Sábado, 13 de junho de 2015 - 07h24
Neste sábado 13, a Confraria Pobres do Caiari vai realizar na rua Presidente Dutra entre a Carlos Gomes e a Duque de Caxias e espaço do Quintal da Casa da Cultura Ivan Marrocos, festa em comemoração a Santo Antônio o santo casamenteiro.
Segundo Dero Neto o bairro Caiari sempre foi palco de grandes eventos juninos. Antigamente tínhamos nessa época o “Arraial do Sem Pescoço” ali na Rogério Weber que parou ninguém sabe explicar o motivo, assim sendo, nós da Confraria Pobres do Caiari que já realizamos o “Café da Manhã” todos os domingos e agora o Projeto Carambola cujo objetivo é resgatar a história da “Vila Operária ou Vila Erse”, trazendo as pessoas da cidade, para conhecer essa história, enquanto curtem apresentações de cantores e grupos de sambistas no Quintal da Casa da Cultura. “Projetos como esse só conseguem ser desenvolvidos quando contamos com administradores como Carlinhos Maracanã da Casa da Cultura que enfrentou algumas críticas, mas, liberou o quintal da casa para montarmos o Projeto Carambola”, disse Dero Neto.
O Arraial de hoje, está marcado para começar as 20h00 e vai contar com as apresentações das Quadrilhas Juninas “Grupo da Terceira Idade do Sesc” e Rádio Farol a super campeã do Flor do Maracujá. Enquanto a quadrilha dança, comidas típicas regionais serão servidas a preços módicos.
O conjunto que vai animar a festa da Confraria Pobres do Caiari é o “Cobra Choca e seus pupilos”. “Cobra Choca é considerado um dos melhores sanfoneiros de forró do estado de Rondônia”, completou Carlinhos Maracanã.
Lenha na Fogueira
Até amanhã dia 14, acontece a 4ª Mostra Tapiri Breves Cenas e Monólogos, projeto do grupo O Imaginário, que este ano recebe patrocínio da Caixa Econômica Federal.
*********
O fortalecimento do cenário cultural em Porto Velho vem se estabelecendo com a iniciativa de grupos e produtores que buscam através de projetos inovadores, trazer arte para nossa capital contemplando vários segmentos artísticos.
*********
Neste contexto O Imaginário, se destaca atuando há dez anos, seja levando nossa arte aos festivais nacionais dos quais participa ou trazendo para nossa cidade programação diversificada na área das artes cênicas.
********
A programação de hoje 13, é a seguinte: 19h00 Breves Cenas “Vazio” com Cassia Cristina – Curso de Teatro de UNIR.
********
E as 20h00 “Decripolou Totepou” com Odílio Nunes - Teatro e Variedade de Pernambuco.
********
Amanhã no encerramento as 20h00 – Mulheres do Aluá com O Imaginário de Rondônia.
********
Depois do teatro o negócio é curtir festa junina na Confraria Pobres do Caiari – O Arraial começa as 20h00 e vai ter a quadrilha da Terceira Idade do Sesc e a quadrilha Rádio Farol dançando enquanto para você dançar, quem vai tocar, é o sanfoneiro Cobra Choca.
********
O superintendente Estadual de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), Rodnei Antônio Paes, e a diretora de Museu, Ednair Rodrigues do Nascimento, reuniram-se em Rio Branco com a presidente da Fundação Elias Mansur, Karla Kristina de Oliveira Martins, e com o coordenador do Museu Palácio Rio Branco, Moisés Bezerra de Morais, para visitas técnicas nos equipamentos culturais acreanos, como teatro, museus e no espaço Usina da Arte.
********
Dentre os assuntos abordados durante o encontro, foi discutido sobre o processo de constituição e requalificação do Palácio Rio Branco, antiga sede do Governo do Estado do Acre, hoje museu histórico. Segundo a presidente da Fundação Elias Mansur, essa transição foi importante para o Acre porque representou a formação de identidade histórico-cultural local, agregando os acervos espalhados em diferentes espaços.
********
A visita foi motivada pelo Governador Confúcio Moura, que ao conhecer o espaço, vislumbrou-se com a oportunidade de troca de experiências para a elaboração do projeto de ocupação do Palácio Presidente Vargas que se tornará “Palácio da Memória Rondoniense” e agregará todo o acervo museológico e cultural pertencente ao Estado de Rondônia.
********
O Superintendente salientou que esta visita foi muito importante para a consolidação das idéias referentes ao processo de ocupação do Palácio Getúlio Vargas e que mencionou que apesar da importância desta experiência, este não foi o primeiro passo, pois a Secel já está trabalhando para que esse projeto se torne realidade, já realizou o I colóquio de Museu, Sociedade e Cultura e a minuta do termo de referência para a contratação de um empresa que elabore o projeto básico, já está na fase final.
*********
Tudo bem, só que quando se fala de Flor do Maracujá a Secel ta pisando na bola.
********
O Projeto para contratação da empresa que vai montar a estrutura do Flor do Maracujá não foi bem elaborado e o Pregão Eletrônico que estava marcado para acontecer na manhã de ontem 12, foi, CANCELADO.
*******
Dizem que uma empresa de Ariquemes que se inscreveu não forneceu o endereço correto.
*********
Ontem, a Bebel e o Rodnei tavam feito doido pedindo orientação na PGE e TCE para viabilizar o processo antes do dia 1° de julho data da abertura da 34° edição do Arraial Flor do Maracujá.
********
Ta faltando mais empenho. Vamos provocar!
Funcultural oficializa Circuito junino em Porto Velho
O presidente da Fundação Cultural do município de Porto Velho Marcos Nobre Jr. Reuniu a imprensa na sede da Funcultural na manhã de ontem 12, para anunciar a abertura do Circuito Junino 2015 em Porto Velho.
Dentro da programação, Marcos Nobre anunciou que a prefeitura está apoiando a realização de mais de 20 arraiais no município entre eles o Arraial de São Tiago, Flor de Cacto, Comunidade no Sertão, Nacional, AFA e Arraial dos distritos de São Carlos e Jacy Paraná. “Além disso, vamos repassar mais de R$ 500 Mil para os grupos folclóricos montarem suas apresentações no Flor do Maracujá”, disse Marquinho.
A solenidade contou com a presença da vereadora Elis Regina e do presidente da Federon Fernando Rocha que lembrou que até o ano passado os arraiais considerados de pequeno porte não recebiam ajuda nenhuma e agora na gestão do Marquinho passaram a fazer parte do Circuito Junino e por isso, contam com o apoio da prefeitura na colocação da estrutura de som e arquibancada o que ajuda muito seus produtores.
A programação oficial começa neste domingo 14, com a apresentação do cantor Alceu Valença no Parque da Cidade com pré-show dos grupos folclóricos: Flor da Primavera, Girassol das Três Marias, Rádio Farol, A Roça é Nossa e JUABP e os bois bumbás: Diamante Negro, Corre Campo e Az de Ouro.
Fernando Rocha aproveitou para confirmar a realização da 34ª edição da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá para o dia 1° de julho e término no dia 12. “Este ano serão doze dias de festa, já que vamos realizar nos dois primeiros dias, o concurso classificatório entre os grupos de acesso para o Flor do Maracujá 2016”.
A partir da próxima segunda feira 15, os interessados em montar barraca/restaurante e ambulante deve se dirigir ao Parque dos Tanques (Expovel), onde a Federon passa a funcionar com a coordenação do Flor do Maracujá.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando