Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

As revelações da Mostra Sesc Rondônia de Música


As revelações da Mostra  Sesc Rondônia de Música - Gente de Opinião

As revelações da Mostra  Sesc Rondônia de Música

A décima primeira edição da Mostra Sesc Rondônia de Música, terminou na noite da última sexta feira 08, após cinco dias promovendo workshop, oficina de música e shows, além de pela primeira vez, promover intervenção musical pelas avenidas 7 de Setembro e Carlos Gomes (centro), Jatuarana (Z. Sul) e Amador dos Reis (Z Leste), com a pianista Lítisia Moreno tocando piano de cima de um caminhão; Outra ação que foi bastante comentada foram as apresentações musicais nas escolas da rede pública. Apesar dos bons espetáculos musicais que reuniram artistas como Chico Chagas do Acordeom, Carlos Pial  e Bira Lourenço & Catatau entre outros, como Bado, Augusto Silveira e Waldison Pinheiro; o que levou mais gente ao Teatro 1 do Sesc Esplanda, foi a programação da noite final, quando se apresentaram os novos talentos da música portovelhense que este ano contou com:  Ellen Gouveia, Anayole Êba,  Tamires Paiva e Sergio Mar. Enquanto Ellen, Tamires e o Sergio mostram seus trabalhos autorais, a jovem Anayole Êba apenas interpretou canções compostas pelo saudoso Zezinho Maranhão. Devemos esclarecer que as músicas autorais da Ellen Gouveia, da TamiresGente de Opinião (uma Gente de Opiniãorevelação do Acústico Lo Fi) e do Sergio Mar são de boa qualidade, dependendo apenas de um trabalho mais elaborado em seus arranjos.

A cantora Anayole Êba para a maioria que literalmente lotou as dependências do Teatro do Sesc Esplana (tinha gente sentada no chão), foi a grande revelação, interpretando as canções “Só” e “Rondoniana”. A filha do compositor e cantor Baaribu Nonato, mostrou segurança e acima de tudo afinação, pois a harmonia de “Só”, não é tão fácil como parece ser, essa música deu a Marfisa o título em um FAM tanto como interpretação como melhor música. Essa música por mim considerada a mais bonita letra do Zezinho Maranhão não é fácil de ser interpretada, pela sua variação melódica, pois essa música na noite da última sexta feira dia 08, mostrou ao público de Porto Velho que a Anayole Êba está prontinha para enfrentar a carreira musical como interprete nas noites de Porto Velho, do Brasil e do Mundo. “Desajeitada, indecisa, fracasso e sem altivez, porque dependo e preciso, não sei ficar sem ouvir, tua voz. Você volta quando quer, finge que está tudo em paz, sou como aquela mulher, que acha bonita e quer mais...”.


Lenha na Fogueira
 

Começa hoje uma dos maiores eventos culturais de Porto Velho, “Amazônia Encena na Rua”.  Até o ano passado  foi coordenado pelo Grupo O Imaginário do Chicão Santos e da Zaine Diniz, que passou para o Sesc por falta de apoio cultural do governo estadual e empresas quem tem como sócio majoritário o governo federal. “É melhor passar a administração do Projeto para o Sesc, assim teremos a garantir de sua realização”, disse Chicão;

As revelações da Mostra  Sesc Rondônia de Música - Gente de Opinião
 

********

Não conheço nenhum projeto cultural que concentre mais pessoas nas praças públicas, que o “Amazônia Encena nas Rua”.  Então meus amigos, de hoje 12, até o dia 17, a praça das Caixas D’água será o palco das apresentações teatrais do “Amazônia encena na Rua”.

********

Aliás, a praça das Caixas D’água foi o primeiro local a abrigar o Festival promovido pelo Chicão Santos e sua turma.  Nesses seis dias de evento, dezoito espetáculos farão parte da programação, além da realização das oficinas de teatro.

********

O Festival é o grande evento das artes cênicas de rua do estado de Rondônia e UM DOS melhores do Brasil.

*******

Basta lembrar que devido ao sucesso, o projeto, que a princípio só era realizado com grupos da Amazônia, em pouco tempo se expandiu e começou a trabalhar com espetáculos de outras regiões do Brasil. Neste ano de 2014, o Encena terá a participação de grupos dos estados de Rondônia, do Pará, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Maranhão e Distrito Federal.

********

O Cortejo de abertura sai da praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré as 18h00, subindo a avenida 7 de Setembro, sobe a Rogério Weber e termina na praça das Caixas D’água. O grande homenageado será o autor Ariano Suassuna com a apresentação do espetáculo "O Alto da Compadecida” com o grupo de pesquisa cênica do Sesc do DF na última noite do festival.

*******

Todos os espetáculos são de classificação indicativa livre e gratuitos. Quem abre o Amazônia 2014 é o Grupo In Bust do Pará com o espetáculo “Os 12 Trabalhos de Hércules”.

********

Flor do Maracujá – Venda de Barracas – Começa amanhã quarta feira dia 13, a venda das barracas do Arraial Flor do Maracujá. Os interessados devem procurar a sede da Federon que fica no prédio do Sated na avenida 7 de Setembro em frente o Ferroviário.As revelações da Mostra  Sesc Rondônia de Música - Gente de Opinião

*******

A direção da Federon comunica que as barracas este ano serão mais bem equipadas e por isso serão também em menor número.  “Quando falamos em menor número queremos dizer, que a seleção dos produtos a ser comercializado pelos barraqueiros será de melhor qualidade, pois teremos apenas três barracas comercializando produtos parecidos exemplo: Vamos disponibilizar espaços para apenas três pamonharias, três “capetas”, e por aí vai.

*******

Os preços estão bastante convidativos e segundo o presidente da Federon Fernando Rocha, os barraqueiros terão dez noites de festa para comercializar seus produtos dentro dos maior requinte de higiene possível.

********

A área destinada ao parque de diversões será a maior entre todas que aconteceram no 32 anos da realização do evento. “Nessa 33ª edição do Flor do Maracujá queremos dar o melhor aos nossos clientes”, disse Fernandão.

*******

O Flor do Maracujá deve estar montado até o dia 22, quando receberá o aval ou não do Corpo de Bombeiros de Rondônia. Tudo está caminhando dentro das exigências da Lei, disse o Produtor Denis Carvalho.

********

Volto a lembrarar, as vendas dos espaços para montagem das barracas no Flor do Maracujá começa nesta quarta feira dia 13.

*******

Vamos para o Curta Amazônia na UNIR Centro ou para o Amazônia Encena na Rua na praça das Caixas D’água tudo hoje!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)