Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Associação desenvolve cultura nos arraiais


Associação desenvolve cultura nos arraiais  - Gente de Opinião 

A Associação Beneficente Clube de Mães, Idosos, Crianças e Moradores do Bairro Esperança da Comunidade - ASBEMIC – conveniada com o governo de Rondônia através da Secel, entre os meses de junho e agosto, realizará uma série de eventos através do Projeto “Cultura nos Arraiais”. A programação começou com o “Arraiá Leste” que aconteceu entre os dias 14 e 23 deste mês no bairro JK – (PVH), com apresentações de grupos folclóricos e escolha da Rainha do Arraial.

No município de Buritis a parceria Asbemic/Secel foi responsável pela realização do Arraial que aconteceu entre os dias 14 e 16 com apresentação de grupos folclóricos e atrações locais.

Neste final de semana com inicio sexta feira 28 e término domingo dia 30, está acontecendo o Arraial “Cidade Feliz” no Espaço Alternativo no município de Ariquemes onde acontece o concurso de Quadrilhas da região do Vale do Jamari.

Arraial do Araújo
Dentro da programação da parceria Asbemic/Secel, nos dias 6 e 7 de julho, vai acontecer o “Arraial do Araújo”, que vai reunir integrantes de todas as atividades desenvolvidas pela Associação Zequinha Araújo. Nessa festa o destaque especial será a apresentação da Quadrilha “A Roça é Nossa” campeã do Flor do Maracujá 2.011.

Arraial do Abobrão
Os moradores do bairro Cohab Floresta estarão curtindo entre os dias 25 e 28 de julho o tradicional “Arraial do Abrobão”, com apresentações de grupos folclóricos e comercialização de comidas típicas.

Flor do Candeias
Ainda sem data, porém, com o mês de agosto já definido como o mês de sua realização, a parceria coordena o Arraial “Flor do Candeias”, onde os grupos de Quadrilhas disputam o título de melhor entre os melhores do Flor do Maracujá. “No Flor do Candeias os grupos tiram as diferenças numa disputa acirradíssima”, comenta o presidente da Roça é Nossa Fernandão.

Comunidade no Sertão
No inicio do mês de agosto, entre os dias 9 e 18, logo após o encerramento do Arraial Municipal “Arrasta Pé do Madeira”, vai acontecer um dos mais tradicionais eventos folclóricos de Porto Velho, Arraial “Comunidade no Sertão” com apresentações de grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás. Nos últimos anos a Federon realiza o concurso “Eliminatória do Flor do Maracujá” nesse arraial. O evento também é conhecido como Arraial do Fernandão em virtude de ser o folcloristas e líder comunitário, seu principal articulador além de presidente da Asdemic.


 


A grande pedida de hoje a partir das 18h00 é participar do Caldeirão Musical, uma promoção da Funcultural cujo objetivo, é contribuir com os artistas que se apresentam durante toda a semana no Mercado Cultural.

 

*********

Assim sendo, quem quiser realmente prestigiar esses artistas, deve ir ao clube Ipiranga a partir das 18h00 desembolsar R$ 10 e pronto.

 

 

*********

Ta na hora de mostrar e agradecer a esses artistas que há vários , vem proporcionando aos amantes da boa música, MPB, Rock, Boemia, Forró e Samba de Raiz momentos agradáveis. Para isso basta comparecer e comprar o ingresso e se possível, “encher” a cara, pois cada centavo arrecadado com a venda de bebida e tira gosto, será rateada entre os participantes.

 

*********

De acordo com programação distribuída pela Funcultural de Porto Velho, a ordem das apresentações será a seguinte:

 

*********

Beto César/ Samba; Duo Pirarublue da Amazônia (Sandro Bacelar e Gioconda)/ MBP; Tonhão/Forró Pé de Serra; Heitor Facundo/Seresta Cultural; Ernesto Melo/A fina Flor do Samba e Flammareon/Rock – Jambera. Vamos nessa!

 

*********

Festona foi a que o Pedro Soares proporcionou ontem à tarde na redação do Diário. Bolo e refri de todo jeito, tudo pela passagem do seu aniversario que é hoje. Parabéns presidente da Ascron.

 

********

Já que entramos no assunto! No Distrito de Nazaré (no Baixo Madeira), até o dia 6 de julho acontece a Festa de São Pedro, com novena, bingo, leilão e apresentações culturais.

 

*********

Na realidade, a grande noite será a do dia 6 de agosto quando os que estiverem prestigiando a festa, terão a oportunidade de apreciar a Dança do Seringandô, Dança do Boi Bumbá Curumim e a apresentação do Grupo Minhas Raízes.

 

********

Faz o seguinte, pega o “Barco Motor” no porto do Cai N’água e te manda pra Nazaré que a festança é boa.

 

********

No dia 6 de julho estarei lá com o fotografo Roni Carvalho!

 

********

Viu aí como a Associação dirigida pelo Fernando Rocha em parceria com a Secel está realizando um bocado de eventos folclóricos.

 

*********

O mais legal é que os eventos não se restringem apenas a Porto Velho, dessa vez a festa está sendo promovido na região do Vale do Jamari cuja sede é Ariquemes. Valeu Fernandão

 

********

Enquanto isso, a equipe da Secel comandada pela secretária Eluane Martins ta correndo atrás da realização do Flor do Maracujá. Já tem o CNPJ da entidade com a qual será firmado o convênio no valor das emendas parlamentares.

 

********

Falta formar a equipe de apoio. Convidaram o Denis Carvalho mas, o coordenador do Projeto Ferrovia do Rock só aceita se tiver um cachezinho. “Uma merrequinha dá”.

 

********

Falta chamar a turma da Federon para a elaboração do Regulamento que pelo visto, este ano vai sofrer grandes modificações.

 

*********

Primeiro porque o arrecadado com a venda de barracas, parque, patrocínio da distribuidora de bebidas e outras rendas, como a do estacionamento, este ano, vai apenas para os grupos folclóricos.

 

********

Quem quiser trabalhar no Flor será na base do voluntariado. Tem neguim que ta roendo todas as unhas, por não contar com a “mamada” dos anos anteriores.

 

********

Enquanto isso em Guajará Mirim continua o impasse sobre a data da realização do Duelo na Fronteira. Uns querem na segunda semana de agosto e outros na primeira semana de setembro.

 

********

Já em Porto Velho ta todo mundo se preparando para o Arraial Municipal “Arrasta Pé do Madeira”. Até os Caritianas dizem que vão entrar na dança. Olha o “Xadrez” Judilson!


 


Associação desenvolve cultura nos arraiais  - Gente de Opinião

Aniversário do Pedro Soares

O presidente da Associação dos Cornos de Rondônia - Ascron, Pedro Soares, está aniversariando na data de hoje 29. Considerado por todos da Empresa Diário da Amazônia Pedro chegou à redação na tarde de ontem, com bolos e refrigerantes, coisa que sempre faz e por isso não despertou nossa curiosidade. Surpresa mesmo foi quando ele anunciou que as guloseimas eram para comemorar seu aniversário, “Que será amanhã 29, mas, vim festejar com meus amigos do Diário da Amazônia hoje”.

Pedro Soares é funcionário exemplar e conceituado na Câmara de Vereadores onde por muitos anos realizou o “Arraial da Câmara” um evento que valorizava os grupos de danças folclóricas de Porto Velho. 

Em nome da família Diário da Amazônia felicitamos o amigo Pedro Soares pela passagem de mais um aniversário. Parabéns!

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)