direto do Rio de Janeiro. Agenda aí sambista!


Diplomatas do Samba
apresenta Gigantes do SambaArgila como parte do espetáculo  - Gente de Opinião

No próximo sábado dia 29, a escola de samba Os Diplomatas coordena a segunda apresentação do Projeto “Gigantes do Samba”.

O evento vai acontecer na Casa da Cultura Ivan Marrocos em Porto Velho a partir das 12h00.

Esse é um Projeto que visa agregar todos os sambistas de Porto Velho ou seja, os “Gigantes do Samba”, e os amantes desse ritmo que é o samba. De acordo com os idealizadores do Projeto a cada mês a reunião de sambistas vai acontecer em uma região da cidade.  “Eu meu amigo Kabeção, Eudson (bloco Calixto) e o Alemão, convidamos o meu parceiro Nilson do Cavaco, assim como muitos sambistas a fazerem parte dessa roda Gigante de Samba”, disse Edgley Queiroz.

O Projeto Gigantes do Samba foi aberto no “Pagodeiros Beer” do Marcão e recebeu grande público que cantou e dançou samba a tarde toda. Segundo Edglay o segundo encontro vai contar com o apoio da direção da Escola de Samba Os Diplomatas dirigida pelo sambista Marcel Fabiano, que em contato com o Carlinhos Maracanã, conseguiu o espaço da Casa da Cultura Ivan Marrocos para realizar o 2 ° Gigantes do Samba. “Sou filho da terra, amante da cultura e acho que esse projeto tem tudo pra crescer mais ainda” disse Edgley.

O grupo base do Projeto Gigantes do Samba, é constituído dos seguintes sambistas: Nilson do Cavaco, Edgley Queiroz, Audízio Neto, Aronilson, Miguel, Negada e Júnior. Essa turma acompanha os sambistas que aparecem pra cantar. Informações: (69) 9299-9135 / 9267-1606.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)