Domingo, 18 de dezembro de 2016 - 05h01
As Peripécias do General – Histórias e estórias do Manelão
Manoel Costa Mendonça – Manelão o General da Banda do Vai Quem Quer de saudosa lembrança, volta à cena cultural de Porto Velho em 2017, com toda força.
Acontece que após seis anos do seu falecimento (28.02.2011), suas histórias e estórias serão apresentadas ao público, através do livro de autoria de Silvio M. Santos (Zekatraca) “As Peripécias do General”, cujo lançamento, numa parceria com a Gráfica Imediata na pessoa do empresário Mikael Esber está previsto para fevereiro de 2017.
Outro momento que vai colocar o público a par da trajetória do menino “peralta” que viveu a infância no Boulevard Amazônia em Manaus e veio morar em Porto Velho antes de completar 14 anos de idade, vai acontecer durante o desfile da escola de samba Acadêmicos do São João Batista que vai mostrar na passarela do samba “Edson Fróes” o enredo: “Manelão o General da Folia – O Rei da Alegria”, pesquisa também de autoria do Silvio M. Santos e samba de enredo da parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro que será interpretado pelo Banana Split.
Os dois momentos da vida do Manelão contam com apoio da direção da Banda do Vai Quem Quer na pessoa da presidente e filha do General Sicilia Andrade – Siça enquanto o sobrinho/neto Álvaro Mendonça assumiu a presidência de honra da escola São João Batista. “Para dar suporte familiar à história que iremos contar na avenida”, informa o presidente da escola Alberto Rodrigues – Pai Beto.
As Peripécias do General - O livro
O que me levou a escrever as “Peripécias do General” foi a curiosidade das pessoas que sempre me procuram para saber se é verdade, algumas das histórias que ouvem falar sobre o Manelão, motivadas pela fama adquirida por ele de “mentiroso”, o que na realidade era. Sua filha Sicilia Andrade que assumiu a presidência da Banda do Vai Quem Quer concorda com isso em entrevista que consta do livro “Siça – A Filha da Banda”. Acontece que quando comecei a lembrar as “Peripécias”, vi que essas histórias, com raras exceções, são verdadeiras, como é o caso do “Defunto Boêmio”; “Metralhando a Viatura da Polícia”; “Roubando o Despacho de Macumba” e tantas outras.
TRAILER
... A mulherada sabendo que o ‘pagão’ acabara de chegar, “arrudiaram” a mesa, na iminência de conseguirem pelo menos um prato de Sopa por conta. “Só pago pra quem beijar meu amigo aqui que está muito Bêbado!”. Algumas não contaram conversa, agarraram o cara e tascaram-lhe os beijos necessários para ganhar uma dose da Campari e um prato da famosa Sopa da Taba do Cacique.
Quando deu por volta das 4 horas da madrugada, uma das mulheres descobriu que aquele “amigo” do Manelão não estava vivo. Foi uma gritaria geral... O Homem ta morto, o homem ta morto! É um defunto! As mulheres saíram correndo pela Pinheiro Machado e os mais espertos saíram sem pagar a conta... (Parte da Peripécia O Defunto Boêmio).
Como adquirir o livro
Apesar de ainda não poder firmar a data do lançamento, o autor já colocou o livro a venda “Para custear as despesas da edição”. Lembrando que a obra está na fase de formatação pelo técnico da Imediata Ray “Como se diz no jargão gráfico: Está no prelo”. As ilustrações foram criadas pelo artista plástico e chargista João Zoghbi e a correção gramatical, da bacharela em letras Kreila.
Os interessados em colaborar com a edição podem adquirir o livro antecipado, mantendo contato pelo telefone (69) 99302-1960.
Lenha na Fogueira
Na última sexta feira 16, aconteceu no restaurante Caravela do Madeira um dos mais antigos e tradicionais de Porto Velho, o esperadíssimo jantar de confraternição que ha 18 anos é oferecido pelo casal Waldir e Marinha Raupp aos jornalistas de Rondônia.
********
A festa dos Raupps é considerada pela categoria, como sendo a principal festa de confraternização da categoria em Rondônia, pois, reúne praticamente todos os profissionais que militam na imprensa de modo geral no estado de Rondônia.
********
Sexta feira passada 16, estavam no Caravelas, delegações de profissionais da imprensa de Vilhena, Cerejeiras, Ji Paraná, Rolim de Moura, Cacoal, Ouro Preto, Jaru, Machadinho D’Oeste, Ariquemes, Monte Negro, Pimenta Bueno entre outros.
********
O legal é que a festa reúne não só os funcionários. Empresários donos e diretores de empresas de comunicação e publicidade se juntam a cinegrafistas, fotógrafos, repórteres, diagramadores, formatadores, editores, revisores, impressores enfim é realmente a confraternização de categoria. É como disse a mestre de cerimônia Silvia da RedeTV de Ji Paraná “Aqui a pauta é de todos e para todos”.
*******
O jornalista Robson Oliveira foi quem há 18 anos, enquanto assessor, sugeriu ao senador Waldir Raupp que oferecesse aos jornalistas um jantar de agradecimento pelas matérias que os mesmos escreviam e publicavam a respeito de seu gabinete. Raupp aceitou a sugestão e a partir de então todo mês de dezembro oferece o jantar, que é compartilhado praticamente por toda categoria.
*******
Há quem diga, que a turma só comparece em massa, por causa dos brindes que são sorteados durante o jantar. O certo é que com presente ou sem presente os jornalistas de todas categoria que trabalha em comunicação prestigia o evento oferecido pela deputada Marinha e pelo senador Waldir Raupp.
********
O evento é assunto em tudo quanto é redação e encontro de integrantes da categoria, com meses de antecedência. “E aí, já recebestes o convite do jantar do Raupp?” essa é a pergunta mais ouvida.
*******
Independente de partido político, o casal de Rolim de Moura, com isso, conseguiu o respeito e o carinho de todos da categoria. É uma coisa simples que se transforma de grande importância, pois é o único no estado de Rondônia que consegue reunir num só ambiente toda a categoria que trabalha em veículos de comunicação.
*******
É ali que todos se abraçam desejando Feliz Natal e Próspero Ano Novo. É muito bacana ver a categoria que aparentemente vive numa disputa constante pela audiência seja dos leitores dos veículos impressos, ouvintes de rádio, dos que assistem programas de televisão, os que acessam as noticias via site de noticias, enfim. É todo mundo junto se confraternizando, uns até fazendo “gozação” numa brincadeira sadia.
*******
Temos que abrir um parêntese para elogiar o cardápio servido pelo Caravela do Madeira dirigido pela empresária Lurdinha Cavalcante, todo a base de peixe. Pelo menos pra mim, uma delícia.
*******
Depois do jantar dos Raupps parece que, pelo menos pra nossa categoria, o ano realmente começa a acabar. Se você sabe de um evento que reúne jornalistas, mais badalado que o dos Raupps me avisa aí. Eu não conheço nenhum!
********
Agora sim, diziam alguns colegas, já posso sair de férias! Viu a importância do jantar oferecido pelo casal Raupp. Depois que desejamos ao vivo com um abraço, um aperto de mão ou apenas um olhar, Feliz Natal aos colegas de outras empresas, ficamos aptos a sair em viagem de férias, é como se tivéssemos cumprido a pauta mais importante do ano.
*******
Por isso que digo: É um evento simples que se transforma em de grande importância para nossa convivência social. Obrigado!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando