Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Arraial Flor de Candeias Reúne os melhores


A disputa no Flor de Candeias é tão acirrada quanto no Flor do Maracujá

Desde a última sexta feira dia 9, está acontecendo no Município de Candeias do Jamari o Arraial “Flor de Candeias”, com a participação dos melhores grupos de Quadrilhas e Bois Bumbas que se apresentaram na XXIX Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbas que aconteceu no Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho. Arraial Flor de Candeias Reúne os melhores - Gente de Opinião

Considerado o segundo maior evento folclórico de Rondônia, O Flor de Candeias, além das apresentações dos grupos folclóricos de Porto Velho, reúne o que o município tem de melhor em comidas típicas e grupos de dança folclóricas.

Domingo passado, a atração foi a Quadrilha campeã do Flor do Maracujá “Os Caipiras da Rádio Farol”. Por falar em Rádio Farol, fomos procurados pela presidente do Grupo Professor Severino que contestou uma nota publicada na coluna Lenha na Fogueira sobre a alegoria Sereia apresentada pela quadrilha no Flor do Maracujá. De posse da sinopse da apresentação do grupo, Severino prova que a personagem que se apresentou na Mostra de Quadrilha do Flor do Maracujá, foi a Yara. “O Canto da ‘Sereia’ foi apenas a música que nossa cantora interpretou para a apresentação da Carolina Santos da Silva que estava representando a Yara”.

Ontem foi a vez do bumbá Corre Campo mostrar sua performance aos habitantes de Candeias do Jamari.

Segundo a secretária da Federon nossa amiga Ciane a programação de hoje do Arraial Flor de Candeias vai contar com as apresentações dos grupos; Matutos do Triângulo Lascando o Cano e quadrilha Rosa Divina.
As apresentações começam a partir das 20h00 no Espaço Alternativo que fica atrás do prédio da prefeitura de Candeias do Jamari.


A festa agora é no município de Candeias do Jamari.

********

E lá nas terras do “Velho (prefeito)” da quadrilha “Flor do Palheiral” o concurso é diferente.

********

Aliás, diferente em parte!

*******

Pois, os quesitos são os mesmos do Flor do Maracujá.

********

Só que os jurados são mais pelo tradicional.

********

Sendo assim, poucas foram às vezes que o campeão do Flor do Maracujá.

********

Conseguiu ganhar o Flor de Candeias.

 Arraial Flor de Candeias Reúne os melhores - Gente de Opinião

*******

É realmente uma disputa acirrada que acontece entre os grupos de quadrilhas que se apresentam no Arraial Flor de Candeias.

********

Por falar em folclore.

********

Morreu um dos melhores Amos versadores de toada de Boi Bumbá que se tem notícia em Rondônia.

*******

Augusto Queixada.

********

Augusto foi mais uma vítima da violência que assola nossa cidade.

********

Baleado quinta feira dia 8, veio a falecer no Hospital João Paulo II sábado passado por volta do meio dia.

********

Contemporâneo dos Amos de Boi Bumbá, Cabo Fumaça o mais poeta dos amos, Galego, Suritiba, Sepitiba, Zé Luiz e outros.

********

Entre tantos atributos do Augusto Jerônimo temos sua atuação como Mestre da Seita União do Vegetal.

********

Em entrevista a esse colunista, publicada no mês de novembro de 2009.

*******

Jerônimo afirma que conheceu o Mestre Gabriel quando sua família vinha para Rondônia no tempo da 2ª guerra mundial num navio que saiu da Bahia no qual estava o Mestre Gabriel.

*******

Conta Augusto, certa hora fui ao convés do navio e lá estava um homem sentado numa Jangada (salva vida) e eu disse: Oi Mestre e ele perguntou se eu tinha mãe e pai e pediu que o levasse até eles.

*******

Eu estava com 11 anos e ele com 22 anos de idade.

*******

Depois de alguns anos voltamos a nos encontrar em Rio Branco Acre e ele me convidou a vir até Porto Velho.

*******

Nessa viagem a Porto Velho ele reuniu todos os “macumbeiros” no sítio do Cláudio Carvalho que ficava na estrada dos Tanques (hoje rua Lauro Sodré) e pela primeira vez, o Chá de Mariri foi bebido em Porto Velho, isso aconteceu no inicio da década de 1960.

********

O velório de Augusto Queixada está acontecendo no Templo Rosa Luz da União do Vegetal no bairro Nova Floresta. O corpo será enterrado somente amanhã 14, porque a família espera várias autoridades da Seita União do Vegetal que virão de várias cidades brasileiras e até do estrangeiro.

*******

Tínhamos o Augusto Quixadá como nosso Mestre em Toadas de Bois Bumbá. Foi ele quem nos ensinou alguns rituais que se realizam na brincadeira de Boi com o Ritual do Batizado e o da Matança do Boi. Esse último já não se pratica nos bois de Porto Velho.

********

Mudando de assunto!

********

No mês de julho de 2010 o violonista concertista Carlos Bica estará

chegando a Porto Velho onde estará realizando Recital no Teatro do Sesc, no dia 29 às 20h30, e também estará disponibilizando durante o período de 22 de julho a 22 de agosto os cursos para apreciadores e público em geral os master classes:


*******

contato@carlosbica.com.br.

*********

Melhores informações no site: www.carlosbica.com.br

Na próxima semana, o grupo O Imaginário dirigido pelo Chicão Santos.

********

Coloca na praça das Caixas D’água o Festival de Teatro de Rua.

********

Amazônia Encena na Rua.

*******

De acordo com programação distribuída pela assessoria do O Imaginário o Festival vai começar na próxima segunda feira dia 19 da seguinte maneira:

********

18 horas – Apresentação de Performance e Cortejo de abertura do Festival

*******

Encontro de Mestres com a participação especial de Amir Haddad, do Grupo Tá Na Rua (RJ).

********

19 horas – “Desafio de Fião e Fiota”

*********

Cia Theresa João – Cuiabá (MT)

********

A narrativa traz, por meio de versos, as desventuras de um casal caricato, Fião e Fiota, mesclando poesia, música e drama, trazendo para a cena intrigas de amor e aventura.

********

20 horas – “O Dilema do Paciente”

********

Grupo manjericão – Porto Alegre (RS)

*********

Uma trupe de artistas de circo que vem exibir seus números circenses na praça. Quando chega o número dos palhaços acrobatas descobre-se que um deles está cheio de manchas azuis pelo corpo.

*********

21 horas – “FABULÁRIO BRASIL – CANTO, PROSA E TAMBOR”

*********

Os Tawera – Palmas – (To)

*********

É inspirado na tradição dos rituais da aldeia em que se contam causos e histórias ligadas ai universo de encanto e magia.

*******

Vou curtir as apresentações folclóricas no Arraial Flor de Candeias. Vamos nessa Morena Bela!

 




 

REGISTRO

Morre Augusto (Queixada) Jerônimo


Arraial Flor de Candeias Reúne os melhores - Gente de OpiniãoO mestre de um dos núcleos da União do Vegetal em Rondônia Augusto Jerônimo da Silva popularmente conhecido como Augusto Queixada, faleceu no último sábado 10, no Hospital João Paulo II. De acordo com seus familiares o corpo do Mestre Augusto que está sendo velado na sede da União Rosa Luz no bairro Nova Floresta só será levado à sepultura nesta quarta feira dia 14.

Jerônimo Augusto foi dos primeiros a beber o “Vegetal” em Porto Velho. Em entrevista ao Diário da Amazônia publicada em novembro de 2009 Augusto revela o nome dos primeiros que beberam o chá em Porto Velho. “Lá estava a Chica Macaxeira, Mãe Esperança, Paixão, Eu, finado Hilton, Luiz Lopes, a Margarida e o marido dela e outros que não lembro o nome agora foram umas quarenta pessoas”.

Na mesma entrevista Jerônimo justifica o apelido pelo qual ficou conhecido: “Augusto Queixada”: “Queixada na realidade, era o apelido do meu irmão Joaquim que quando era guarda territorial participou de uma caçada e matou um bocado de Porco Queixada e então o pessoal botou o apelido de Joaquim das Queixadas. Quando eu ia atrás dele na guarda, sempre diziam: “É o Augusto irmão do Queixada, com o tempo, ficou Augusto Queixada”.

Além das atividades como Mestras da União do Vegetal, Augusto Queixada era respeitado dentro dos “currais” dos Bois Bumbá de Porto Velho, pois desde quando aqui chegou vindo do Ceará, se envolveu com a brincadeira. Contemporâneo dos Amos que atuaram nas décadas de 1940/50 e 1960 como Cabo Fumaça, Galego, Luiz Amaral, Sipitiba, Zé Luiz e outros, Queixada se destacava pela voz e como um dos melhores versadores nos encontros de Boi encontros que eram conhecidos como “Meia Luz”.

Como amo de Boi Bumbá augusto atuou os grupos, Pai do Campo, Flor do Campo e Corre Campo entre outros menos votados. Autor de toadas que ficaram famosas e até hoje são cantadas nos “currais” dos bumbas de Porto Velho como “Eu queria essa beleza/Pra ser um homem educado/Eu queria dar um viva/ao governador do estado. Quando o Brasil foi Bi Campeão do Mundo em 1962 Augusto Queixada cantou a seguinte toada pelo boi Flor do Campo “Brasil Bi Campeão do Mundo/Brasil no futebol é o maior/Assim acontece em Rondônia/No Festival/ Boi Flor do Campo é o melhor.

O corpo de Augusto Jerônimo está sendo velado no Templo Rosa Luz da União do Vegetal que fica no bairro Nova Floresta nas proximidades do Hospital João Paulo II. O enterro acontece amanhã dia 14.

 

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)