Terça-feira, 28 de maio de 2019 - 06h02
Lenha na Fogueira
Vem aí o Madeira Festival de Teatro marcado para acontecer entre os dias 5 e 9 de junho, no Teatro Guaporé em Porto Velho.
***********
Este evento conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet) e Atacadão S/A.
************
Seis espetáculos foram selecionados, todos do estado de Rondônia, e serão apresentados a comunidade de forma gratuita.
***********
Um dos espetáculos será a produção do Grupo Cia de Artes Evolução vai se apresentar no dia 7 de junho com o espetáculo “É Crime Não Saber Ler”
**********
A peça a ser apresentada pela Cia Evolução estreou em junho de 2009, no Teatro Banzeiros e é um dos espetáculos mais apresentados pela companhia.
**********
O espetáculo já participou de grandes projetos e festivais, tais como: Festival de Teatro de Curitiba, Festival Palco Giratório, projeto Cultura Sesc Itinerante, Evolução EnCena, dentre outro.
**********
O texto É CRIME NÃO SABER LER, é uma adaptação de Luiz Antônio de Araújo. A peça é dirigida por Eules Lycaon que também atua no espetáculo e conta com a participação dos atores André Ribeiro e Mika Cardoso. Na técnica de luz, Jailton Viana.
**********
Além da Cia Evolução estarão se apresentando no Madeira Festival de Teatro os seguintes espetáculos:
************
Mulheres do Aluá, dia 05/06, às 18h30 (Grupo O Imaginário, de Porto Velho).
***********
Tabule, dia 06/06, às 19h30 (Cia Peripécia), de Porto Velho.
***********
A Margem, dia 07/06. Às 20h. (Grupo Wankabuki, de Vilhena).
***********
Viúvas do Mar, dia 08/06, às 19h30. (Grupo Encena, de Ji-Paraná)
***********
Inimigos do Povo, dia 09/06, às 16h. (Trupe dos Conspiradores, de Porto Velho).
***********
Pelo menos o Madeira Festival de Teatro está garantido para acontecer no mês de junho. Acontece que o outro festival programado para o mês das festas juninas, pode ter sua data mudada.
***********
Estou me referindo ao Arraial Flor do Maracujá, que de inicio a Sejucel marcou para começar no dia 28 de junho, cumprindo Lei que foi aprovada e sancionada na legislação passada que diz que A Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá tem que começar no mês de junho.
***********
Ontem durante reunião que aconteceu na sede da Federação de Grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás – Federon entre a Comissão formada por representantes da Sejucel, Federon, ALE, Funcultural e PGE.
**********
Os presidentes de grupos folclóricos alegando que faltam apenas 30 dias para o inicio do Arraial de acordo com programação da Sejucel, solicitaram o adiamento da festa folclórico pelo menos para a segunda quinzena de julho.
**********
A coordenação da festa ficou de analisar o pedido dos grupos folclóricos. Na realidade vai consultar a legalidade do adiamento da data de inicio do Flor do Maracujá.
***********
O problema, é que agora é que a comissão vai começar a correr atrás de patrocínio para repassar aos grupos, para montarem seus temas.
************
Em trinta dias fica praticamente impossível se montar o tema seja grupo de quadrilha ou de boi bumbá. Lembrando que um grupo de quadrilha precisa confeccionar no mínimo 50 indumentárias já que o Regulamento do Flor do Maracujá exigi que cada grupo coloque no mínimo 25 pares. Tem grupo que coloca 60 pares isso sem falar na equipe de coordenação que envolve em média 30 pessoas.
***********
O Boi Bumbá ainda é pior, pois, as indumentárias exigem valores altos, pois uma indumentária de Cunhã Poranga leva no mínimo 2 mil penas de pavão e faisão. Uma fantasia de pajé não fica por menos de R$ 5 MIL. Além de levar muito tempo para ficar pronta.
************
Não sei se os amigos lembram, mas, coloquei aqui há algumas colunas que dificilmente o Flor do Maracujá começaria em junho.
Arraial Flor de Cacto com Socialista e Tradição hoje
A 22ª edição do Arraial Flor de Cacto chega a sua 5ª Noite, nesta terça feira 28 e apresenta os grupos de quadrilha: Junina Matutos do Socialista e Junina Tradição.
As apresentações folclóricas começam às 21 horas e terminam por volta das 23h30, quando a coordenação do Arraial, coloca no palco, uma banda de forró que anima os presentes até as duas da madrugada.
A competição no 22º Arraial Flor de Cacto começou na noite de sábado passado com as apresentações da junina Rosa Divina – Mirim e Mocidade Junina – Adulta. Domingo foi a vez das juninas Unidos do Palheiral (de Candeias do Jamari) e Matutos do Guaporé. A noite de segunda feira foi reservada para apresentações de bandas Gospel.
DESTAQUE
Entre as juninas que já se apresentaram disputando o título de melhor do Flor de Cacto, o público e a imprensa especializada, destaca o espetáculo proporcionado pele quadrilha Mocidade Junina dirigida pelo historiador e folclorista Rodrigo Cerdeira, que realmente encantou a todo o público que literalmente lotou as arquibancadas. Nossa reportagem após a apresentação da Mocidade Junina conversou com um dos coordenadores do corpo de jurados e ouviu o seguinte: “Foi uma apresentação perfeita, eles não erraram em nada. Espetacular”, disse o coordenador.
Como já dissemos acima, na noite desta terça feira 28, os grupos Matutos do Socialista que tem a frente o folclorista conhecido como Nenezão e a junina Tradição, serão as atrações da disputa de quem levará o troféu de melhor do 22º Arraial Flor de Cacto.
TURISMO
Prefeitura constrói estação e anuncia passeio de Litorina para o dia 9
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema/Semi), iniciou a construção de uma estação e está trabalhando no paisagismo do trecho que será percorrido pela LITORINA, a partir do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
A medida segue determinação do prefeito Hildon Chaves, em atenção a Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (ASFEMM). A obra tem finalidade de servir de base para os passeios da litorina.
Para o paisagismo, os servidores da Sema/Semi se reuniram em mutirão e ampliaram o plantio de plantas ornamentais ao longo do trecho que será percorrido pelo vagão.
O passeio de litorina será oficialmente inaugurado dia 9 de junho. “Houve mudança de data por conta de agenda, mas a inauguração será dia 9 de junho”, explicou o presidente da Funcultural, Antônio Ocampo. (Comdecom)
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando