Quinta-feira, 21 de maio de 2015 - 05h03
O Teatro Palácio das Artes Rondônia recebe neste sábado dia 23, o espetáculo “Luna Del Fuego” da Cia Arte Sagrada dirigida pela dançarina coreógrafa Cristina Pontes.
O espetáculo está marcado para começar as 20h00 e contará com a participação do dançarino de São Paulo Ali Khalih e da dançarina Janis Goldbart.
Serão apresentadas coreografias de dança cigana com xale, leque, véu e danças árabes, khaleege e danças tribais com espada, punhal e candelabro - pela escola de dança Cia Arte Sagrada. Todo o evento está sendo produzido e ensaiado pela professora diretora da Cia, Christina Pontes.
Segundo a dançarina Lucia Oliveira a coreografia cigana é uma forma livre de expressar a história, cultura e magia desse povo, com muitos significados místicos. “Vai ser um espetáculo envolvente, estamos nos preparando para despertar todas as emoções do publico através dos movimentos dessas danças”, disse Lúcia.
É um espetáculo cheio de beleza, encanto e magia que vai começar às 20h, neste sábado, dia 23, no teatro Palácio das Artes, com entrada franca.
Melhores informações através do telefone (69) 9247-2899
Lenha na Fogueira
Funcultural lança Projeto "Béra Show"
*********
A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (Funcultural), lança nesta quinta-feira (21), o edital de regulamento para seleção de artistas, bandas e grupos culturais, que desejam participar do Projeto Béra Show.
********
O projeto, destinado aos segmentos da música, teatro, dança e literatura, tem como objetivo prestar o apoio para a produção de conteúdo fotográfico e audiovisual, estimulando assim a difusão da classe para maior divulgação artística no cenário local e nacional.
********
Para participar, o interessado deve se inscrever através de formulário digital disponível no portal da prefeitura, www.portovelho.ro.gov.br até 21 de julho. As propostas são de escolha dos artistas, desde que sejam autorais, e que atendam as dimensões físicas do Espaço Béra.
********
Os trabalhos serão avaliados por uma comissão de seleção da Funcultural. Serão analisados itens como a qualidade técnica da proposta, criatividade e viabilidade, adequação ao ambiente expositivo e a regionalidade. O resultado será divulgado no dia 29 de junho.
*********
Os contemplados serão auxiliados na produção do Vídeoclip,em resolução Full HD, produzido nas dependências do próprio espaço, com máximo de 08 (oito) minutos e ainda um ensaio fotográfico, em alta resolução e em formato digital para ser utilizado como ferramenta de divulgação. "Hoje os grupos e artistas em geral tem dificuldade em produzir um material de qualidade para sua promoção e a Fundação está se propondo em fazer isso para a classe. Nós temos como meta a difusão da cultura local, em específico a beradeira, e para projetar os nossos artistas no mercado nacional, entendemos que é necessário um portifólio apresentável", enfatizou Marcos Nobre Junior, presidente da Funcultural.
********
Dúvidas sobre o regulamento podem ser esclarecidas na Funcultural, na Rua Elias Gorayeb, nº 1606, Bairro São Cristóvão.
********
Muito bacana esse projeto da Funcultural de Porto Velho. Vamos participar cambada!
********
Justa homenagem!
********
A Câmara de Vereadores de Porto Velho realizou na última segunda feira 18, a solenidade de entrega de Moção de Aplausos em homenagem aos 10 anos do Serviço de Atendimento de Urgência – SAMU.
********
Nada mais justo, pois os profissionais que prestam serviço na unidade tem como principal meta, socorrer a quem precisa, com o máximo de esmero.
********
Quantas e quantas vidas já foram salvas graças à atuação do pessoal do SAMU.
********
Faça chuva, sol, frio, lá estão eles socorrendo uma pessoas ou várias pessoas vítimas de acidentes ou de qualquer outro caso que mereça o atendimento de emergência.
*********
São médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas todos muito bem preparado para enfrentar situações adversas.
*********
A Moção de Aplauso é de autoria do vereador Márcio Pacele (PSB) que enfatizou o trabalho abnegado e da mais alta relevância desempenhado por médicos, enfermeiros e motoristas 24 horas por dia. “Vocês são como verdadeiros anjos salva-vidas, pois enfrentam uma dura jornada de serviço diariamente sempre com a mesma dedicação, com o mesmo amor e a mesma eficiência”, elogiou.
*********
Segundo o vereador o grande trabalho da Câmara Municipal será a luta pela aprovação de dois projetos a favor da categoria: o primeiro o que garante o pagamento da periculosidade aos motoristas de ambulâncias e o segundo, que garante a inclusão desses profissionais no quadro da saúde, conforme prevê a Legislação Federal.
*********
Atitude como essa merece nossos aplausos. Valeu vereadores!
Filme a Epopéia da Comissão Rondon no Curta deste ano
De acordo com Carlos Levy, organizador do 6° Curta Amazônia Mundi, o Festival de Cinema de Porto Velho apresenta de forma inédita ao público rondoniense esse importante documentário da Memória Nacional Brasileira, "A Epopéia da Comissão Rondon”, filme convidado com produção de 1955, de Archille Tartari e Mal. Rondon, filme telecinado e digitalizado pertencente ao acervo da Cinemateca Brasileira, com apoio do Museu do Índio, onde agradecemos à Nancy Korim (Cinemateca Brasileira) e Elena Guimarães (Museu do Índio), com o apoio no envio do filme o Centro Histórico de Iguape/SP.
Pretendemos estabelecer um paralelo de conhecimento entre o passado e o presente através da produção cinematográfica que projetou o país e ao mundo a Comissão Rondon, onde o público rondoniense possa ampliar o conhecimento sobre esse importante ícone brasileiro, que foi pacificador, indigenista e hoje herói brasileiro que desbravou uma região extremamente de difícil acesso, numa selva traiçoeira e os segredos dos silvícolas desde os primórdios de 1913/1914. Com bravura e determinação, deixando um enorme legado aos brasileiros. Seu pensamento de "Morrer se preciso for, matar nunca!" que tinha na resistência física um exemplo de superação e brasilidade, pois nas veias de Rondon corria sangue indígena.
“A nossa proposta é que o público rondoniense conheça e valorize mais a nossa história, reconheça a nossa memória, se emocione com o filme, identificar de como era difícil transpor a floresta virgem e os rios na região nesse processo de integração nacional. Conhecer e valorizar os nossos vultos históricos, e aqui pontualmente o Marechal Rondon, o Marechal da Paz, que completou 150 anos de sua existência em 5 de maio de 2015, é um exemplo para todos”, sintetizou Carlos Levy responsável por trazer esse documentário aos rondonienses.
As entidades privadas e públicas que apóiam o 6° Curta Amazônia Mundi em Porto Velho de 1 a 3 de junho no Teatro Guaporé, com entrada livre, são a Federação do Comércio de Rondônia/Fecomércio/Sesc, Secel e Setur do Governo de Rondônia, Funcultural, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Eletronorte, Iphan Rondônia, Refrigerantes Tupi, CenterNorte, JuniorSun, Cinemateca Brasileira, Museu do Índio, ABD seção Rondônia, Fórum dos Festivais, o museólogo Ocampo Fernandes, Imprensa Rondoniense, Sítio do Chicão, Delícias D’Aki, numa iniciativa cultural da Associação Curta Amazônia.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando