Sábado, 2 de junho de 2012 - 08h22
FEIJOADA
Armário Grande entrega troféu Bom de Samba
O troféu será entregue aos se destacaram nos desfiles das escolas de samba em 2012
A escola de samba Acadêmicos do Armário Grande, campeã do grupo de acesso da Fesec, realiza na tarde de hoje a festa denominada “Troféu Bom de Samba”. A comenda criada pela diretoria da escola verde e branca da Zona Sul de Porto Velho, homenageia os sambistas que mais se destacaram durante dos desfiles das escolas de samba deste ano na passarela “Edson Fróes”. Além dos quesitos, melhor porta bandeira, mestre sala, mestre de bateria, interprete de samba enredo, melhor ala das baianas, melhor samba, melhor comissão de frente entre outros a escola vai premiar também, pessoas físicas e jurídicas além de órgãos públicos que colaboraram com os desfiles das escolas de samba. “É uma festa para todos”, disse o presidente Cabeleira.
Antes da entrega dos troféus a direção da escola vai servir uma deliciosa feijoada aos que compraram o convite.
A festa está marcada para começar as 11h00 e seu término será por volta das 17h00 no Clube Ypiranga da avenida Pinheiro Machado.
O grupo Roda de Samba comandado pelo Walci do Cavaco que tem como integrante a cantora Crys vai tocar, enquanto a troupe de mulatas dos Acadêmicos do Armário Grande e o casal de mestre sala e porta bandeira fazem apresentação.
O IV Fórum dos Gestores Culturais da Região Norte que aconteceu em Porto Velho nos dias 31 de maio e 1º de junho, serviu para vermos que as picuinhas do meio cultural acontecem em tudo quanto é canto.
**********
Aliás, as discussões esquentaram por conta dos representantes das cidades de Rio Branco (AC) X representante da cidade de Macapá capital do estado do Amapá
*********
Enquanto o pessoal do Acre queria fazer o representante de Macapá dançar no ritmo do Jabuti Bumbá.
*********
O representante de Macapá queria que os acreanos dançassem o “Marabaixo”, ritmo que faz parte da cultura macapaense.
********
Enquanto o pessoal do Acre ficava na lentidão do ritmo do Jabuti Bumbá. Popó de Macapá se agitava no ritmo frenético do Marabaixo.
*********
Só não digo que o negócio fedeu a “chifre queimado”, porque meu irmão Chico Macedo que é casado com uma acreana, pode ficar invocado comigo.
*********
Fora isso, o que restou foi o anuncio de que o tal Edital da Vale não é mais da Vale.
*********
Ou melhor, o Edital da Vale não é mais válido,.Perdeu a validade,
*********
Perdeu a validade, mas, não perdeu os valores.
*********
Explico, agora o MinC vai criar um programa que segundo o Henilton Parente para aproveitar o dinheiro que as empresas tipo Vale do Rio Doce, destinam para projetos culturais que os produtores não conseguem colocar em prática e, por conseguinte, devolvem o recurso, que se não for reutilizado culturalmente, vai para os cofres da União. Essa grana agora será destinada para projetos oriundo de municípios da Região Norte.
*********
Nessa situação a Vale tem quase R$ 20 Milhões dos quais 15, serão destinados para investimentos em projetos culturais desenvolvidos por produtores da região amazônica.
*********
Só que quem vai administrar a seleção, é o Minc através do dito programa e não a Vale. Deu pra entender?.
********
Se não deu, espera até o final do ano a publicação do novo edital, desta vez com o carimbo exclusivo do MinC.
*********
Enquanto isso, acreanos e macapaenses juraram que vão se encontrar com todas suas armas culturais, no V Encontro que deve acontecer em Boa Vista capital do estado de Roraima em julho.
*********
Aí vão contar com a presença do Eliakim e seu “Mosquito da Malária” dando “50 Volta ao Redor do Sol”.
*********
Quem sabe o Zé Miguel não pegue a diária do estado a passagem do estado e a estadia do estado segundo disse o Popó, para participar do V Fórum.
**********
O bacana é ver como alguns militantes do movimento cultural, que antes de estarem mamando nas tetas do governo municipal, viviam questionando ou protestando contra tudo e contra todos, agora criticam os colegas que não concordam com a “pelegagem”. Isso aconteceu no Fórum recém encerrado.
*********
Não podemos deixar de elogiar o trabalho de conscientização, realizado pelo Zhumar de Nazaré e pelo Chicão Santos que convenceu quase todos os prefeitos dos municípios de Rondônia, a aderirem ao Sistema Nacional de Cultura.
*********
O Arraial Flor de Cacto apresenta na noite de hoje a dança da Quadrilha campeã do Flor do Maracujá do ano passado A Roça é Nossa.
**********
A Roça é Nossa Mirim e adulta hoje no Flor de Cacto. A banda responsável pela “forrozeira” é a Anacondas do Forró.
*********
O Flor de Cacto termina amanhã com a apresentação da quadrilha Rádio Farol e do Boi Bumbá Diamante Negro.
*********
O Diamante Negro vai dançar em Ariquemes na próxima semana.
********
A grande novidade e atração do Boi do Mestre Aluizio Guedes é a Mirla como Cunhã Poranga. Pense numa índia boa de dança!
*********
Ainda no Flor de Cacto, amanhã tem pagode com o grupo “Só Barbados” e forró com a Anacondas.
*********
Termina o Flor de Cacto e começa o Arraial da Zona Leste outro evento que reúne os melhores grupos folclóricos de Porto Velho.
*********
Porém, a grande pedida deste final de semana é “O Parque da Música” que vai ac0ontecer neste domingo na praça Aluizio Ferreira com show de várias bandas.
********
O Parque da Música começa domingo as 18h00 como já dissemos na praça Aluizio Ferreira. Estarei com o Silvinho cantando um bocado de música.
********
Hoje no bumbódromo de Guajará Mirim acontece o “Arraiá nos Trilhos” uma promoção do bumbá Malhadinho.
*********
Léo, Silvio, Rosangela e Edileuza comanda as apresentações do campeão do Duelo na Fronteira do ano passado.
*********
De acordo com a direção do Malhadinho todos os itens, ou seja, Cunhã Poranga, Pajé, Sinhazinha da Fazenda, Rainha do Folclore, dançarinos e Rainhas da Marujada estarão se apresentando na noite de hoje durante o “Arraiá nos Trilhos”.
*********
Já em Porto Velho a Nação Corre Campo fechou contrato com os artesãos Ismael Barreto, Saulo Toscano e Bomba o que garante a boa qualidade na confecção dos cenários que comporão o tema “Centenário da Madeira Mamoré”.
*********
Por falar em Corre Campo hoje tem ensaio no campo da AFA o levantador de toada Silvio José e a banda Nação Corre Campo começa a se apresentar as 21h00.
********
Hoje também tem Roda de Samba no Mercado Cultural a partir das 16h00. Quem comanda é o Beto Cezar.
********
Tô na feijoada da escola de samba Armário Grande no Ypiranga a partir do meio dia!
FÓRUM
Procultura e adesão ao SNC no encerramento
O encontro foi um desdobramento da discussão sobre investimentos debatidos em abril, em Palmas
Durante dois dias os secretários estaduais e municipais e produtores culturais da Amazônia estiveram reunidos em Porto Velho discutindo o fomento e o incentivo financeiro às produções artísticas da região Norte. O evento “IV Fórum de Gestores da Cultura da Região Norte” aconteceu no Teatro Banzeiros, e foi aberto na quinta-feira com encerramento nesta sexta, 1º de junho. Do encontro também participam o chefe da representação regional do Ministério da Cultura (MinC), Delso Cruz, o consultor regional do MinC, Zhumar de Nazaré e o secretário de Incentivo e Fomento à Cultura do Ministério da Cultura, Henilton Parente de Meneses.
O encontro foi um desdobramento da discussão sobre investimentos para a região amazônica, debatido em abril, em Palmas (TO), na III Reunião do Fórum. Um dos pontos principais da pauta foi a discussão sobre o Edital de Fomento à Cultura Amazônica da Fundação Vale, que disponibilizou R$ 7,5 milhões para serem investimentos exclusivamente na região. “Temos que fazer uma correção na nomenclatura desse edital, excluindo o nome da Vale uma vez que o edital oficialmente, será do Ministério da Cultura”, disse Henilton justificando, “O que gerou o anuncio em Palmas de que seria um Edital da Fundação Vale foi a intenção de colocar para vocês, uma conversa que mantivemos com o Piquet que é assessor na Vale sobre valores destinados pela empresa para fomentar projetos culturais, que poderiam voltar aos cofres da União por não terem sido aplicados em Projetos Culturais como estava previsto. Assim sendo, sugeri ao Piquet que solicitasse prorrogação dos prazos para aplicação dos recursos e então sugerimos e fomos ouvidos que esses valores fossem destinados a projetos dos estados da região norte”. Agora o Edital passa a fazer parte de um Programa que está sendo desenvolvido dentro do MinC que tem como foco, investir nas regiões pouco beneficiadas pela Lei Rouanet, “O novo edital dever ser publicado até o final deste ano”, finalizou Henilton Meneses.
Diante da “água fria” jogada no principal assunto, a discussão passou a ser em torno da aprovação do Procultura que é o mecanismo que vai substituir a Lei Rouanet. “A Ministra Ana de Holanda ainda este mês vai conversar com a presidente Dilma no sentido de garantir perante o Ministério da fazendo o apoio necessário para a aprovação do Projeto de Lei cuja minuta está pronto e aguardando apenas essa conversa para ser encaminhada para aprovação pelos deputados e senadores”, disse Henilton.
O Fórum foi encerrado com a Adesão de alguns municípios de Rondônia ao Sistema Nacional de Cultura. “Conseguimos a adesão de aproximadamente 30 município ao SNC o que consideramos um número muito bom já que Rondônia tem 52 municípios”, disse o Consultor do MInC Zhumar de Nazaré
A festa de confraternização entre os participantes do IV Fórum de Gestores Culturais da Região Norte aconteceu no Mercado Cultural durante o show A Fina Flor do Samba.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando