Sábado, 1 de junho de 2019 - 07h34
Lenha na Fogueira
Ontem, junto com o Fernando Rocha, participei do Programa ‘A Voz do Povo’, apresentado pelo advogado e jornalista Arimar Souza de Sá entre o meio dia e uma hora da tarde, na Rádio Caiari FM – 103,1.
***********
O programa que tem menos de dois meses no ar, está bombando em audiência. Arimar preza pela democracia em seu programa, pois, recebe pessoas de tudo quanto é segmento social e político.
********
A pauta da entrevista comigo e o Fernando Rocha, foi à participação ou não, dos grupos folclóricos filiados à Federon no Arraial Flor do Maracujá deste ano.
**********
A participação do ouvinte foi muito grande e maioria concordando com a posição da direção da Federon. Não pertenço a nenhum instituto de pesquisa, porém, pelo que chegou de mensagem via watts app e facebook durante nossa participação, posso apostar que a Voz do Povo é líder em audiência no horário. Valeu Arimar.
**********
Hoje estarei prestigiando a homenagem que a Funcultural vai prestar ao Aluízio Guedes durante o 3º Arraial Municipal, que está marcado para começar às 19 horas no Mercado Cultural.
*********
Aluízio Guedes se não estou enganado, será a terceira pessoa a ser homenageada pelo Programa “Tributo ao Menestrel”.
*********
Primeiro foi o Zezinho dos Cobras, depois esse cara que escreve essa coluna e agora, o Aluízio Guedes.
*********
Estarei participando de um roda de desafio, tirando versos de improviso numa disputa sadia com o Menestrel Aluízio Guedes.
**********
O show principal, será por conta do grande Arlindo Júnior um dos melhores levantadores de toadas, que já passou pelo bumbá Caprichoso de Parintins. Vamos lá cambada de bumbazeiros.
**********
Depois da homenagem ao Guedes a grande pedida, é correr para o Arraial Flor de Cacto, prestigiar as apresentações das juninas Juabp, Girassol e Rádio Farol.
*********
Será a última noite de competição no 22º Flor de Cacto. Com certeza, o bicho vai pegar hoje à noite no Campo 1º de Maio, lá no bairro Caladinho – Zona Sul de Porto Velho.
*********
A Associação Folclórica de Boi Bumbá do Estado de Rondônia – AFBBRON realiza neste sábado, a partir das 11 horas, almoço regado a Peixe Assado e Churrasco na Associação Salve Jorge na Vila Tupi.
**********
Durante o almoço acontecerá show com Cunhã Poranga e Pajé e tem mais, o valor do almoço é apenas R$ 10. Se você não quiser almoçar não paga nada para entrar na festa.
*********
Pois é, enquanto a Sejucel e a Federon ficam se pegando pela coordenação do Flor do Maracujá, os grupos folclóricos estão se virando com o objetivo de apresentar o melhor nos arraiais, que estarão acontecendo até o mês de setembro na capital de Rondônia.
**********
Mesmo com todas as dúvidas, a Sejucel está convidando a população a prestigiar amanhã dia 2, às 17 horas, o lançamento da 38ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá no Centro de Atendimento ao Turista – CAT no 1º piso do Porto Velho Shopping.
**********
Não custa nada prestigiar a festa do governo estadual, afinal de contas, os problemas entre Sejucel e Federon podem ser solucionados e o Flor do Maracujá acontecer em sua plenitude.
**********
Temos que dizer que o Arraial Flor do Maracujá pela vontade do superintendente da Sejucel vai acontecer sim. Seja com os grupos folclóricos filiados a Federon ou com grupos de outras cidades com Humaitá e Guajará Mirim e quadrilhas dos colégios de Porto Velho.
**********
Quem sabe as duas entidades façam as pazes e amanhã, apresentará uma grande festa no Porto Velho Shopping. Tudo pode acontecer, inclusive nada!
**********
Minhas fontes dão conta que até governador Marcos Rocha já andou consultando sobre o imbróglio entre as partes.
**********
Agora vai!
Arlindo Júnior canta no show tributo ao Aluízio Guedes
A prefeitura de Porto Velho realiza na tarde/noite deste sábado 1º, no Mercado Cultural o 3º Arraial Municipal.
A festa reúne os funcionários da prefeitura de Porto Velho e o público em geral que quiser prestigiar, degustando comidas típicas da época como Mungunzá, Canjica, Milho Assado e Cozido, Pamonha, Galinha Picante, Vatapá, Tapioca, Caruru, Pirarucu a Casaca e Tacaca entre outras iguarias da culinária regional.
Tributo ao Menestrel
Na oportunidade, a prefeitura de Porto Velho via Funcultural, vai prestar homenagem ao folclorista (presidente do bumbá Diamante Negro) Aluízio Batista Guedes através do Programa “Tributo ao Menestrel”. “O professor Aluízio Guedes é merecedor dessa homenagem pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos em favor da Cultura Popular em nossa cidade, em especial, a brincadeira de Boi Bumbá”, disse Ocampo Fernandes.
Show com Arlindo Júnior
Para coroar p Tributo ao Menestrel Aluízio Guedes, a Funcultural trouxe a Porto Velho o levantador de toadas Arlindo Júnior considerado o Pop da Floresta que por muitos anos atou como principal cantor do bumbá Caprichoso de Parintins. Arlindo júnior recebe seus fãs durante a tarde no hotel Larrison na avenida Carlos Gomos que a produção está anunciando como “Tarde de Autógrafo”.
O Arraial Municipal está marcado para começar às 19 horas e o Tributo ao Menestrel com show de Arlindo Junior às 21 horas.“Todos são nossos convidados”, finalizou Aluízio Guedes.
Três gigantes encerram competições no Cacto
Ao som tradicional do ritmo das festas juninas, chega ao final das competições, o 22º Arraial Flor de Cacto na noite deste sábado 1º de junho, dia no qual se festeja o “Dia do Quadrilheiro”.
Três grupos de quadrilhas juninas Juabp, Girassol e Rádio Farol se apresentam a partir das 19 horas do evento que acontece até amanhã dia 2, no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho em Porto Velho. “Sem sombra de dúvida, será o duelo entre três gigantes grupos folclóricos do nosso estado”, disse João Alves coordenador do Festival que começou na sexta feira dia 24 de maio.
Durante essas noites os grupos de quadrilhas juninas se esmeraram em suas apresentações na busca do título de melhor do 22º Flor de Cacto.
Orgulho e Rosa Divina
A comunidade quadrilheira de Porto Velho se reuniu na noite da última quinta feira, no Campo 1º de Maio para aplaudir as apresentações das juninas “Nova Junina do Orgulho”, que fez boa apresentação e segundo o agitador cultural Pai Beto, é uma das candidatas aos primeiros lugares do Festival.
Já a junina Rosa Divina a mais antiga quadrilha em atividade em Porto Velho já que completou 40 anos de fundação no dia 13 de maio passado, apresar de ser a única junina que já se apresentou no Flor de Cacto este ano, a apresentar Tema desenvolvido para aquela apresentação “A Saga do Ribeirinho”. “Infelizmente fomos prejudicados, pois, o celular no qual salvamos as músicas coreografadas para esta apresentação, ninguém sabe explicar, desapareceu e assim tivemos que apresentar coreografia improvisada”, disse o fundador da Rosa Diva Roberto Matias.
A 22ª edição do Flor de Cacto termina amanhã dia 2, com a premiação dos grupos que participaram do Festival 2019.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando