Domingo, 17 de fevereiro de 2019 - 09h15
Lenha na Fogueira
Faltam apenas oito dias para o bloco mais democrático da Amazônia desfilar pelas ruas do centro de Porto Velho.
***********
Bloco Pirarucu do Madeira, o primeiro a colocar “Bonecos” gigantes na avenida. Seus coordenadores Luciana Oliveira e Ernane Segismundo estão confiantes de que este ano, a participação dos foliões será bem maior que no ano passado
**********
O Pirarucu do Madeira este ano homenageia em seu desfile, as escolas de samba de Porto Velho, que aceitaram o convite e vão levar para o desfile do bloco seus pavilhões.
**********
A marchinha tema composta pelo Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Baixinho) é uma verdadeira obra literária, pois, conta a história das nossas escolas de samba, desde o início na década de 1940.
************
Respeite a Tradição – Deixa falar, deixa pra lá/Dane-se quem me odeia/Eu sou eu, sou cultura brasileira/Sou Pirarucu do Madeira/Minha fantasia é séria/Meu bloco respeita a tradição/Reverência as escolas de samba de ontem/Vivas no meu coração/Pobre do Caiari, valeu Castanheira,/Boto Mocidade e Unidos do Areal/Mato Grosso, Triangulo Não Morreu/Bate a saudade no meu peito pessoal/Hoje vamos unir todas as cores/Seguindo o Farol do nosso ideal/Com a garra do Tigre no asfalto/Meu Império vai ser genial/Vai ressoar lá na Zona Leste/Uma prece a São João Batista/Tira do Armário o meu tamborim/Diplomatas vai cantar assim.
************
Por falar em marchinha a da Banda do Vai Quem Quer de autoria do Silvinho Santos, tá muito boa, pegou de primeira e ontem, após o lançamento oficial, muita gente continuava cantando o refrão #Elasil.
**********
Ontem durante a feijoada especial para a imprensa, uma das Musas a Dulce se apresentou apenas com o corpo pintado, Siça tava se pegando com tudo que era santo pra não chover, pois a menina Musa caso se molhasse ficaria realmente pelada. Enquanto os presentes torciam para que a chuva caísse.
***********
A equipe que decorou a sede da banda para receber a imprensa, já pode se candidatar a profissional, a decoração fiou muito bonita.
***********
Esta semana começam os desfiles dos blocos. O primeiro a colocar o folião pra é o Areal Folia dirigido pelo presidente da Liga do Blocos o popular Gato Félix. Areal Folia faz o circuito Areal formado pelas Vias Alexandre Guimarães, Rogério Weber, Rio de Janeiro, Joaquim Nabuco retornando à Alexandre Guimarães.
**********
Sábado dia 24 será a vez do Até Que a Noite Vire Dia. Que sai do Mocambo pela rua Capitão Esron Menezes e desemboca pela Alexandre Guimarães, Rogério Weber sentido Sete de Setembro, Faz a João Alfredo e retorna a Praça São José no Mocambo.
*********
O bloco da Chica, do Márcio Miranda e outros foliões do bairro mais antigo de Porto Velho, é um dos mais concorridos. Este ano desfila em homenagem ao carnavalesco, saudoso Benjamim Mourão grande baluarte das desfiles dos blocos de trio.
*********
Dai pra frente, o carnaval de Porto Velho só termina no dia 10 de março. Levando-se em consideração que começou no dia 16, com a realização do Baile Municipal, com certeza, nosso carnaval é um dos mais longos do Brasil, sem sombra de dúvida.
************
Um bloco que vem crescendo ano após ano é o Porto Maria. A turma trabalha e muito para transformar o bloco num dos maiores da região norte. Estão na luta!
************
Segundo nossas fontes, o bloco que mais mandou confeccionar abadá este ano, foi o Axé Folia. Nier e seus diretores estão batalhando para colocar no circuito da Pinheiro, pelo menos a metade dos foliões fantasiados com o abadá do bloco. Aí é só correr pra galera!
**********
Dizem que o Bloco mais esperto é o Vai e Volta, pois não contou conversa, pegou a quinta feira que era do Galo da Meia Noite para desfilar e está crescendo a cada ano.
Asfaltão comemora 48 anos com esquenta da Pura Raça
Neste domingo 17, o Grêmio Recreativo Escola Samba Asfaltão comemora seus 48 anos de fundação com show da Bateria Pura Raça na famosa Tenda do Tigre a rua Jacy Paraná.
Na realidade as comemorações começaram na noite de sexta feira com a realização do Baile Amarelo e Preto – Uma Noite na Grécia que levou muita gente a Associação dos Empregados da Ceron. A festa prossegue no próximo sábado dia 23 com a escola desfilando pelas ruas do bairro Nossa Senhora das Graças e só termina domingo dia 24, com a apresentação no desfile do bloco Pirarucu do Madeira.
A agremiação foi criada em 17 fevereiro de 1971 a partir de um desfile improvisado de um grupo de funcionários que trabalhava na antiga usina de asfalto da cidade. Quando preparavam a avenida 7 de Setembro para o desfile de carnaval daquele ano, após o término dos trabalhos de recapeamento asfáltico da via, resolveram descer a avenida dançando e cantando da maneira que se encontravam, ou seja, com o corpo todo "melado" de "pixe" (daí a origem do nome - Asfaltão).
Tendo à mão os seus instrumentos de trabalho como pás, vassouras e picaretas, dentre outros, aquele grupo de trabalhadores fora calorosamente aplaudido pelo público. A partir desse evento, empolgados com a positiva e carinhosa recepção, os mesmos repetiriam o feito nos anos seguintes, o que levou à paulatina organização e evolução do que hoje é o GRES Asfaltão. A escola, cuja cores são amarelo, preto e branco, tendo um " TIGRE" como símbolo, é hoje do Grupo Especial. Trás um título da antiga Associação das Escolas de Samba e Blocos - AESB e é Tricampeão de Porto Velho com Federação das Escolas de Samba – FESEC.
A época do seu surgimento, existiam várias categorias - Asfaltão passou por todas elas, como Bloco de Sujos, Bloco de Empolgação, Bloco de Enredo, Escola de 2º Grupo, chegando ao ápice do grupo especial.
Em seus Temas e Sambas de Enredo, enfoca sempre questões de relevância social. Como por exemplo: A Natureza; O Menor Abandonado; A mulher; A história da agremiação, com o tema: “Do Mocororó ao Tigre”; Porto Velho; “De Zumbi até Aqui - 300 Anos de História”; A Arte; Do Lixo ao Luxo; Máscaras; A Energia; A História do Bairro Santa Barbara e “Açaí O Nectar dos Deuses da Floresta da Amazônia para o Mundo”. Esse enredo foi campeão do carnaval de 2012. Em 2013, o tema foi: “No País do Futebol “Crak” Nem Pensar. Em 2014, foi exaltado o centenário de Porto Velho - “Porto Velho, teu Valor Cultural é a Riqueza e o Brilho do meu Carnaval”. Em 2015, o tema foi o mesmo de 2014.
OFICINA
Ruante abre portas aos interessados em aprender a arte do circo e teatro
O Teatro Ruante, radicado em Porto Velho desde 2015, abre as portas de seu espaço, a Casa Ruante, para todos interessados em aprenderem a se expressarem por meio das artes cênicas. Com profissionais com décadas de experiência na cena e no ensino, será ofertado cursos de teatro, técnicas circenses (circo), palhaço e contação de histórias para diversas idades.
Focado em exercícios específicos e jogos, as oficinas têm por objetivo instruir os participantes a conhecerem suas possibilidades e limites, desenvolvendo a autoestima, a confiança e o espírito coletivo, bem como conhecer diversas técnicas dessas artes, para que possam se expressarem artisticamente.
Na arte circense (circo e palhaço), a Casa Ruante é o único espaço da cidade de Porto Velho a ofertar oficinas nessa área.
Abertas as inscrições para turmas iniciantes:
Modulo 1 – iniciante: março a dezembro/2019
Circo (a partir de 7 anos)
Turma 1 – terças das 14h30 às 16h30.
Turma 2 – sábados das 9h às 11h
Teatro (a partir de 16 anos)
Segunda e quartas das 19h às 21h30
Palhaço (a partir de 16 anos)
Terças das 19h às 21h30
Contação de Histórias (a partir de 16 anos)
Sextas das 19h às 22h
Inscrições e mais informações: (69) 98164.3332 – 99241.1921
Endereço: Av. José Bonifácio, 1295 – Sala A - Olaria
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando