Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Arraial da Amizade - resultado grupo de acesso


Arraial da Amizade - resultado grupo de acesso - Gente de Opinião

A Federação dos Grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás de Rondônia – Federon divulga na noite deste domingo 29, o resultado do concurso que classifica dois grupos para se apresentar no “Arraial Flor do Maracujá 2015”. As apresentações aconteceram na noite da última quinta feira 26 e apenas dois grupos se inscreveram. “Por apenas dois grupos terem participado, não quer dizer que já estão classificados, é necessário o cumprimento de algumas exigências. Não são apenas as notas dos jurados que decidem quem vai para o Flor do Maracujá do próximo ano, é preciso abrir os envelopes com as anotações da Comissão de Avaliação. Caso o grupo não tenha cumprido as exigências pré-estabelecidas, pode apesar da falta de concorrente, ser desclassificado”, disse a secretária da Federon Mary Cyanne.

Arraial da Amizade - resultado grupo de acesso - Gente de Opinião

Os grupos Matutos do Socialista e Nova Estação fizeram ótimas apresentações, inclusive com montagem de cenários. Enquanto os Matutos do Socialista homenageou o Padre Enzo criador do Arraial de São Tiago inclusive colocando como cenário a fachada da Igreja do JK.

A Nova Estação apresentou o tema “O Tempo Não Para” com ótimos cenários, inclusive um Relógio que se destacava pelo tamanho e beleza. Foi show, caso tenha cumprido o Regulamento no quesito “Avaliação”, deve ser classificada em 1º lugar.


Lenha na Fogueira
 

Olá.  Você entendeu mal. Eu não sou membro da Associação vencedora. Fui convidada pra trabalhar na produção do Flor desde o projeto até a execução.  E é claro que contamos com as apresentações, elas marcam o arraial o arraial desde sua origem. Mas esclareço que não estarei "lascada" porque não dependo unicamente disso, felizmente, mas a tradição, a cultura popular de Porto Velho estará sim em vias de extinção.  O Arraial Municipal foi ideia minha desde o ano passado e vocês foram contra porque queriam o Flor do Maracujá e perderam. Esse ano eu como presidente viabilizei a realização de todos os arraiais e das fantasias dos grupos.  Espero que não esqueçam, não pelo Flor, mas pelo respeito a quem respeita a cultura. A verdade dos fatos deve ser respeitada.

Arraial da Amizade - resultado grupo de acesso - Gente de Opinião
 

********

Isso aí de cima é o desabafo da ex-presidente da Funcultural de Porto Velho, que ligou para este colunista pedindo uma força junto aos grupos de quadrilhas e bois bumbás para se apresentarem no Arraial Flor do Maracujá deste ano, uma vez que segundo suas próprias palavras, comprovadas na mensagem acima, iria produzir a festa.

********

Inclusive, não citou via telefone e nem na mensagem acima, o nome da Associação vencedora do Chamamento Público da Secel. Só agora ficamos sabendo que foi a mesma entidade que ganhou e realizou o “Réveillon do Madeira” quando a autora do texto acima era presidente da Funcultural. “Qualquer semelhança é mera coincidência”.

*********

Gente de Opinião

Aliás, a Associação que ganhou o Chamamento Público para montar o Flor do Maracujá 2014, foi desclassificada por motivos alheios a decisão da Secel. Agora outra entidade vai ser convocada, deve ser a que ficou em segundo lugar. A vencedora desclassificada é o “Instituto Viver”.

*******

Gente de Opinião

E assim caminha a cultura em Rondônia. O Festival Duelo na Fronteira marcado para acontecer entre os dias 8, 9 2 10 de agosto, também está ameaçado de não acontecer.

********

Gente de Opinião

Acontece que lá em Guajará Mirim tá difícil conseguir uma entidade apta a firmar convênio com o governo estadual além de problemas com a estrutura do bumbódromo. A Secel tá tentando contornar a situação das adequações exigidas pelos Bombeiros, mas, segundo nossas fontes tá difícil. É rolo por cima de rolo.

********

Gente de Opinião

O Gino tá por lá tentando maquiar os problemas no bumbódromo. Tomara que os Bombeiros aceitem se não, vai ficar difícil à realização do Festival Duelo na Fronteira.

********

Gente de Opinião

Quanto ao Flor do Maracujá se deixarem, a boçalidade de lado e procurarem ouvir as opiniões de quem quer apenas colaborar, quem sabe fique mais fácil sua realização.

********

É fácil a solução, os “Egos” é que não deixam a coisa andar. Nossa maior festa precisa se adequar a realidade. O modelo utilizado até o ano passado está mais que ultrapassado.

*******

Acreditamos muito na administração do Joaquim Pedro. O Flor do Maracujá precisa voltar a acontecer em sua plenitude. Quem deve estar tentando sair o caixão para pedir respeito para com a festa é o saudoso Flávio Carneiro o verdadeiro idealizador do Arraial Flor do Maracujá.

*******

Gente de Opinião

Enquanto isso, os Conselheiros nadam de braçadas nas águas turvas, que correm pelos bastidores dos órgãos culturais do nosso estado.

*******

Pra completar querem despejar as entidades que funcionam a mais de 30 anos no prédio do Sated, durma-se com todos esses desmandos!

*******

Enquanto isso, hoje continuam as apresentações no Arraial Comunidade no Sertão. Vamos lá cambada!

********

E aí Luiz, tem Orquestra Villa Lobos no teatro Guaporé?

 


Comunidade no Sertão
apresenta Boi Manhoso

A décima sétima edição do Arraial Comunidade no Sertão começou na noite da última sexta feira 27, no espaço de lazer da Associação dos Moradores do Bairro Esperança da Comunidade em Porto Velho, com as apresentações dos grupos de quadrilha, Junina Estrela do Norte e Unidos do Palheiral.Arraial da Amizade - resultado grupo de acesso - Gente de Opinião

Em virtude de problemas provocados pela falta de responsabilidade de quem de direito, quanto a instalação de energia elétrica adequada para suportar a carga da aparelhagem de som, fato que foi sanado, graças a cooperação do empresário Wando da VW Produções, o grupo de quadrilha mirim Arrasta Pé de Candeias, apesar de ter chegado no horário exigido pelo Regulamento da festa, não se apresentou pelo avançado da hora. “Essas crianças estão prontas desde as seis horas da tarde, e até o presente momento, mais de nove horas da noite, a coordenação do Arraial não resolveu o problema da energia elétrica para o palco e curral de dança. Os pais das crianças estão nos pressionando, pois já é hora delas estarem dormindo” reclamava o presidente do grupo Cezar. O grupo deveria começar a dançar as 21h00.

O problema com a energização da sonorização e iluminação do curral de dança foi sanado por volta das 22h00, porém, a secretária da Federon Mary Cyanne já havia dispensado os jurados escalados para julgar as apresentações e com isso, os grupos Junina Estrela do Norte e Unidos do Palheiral, se apresentaram apenas para cumprir o Regulamento no quesito “Contagem de Integrantes”.

A Junina Estrela do Norte se apresentou muito bem, tendo como destaque a Banda composta de tecladista, naipe de metais (Trompete, Sax e Trombone) mais a vocalista Tânia, pecaram por colocar apenas 23 pares, quando o Regulamento diz que o mínimo são 25.

A Unidos do Palheiral começou a dançar as 23h00 exatamente, portanto dentro do horário previsto pela coordenação. Apesar de não ter levado banda, sua apresentação foi considerada boa pelos presentes. A quadrilha representante do município de Candeias do Jamari colocou 26 pares.

O presidente da Federon e da Associação dos Moradores do Esperança da Comunidade Fernando Rocha, garantiu a nossa reportagem, que o concurso a partir de sábado 28 (ontem), passaria acontecer conforme o Regulamento da Federon. “Tomamos todas as providencias possíveis com antecedência, não podíamos prever era que a empresa contratada para agilizar a instalação elétrica, na última hora falhasse. Quero aqui agradecer o empresário Wando que nos socorreu, disponibilizando equipamento de graça, para que o problema fosse sanado”. Disse Fernando.

Programação deste Domingo

A programação de hoje começa as 20h00, com as apresentações dos grupos: Quadrilha Mirim Matutinhos do Triângulo; Quadrilha Adulta Forte Príncipe; Matutos do Triângulo e Boi Bumbá Manhoso.

Segunda feira dia 30, Quadrilha Mirim Matutinhos da Princesa; Quadrilha Adulta Mocidade Junina e Boi Bumbá Marrozinho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)