Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Arraial Flor de Cacto começa nesta sexta feira


 

Gente de Opinião
Grupo Waitiku Mayakan abre o Flor de Cacto
 
 A XX edição do Arraial Flor de Cacto começa nesta sexta feira 26, no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho em Porto Velho.
Após algumas dificuldades enfrentadas pela diretoria da Associação que coordena o Arraial da Zona Sul. “Infelizmente a Funcultural não atendeu nossa solicitação no que diz respeito à contratação de arquibancadas e com isso, tivemos que ir até a cidade de Cacoal contratar por nossa conta”, disse o presidente Clodoaldo Negaça.
História do Flor de Cacto
Gente de Opinião
Há vinte anos, o vereador Rubão Matias que até hoje reside no Birro Caladinho, junto com seu colega vereador Rubinho Luz criaram o Projeto “Arraial Flor de Cacto” cujo principal objetivo, era e continua sendo, proporcionar a cultura popular das danças de Quadrilhas e Bois Bumbás aos moradores do bairro Caladinho e demais bairros da Zona Sul.
O Arraial já nasceu com pompa de grande evento, montado no Campo de Futebol 1º de Maio. Enquanto Rubão e Rubinho permaneceram vereador o Arraial contou com o apoio da prefeitura de Porto Velho. Os dois acharam de deixar a política não mais participando de eleição partidária e passaram a coordenação do evento, para a Associação dos Moradores do Bairro Caladinho e aí o Flor do Cacto conseguiu se manter no mesmo nível, com a direção do Barreto.
Com o tempo o Flor de Cacto ganhou o status de segundo maior Arraial Junino de Porto Velho (perdendo apenas para o Flor do Maracujá), fato que permanece até os dias de hoje. Durante alguns anos, a Federon realizou o Concurso de Eliminatórias no Flor de Cacto, ali também algumas vezes foram realizados os concursos das Rainhas de Quadrilhas juninas.
Gente de Opinião

O Flor de Cacto chega a sua 20ª edição, sob a presidência do engenheiro civil Clodoaldo Negaça e volta a realizar concurso entre os grupos de quadrilhas.
A solenidade de abertura do Flor de Cacto na noite de hoje 26, começa às 20 horas, com a presença de autoridades constituídas, patrocinadores e representantes dos grupos folclóricos. Após os discursos de praxe, a coordenação convidou para se apresentar na arena do Campo 1º de Maio a partir das 21 horas, os grupos de dança de toada de boi Watiku Mayakan e Cia. Yaporanga.
A galera também terá a oportunidade de dançar após as apresentações dos grupos folclóricos, sob o som da Banda de Forró Café Com Leite que vai tocar até as duas horas da madrugada.
 
PROGRAMAÇÃO GERAL
 
Sábado 27 - Matutos do Guaporé e Matutos do Socialista.
Domingo 28 - Girassol das Três Marias
Segunda feira 29 - Forte Príncipe
Terça feira 30 - Rosa Divina
Quarta feira 31 - Nova Estação
Quinta feira 1º de junho – Junina Coração Dourado (convidada) e
A Roça é Nossa;
Sexta feira 02 de junho - JUABP e Mocidade Junina
Sábado dia 3 de junho - Flor da Primavera e a Rádio Farol adulta
Domingo dia 4 de junho - Rádio Farol Mirim e Mocidade de Humaitá (convidadas especiais) encerram a 20ª edição do Arraial Flor de Cacto.

 
 

 
 
Olha só que coisa bacana (até que enfim)! A prefeitura de Porto Velho através da Funcultural realiza a partir de hoje, o 1º Fórum Municipal de Cultura que tem como tema central “Politicas Públicas para a Cultura Sustentável”.
 

********
O evento vai acontecer no Teatro Banzeiros,com abertura marcada para as 19 horas desta sexta feira 26. Na noite de hoje será feito o credenciamento dos interessados em participar e logo depois, a Orquestra do Colégio Vicente Rondon se apresenta, executando o Hino do Município e o Hino de Rondônia e mais cinco músicas.
 

********
A seguir haverá apresentações de Capoeira, Umbanda, Afoxè e show de MPB com músicos convidados para o momento (ninguém falou em cachê. Pelo visto, é tudo na nase da colaboração, pois a Funcultural não tem recurso nem pra comprar uma bala).
 

********
O bicho vai pegar de verdade, é a partir das 8 horas de amanhã sábado dia 27. Com a presença do representante do Ministério da Cultura para a região Norte Alberdan Silva e da presidente da Fundação Elias Mansur de Rio Branco Acre Carlas Martins. Os dois vão discorrer sobre o Sistema Nacional de Cultura e sobre a importância do Conselho Municipal de Cultura.
 

*******
Mais uma vez, temos que lembrar, que este não será o primeiro Fórum, pois o próprio Judilson que está a frente da programação do evento que começa hoje, foi o responsável pela implantação do Sistema Municipal de Cultura e formação do Conselho durante Fórum que aconteceu no auditório do Instituto de Educação Carmela Dutra durante o qual fui eleito junto com ele (Judilson) Delegado Municipal escalado para representar Porto Velho na Conferencia Estadual de Cultura que aconteceu em Cacoal. Lembra disso “gordinho”?
 

*******
Aliás, a presidente do Conselho Municipal de Cultura do município de Porto Velho era ou ainda é a Golda Barros, que se mudou para Guajará Mirim e ninguém mais se interessou pela entidade. O certo é que tanto o Conselho como as Setoriais pararam de funcionar.
 

********
Ha alguns dias, o Gordinho Judilson recebeu do Ocampo a missão de reativar as Setoriais de Cultura e o Conselho, fato que começa a se desenhar positivamente a partir da noite de hoje.
 

*******
É de vital importância que todos de todos os segmentos culturais, participem desse Fórum, pois, além de se discutir políticas públicas parta a cultura sustentável, serão eleitos os novos Conselheiros.
 

*******
Somente com o Conselho de Cultura funcionando, o prefeito pode autorizar a Fazenda Municipal, depositar os valores no Fundo de Cultura. Sem o Conselho o Fundo de Cultura não pode existir.
 

*******
A pauta do Fórum é a seguinte: Sábado dia 27, Das 08 as 10 horas Os grupos de trabalho vão debater sobre o 4 eixos.
 

********
Das 10h30 as 12 horas – Formação de Grupos para discussão de planos de cultura de cada Setorial. Das 12 as 14 horas intervalo para almoço.
 

*******
Das 14 as 16 horas - Formação dos grupos por Setorial para elaboração das propostas por setorial. Apresentação das propostas para formação do documento final.
 

********
Das 18 as 19 horas, Coquetel de encerramento e atração cultural com o show “Mano (in) Saturo” com o músico Marco Biesek e lançamento do CD Café.
 

*******
Então meus amigos, de todas as Setoriais da Cultura no município de Porto Velho. A pedida de hoje e amanhã é o Fórum Municipal de Cultura que vai acontecer no Teatro Banzeiros com a abertura marcada para as 19 horas desta sexta feira.
 

*******
Pra não ficar só no Fórum, lembramos que hoje começa o segundo maior Arraial Junino de Porto Velho o Flor de Cacto. O Negaça convida todos de todos os segmentos culturais, para após o coquetel de abertura do Fórum, irem até a Zona Sul apreciar apresentações dos grupos folclóricos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)