Terça-feira, 27 de maio de 2014 - 05h08
Na próxima sexta feira dia 30, os cantores. poetas e compositores Augusto Silveira, Baaribu Nonato, Escola de Samba Asfaltão, Binho, Bubu Johnson, Carlos Moreira, Ceiça Farias, Diego Bentes, Duo Pirarublue, Ernesto Melo, Helena Prado, Julio Yriarte, Lito Casara, Paulinho Batera, Rinaldo Santos, Silvio Santos, Silvinho e Thiago Mazieiro vão prestar homenagem ao compositor Babo pela passagem dos seus 50 anos de idade, com o show “Mundos 50 Anos – Bado e Amigos”. O espetáculo musical que vai contar com as participações especiais dos cantores Nilson Chaves de Belém (PA) e Sergio Souto de Rio Branco (AC), está sendo produzido e dirigido pelo músico filho do Bado Edgar Melo.
Bado é compositor, instrumentista, artista portovelhense nascido em 1964, revela-se com traços peculiares à sua história e memória cultural, envolvendo, no seu contexto musical, uma mistura de musicalidade amazônica com sons e ritmos universais. No conjunto de suas obras e participações artísticas, passou por experiências de criações musicais produzidas sob encomendas, para o teatro e documentários, além de trabalhos realizados para produção de shows musicais.
Toda essa produção será mostrada, através das interpretações dos artistas acima citados, no show “Mundos 50 – Bado e Amigos” que está marcado para acontecer na próxima sexta feira 30, no Teatro 1 do Sesc Esplanada em Porto Velho a partir das 20h00, com entrada franca.
Lenha na Fogueira
De volta ao batente após alguns dias curtindo o trabalho que dá ficar sem trabalhar, “curtindo” o que os patrões chamam de férias.
*********
Durante esses trinta dias, muito água passou por debaixo das pontes. Inclusive as do Rio Madeira que baixaram consideravelmente, deixando um rastro de destruição jamais vista em terras rondonienses.
********
Nesse ínterim, a Jória da Funcultural que está mais segura no cargo que lama no Museu da Madeira Mamoré. Reuniu a turma do carnaval e acertou os desfiles dos blocos de trio elétrico para o mês de julho.
********
O calendário firmado entre as partes, diz que os desfiles começam no dia 2 de julho com o Bloco Êxtase, dia 3 quinta feira é a vez do Galo da Meia Noite e no dia 5 sábado a Banda do Vai Quem Quer da Siça desfila pela Carlos Gomes, Joaquim Nabuco e Sete de Setembro.
*********
Quanto às escolas de samba, existe o impasse da falta de recursos. Os dirigentes das escolas de samba dizem que só com os 350 Mil que a prefeitura repassou, não conseguem colocar a escola na rua. “O dinheiro da prefeitura só deu pra comprar parte das fantasias”, dizem os carnavalescos.
********
Eles querem, pelo menos, mais 350 Mil para pagar os artistas que confeccionam as fantasias, constroem os carros alegóricos, fazem a decoração desses carros e muitas outras despesas.
********
Por outro lado, a presidente da Funcultural levou a reivindicação das escolas de samba ao prefeito e recebeu como respostas que, caso as agremiações não desfilem, será solicitada a abertura de Tomada de Conta Especial e as escolas terão que devolver o que receberam.
********
O mais agravante disso tudo, foi que segundo a presidente da Funcultural, o prefeito Mauro Nazif, informou que caso as escolas de samba não desfilem durante a programação estabelecida, não receberão até o final do seu mandato, nenhum incentivo financeiro para os próximos carnavais.
*********
Quer dizer, o prefeito de Porto Velho ta dizendo que em sua gestão as escolas de samba não mais desfilarão.
********
Diante desse ultimato, o presidente da Fesec Antonio Chagas Campo, está marcando reunião para as 10h00 desta terça feira 27, com a presidente Jória Lima na sede da Funcultural. O bicho vai pegar hoje de manhã.
*********
ARRASTÃO DE SÃO JOÃO – A Funcultural está divulgando o calendário das festas juninas que vão acontecer com o apoio da prefeitura. São mais de 15 eventos inclusive o Arrastão de São João que vai acontecer no próximo domingo dia 1° de junho, com concentração em frente ao Estádio Aluizio Ferreira a partir das 16h00.
*********
Ano passado esse evento aconteceu com grande sucesso. Acontece que alguns, que não tem compromisso nenhum com a nossa cultura popular, estão querendo fazer a cabeça dos dirigentes dos grupos folclóricos para não aceitarem a programação da Funcultural.
*********
Esse grupo de dirigentes, quer que o Arastão seja realizado no dia de São João. Aí meu amigo não interessa mais, porque a idéia do cortejo, é dizer à população que as festividades juninas estão começando, por isso, a convocação para o dia 1° de junho. Dia 24 é o final das festas juninas.
********
Vale salientar que a prefeitura está disponibilizando aos grupos folclóricos, mais de R$ 700 Mil, dos quais a primeira parcela já está na conta da entidade responsável pelo repasse.
********
Por falar nisso, quem vai coordenar o Arraial Flor do Maracujá é a Funcultural segundo parceria firmada com o governo estadual.
********
A sede da Banda do Vai Quem Quer já está aberta e funcionando, a rua Joaquim Nabuco entre a Carlos Gomes e D. Pedro II. Vai comprar tua camiseta folião fora de época!
Prefeitura organiza II Arrastão de São João
A Prefeitura do Município de Porto Velho através da Fundação Cultural – Funcultural, realizará no próximo dia 01/06, domingo, a II edição do Arrastão de São João, que tem por finalidade reunir os mais de 30 grupos folclóricos da capital. “A população poderá ver de perto as indumentárias, passos marcados, músicas e toadas que as quadrilhas e bois-bumbás estão preparando para os arraiais de 2014”, afirmou Jória Lima, Presidente da Funcultural.
O arrastão abre o calendário junino de Porto Velho com a missão de fomentar e valorizar as tradições regionais. A concentração está prevista para as 16H00, em frente ao estádio Aluízio Ferreira, com um trio elétrico que conduzirá os brincantes até ao anfiteatro da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
O Prefeito Mauro Nazif, solicitou à Fundação que a organização seja a mesma do ano passado. “Tivemos um incrível Arrastão em 2013, vimos nascer um grande evento, nossa população merece essas festividades que afirmam a identidade cultural da nossa cidade”, finalizou Nazif.
De acordo com a Presidente Jória Lima, o arrastão é uma das várias atrações do circuito folclórico municipal. “Serão 17 arraiais de pequeno, médio e grande porte que contarão com o nosso apoio, em todas as regiões da cidade, fortalecendo a cultura popular de Porto Velho”, afirmou Jória. (Assessoria Funcultural)
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando