Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Assembleia e governo estadual não devem legalizar garimpo no rio Madeira, recomendam MPF e MP/RO


Lenha na Fogueira

 



Assembleia e governo estadual não devem legalizar garimpo no rio Madeira, recomendam MPF e MP/RO.

*********
A Assembléia Legislativa e o Governo de Rondônia tem prazo de cinco dias para responder ao Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MP/RO) se irão cumprir a recomendação para não legalizar o garimpo de ouro na área de preservação ambiental (APP) do rio Madeira. No mesmo prazo a Assembléia também deve cancelar o Decreto Legislativo n° 066/2016, que suspendeu a proibição do garimpo.

***********
Caso a recomendação não seja cumprida, os MPs podem adotar outras providências administrativas e judiciais, inclusive Ação Direta de Inconstitucionalidade perante os órgãos competentes. Os autores da recomendação, os procuradores da República Gisele Bleggi e Raphael Bevilaque e a promotora de Justiça Aidee Moser, receberam nos últimos dias diversas reclamações de cidadãos porto-velhenses inconformados com a eventual legalização do garimpo de ouro no rio Madeira.

**********
Nota Mil com louvor aos MPs pela iniciativa em defesa do nosso rio Madeira e em consequência de toda a população da Amazônia, do Brasil e do Mundo.

********
Outro dia divulgando a festa do aniversário do Ernesto Melo postei nesta coluna, que ele (Ernesto) havia homenageado sua esposa Erenir cantando uma valsa de “sua autoria” que contava a história do casal.

********
Logo no outro dia, recebo mensagem do músico Walber Carol também conhecido como Walber do Cavaco e do Bandolim solicitando que eu fizesse uma errata. Acompanhe o testo enviado pelo Walber:

********
“Sabemos, sem dúvida que o Ernesto Melo é um dos maiores poetas compositores de Porto velho. Porém, sou obrigado a solicitar a você que faça uma ERRATA em relação a sua postagem no Zé katraca. Quando você disse que a valsa interpretada pelo Poeta da Cidade era de autoria dele. A valsa “Bodas de Prata” foi composta pelo poeta Mário Rossi em parceria com Roberto Martins e gravada por Carlos Galhardos em 1945. Um grande abraço do Walber do Cavaco.

**********
Taí meu amigo Walber do Cavaco a Errata publicada. Acontece que a valsa foi composta muito antes do ano que nasci, como quem cantou foi o Ernesto que também atende pelo apelido de “Velho”, pensei: É composição dele! Não é. Obrigado Walber pela aula.Assembleia e governo estadual não devem legalizar garimpo no rio Madeira, recomendam MPF e MP/RO - Gente de Opinião

********
O negócio de hoje é participar da feijoada em beneficio do amigo Benjamim Mourão, que vai acontecer a partir do meio dia na Casa da Cultura Ivan Marrocos.

********
Mourão é aquele que no carnaval colabora com tudo quanto é bloco carnavalesco, independente da cor do abadá ou da denominação. É igualzinho o “Nestor” da letra do samba “Antonico”.

*********
O Antonico vou lhe pedir um favor que só depende da sua boa vontade. É necessário uma viração pro NESTOR, que está passando por grande necessidade. Ele é aquele que na escola de samba. Toca pandeiro, toca surdo e tamborim... Faça por ele como se fosse por mim...”

********
Assim é o Mourão, no tempo do carnaval providência documentação de um, corre atrás de grade para outro, puxa até corda se for necessário.

********
Esse baluarte do nosso carnaval está precisando da nossa colaboração, para que possa se submeter uma complicada cirurgia. Essa cirurgia não tem como ser feita em Porto Velho. Daí seus amigos bolarem a realização da Feijoada dos Amigos do Mourão que vai acontecer a partir do meio dia de hoje 27, no quintal da Casa da Cultura Ivan Marrocos.

********
A Escola de samba Asfaltão e sua harmonia musical vai marcar presença assim como a Musa da Torcida e a Garota Bumbum 2016 mais o Nilson do Cavaco, Beto Cézar, Sílvio Santos, Torrado, Bainha, Toninho Tavernard e muitos outros sambistas de Porto Velho.



Feijoada na Casa
da Cultura para o Mourão

Assembleia e governo estadual não devem legalizar garimpo no rio Madeira, recomendam MPF e MP/RO - Gente de Opinião

Benjamim Mourão ex presidente da União dos Blocos de Trio Elétricos de Porto Velho – Unibloco, um dos fundadores do bloco “Até que a noite vire dia” além de ser dos mais importantes colaboradores do bloco Galo da Meia Noite, está precisando se submeter a uma cirurgia das mais delicadas, cujo procedimento não consta da lista do SUS.

Assim sendo, seus amigos se reuniram ha alguns meses e resolveram promover uma feijoada com o objetivo de angariar recursos, que serão investidos na viagem, estadia, internação e cirurgia propriamente dita que deve ser realizada em São Paulo.

Feijoada com samba

O grande dia chegou, será neste sábado 27, a partir do meia dia o encontro dos amigos do Mourão no quintal da Casa da Cultura Ivan Marrocos. Com a seguinte programação:

- A partir do meio dia, apresentação musical da escola de samba Asfaltão e sua equipe de harmonia.

- As 13h00 – Banda Mistura Brasileira com Nílson do Cavaco cantando de tudo um pouco.

Participação especial do Beto Cezar, Toninho & Eduardo Tavernard; Sílvio Santos; Bainha, Torrado e outros bambas do samba de Porto Velho.

Performances especiais de Daiane Souza (Musa das Torcidas) e Mel Alves (Garota Bumbum).

Durante a toda tarde os organizadores da feijoada realizarão bingos e sorteios relâmpagos de caixas de cerveja, brindes diversos além de abadá dos blocos Galo da Meia Noite, Até Que a Noite Vire Dia, Axé Folia, Porto Maria, Furacão da Zona Sul, Murupi, Tô de Folga e Jatuarana Sul para o carnaval de 2017.

Serviço

Feijoada dos Amigos do Mourão

Local – Casa da Cultura Ivan Marrocos

Entrada – Pela rua Presidente Dutra

Dia – 27 (sábado)


Hora – A partir do meio dia

Atração – Grupos de samba e pagode

Valor da Feijoada – CR$ 20,00


OBS: Estará funcionando Bar com venda de cerveja, refrigerantes e água

mineral.


 




Mova-se apresenta
So you really think na Funpar

Assembleia e governo estadual não devem legalizar garimpo no rio Madeira, recomendam MPF e MP/RO - Gente de Opinião

O segundo dia do ‘Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios’ em Porto Velho será marcado pela apresentação do espetáculo “So you really think you can dance”, no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia às 20h com entrada gratuita.

“So you really think you can dance”, da coreógrafa e pesquisadora Marila Velloso, traz o questionamento sobre o saber ‘dançar’ e a ‘contemporaneidade’. Em cena, quatro bailarinos fisicamente diferentes se propõem a uma investigação profunda do próprio corpo. Nessas diferenças, a sexualidade e a “tensão sexual” aparecem no trabalho e convida a uma reflexão sobre o corpo na contemporaneidade: o corpo à mostra, os clichês, os realities shows.

A discussão sobre o que é dançar bem hoje em dia, sobre o que é necessário para se saber dançar, sobre conhecimentos específicos entre distintas técnicas de dança – fazem parte dos dados exercitados nessa coreografia.

Já na Praça das Três Caixas D’Água, o espetáculo “Ressonâncias”, que estreou ontem no Mova-se, será reapresentado neste sábado, às 17 horas pela Quik Cia de Dança.

Na programação o workshop ‘Permeabilidades – Estratégias para uma Dança Criativa’ acontece no Opus Ballet (Av. Calama, 2363, Liberdade). A oficina será ministrada pelos bailarinos Rodrigo Quik e Letícia Carneiro da Quik Cia de Dança.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)