Terça-feira, 6 de agosto de 2013 - 00h02
O ator Cláudio Zarco, 24 anos, do grupo universitário de pesquisa em teatro “Núcleo Curare”, depois da cansada busca por apoio das instituições governamentais que atendem a cultura para poder participar do festival de teatro da cidade de Fortaleza – CE (FECTA) e não obter, pôde finalmente contar com a ajuda de outros artistas e da sociedade através da ideia de amigos de criarem o projeto “A arte na minha casa”, com o objetivo de conseguir arrecadações voluntárias para as despesas com a participação no evento.
Participariam do festival em Fortaleza dois artistas de Porto Velho, Raoní do Amaral e Cláudio Zarco, porém por falta de verbas somente o ator Claudio conseguiu a viagem. O FECTA, na sua décima edição, ocorreu entre 17 e 27 de julho e reuniu grupos teatrais de todo o Brasil e convidados internacionais com fins de garantir visibilidade as suas produções e experimentações estéticas no campo do teatro. O ator participou com a cena “Pássaro Fora do Ar” de direção de Éder Rodrigues, professor do Curso de Artes da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). No final do festival houve as premiações e o Núcleo Curare com o artista portovelhense foi contemplado com três prêmios: Melhor ator, Melhor sonoplastia e 3° Lugar no Júri Oficial, sendo que esse último dá direito a uma apresentação no Festival do Centro Cultural Banco do Nordeste; e indicado ao prêmio de Grupo Revelação e Melhor Direção.
Em entrevista o ator relatou que a viagem foi uma experiência única para a vida profissional e pessoal, e que mesmo com todos os imprevistos e obstáculos a bagagem de conhecimento que trouxe para compartilhar com os artistas locais são tão gratificantes quanto às premiações conquistadas e a vontade de representar Rondônia. Em bom tom fez questão de destacar também o bom humor e hospitalidade do povo cearense.
Ainda que o Estado de Rondônia e o Município de Porto Velho estejam atrasados no quesito promover políticas públicas para a cultura e haja com descasos aos problemas enfrentados pela classe artística; os artistas ainda têm tentado se fixar enquanto categoria profissional reconhecida e valorizada através de uma Reforma Cultural. Agora resta aguardar que essa reforma seja alcançada a todos os artistas e que promova à verdadeira política publica cultural e que outros artistas rondonienses possam levar a arte local a outros lugares do Brasil. (AI).
Dessa vez o disse-me-disse tá tomando conta do Festival Folclórico de Guajará Mirim - Duelo na Fronteira.
********
E o negócio pegou de vez no bumbá Flor do Campo. Tudo começou com a anulação da eleição que elegeu o Dr. Ruiz e o Ricardinho.
*********
Insatisfeitos com a decisão da direção maior do grupo red, alguns diretores debandaram.
*********
A família Duran fortíssima na coordenação do Flor do Campo foi a primeira a desembarcar da “catraia”, inclusive a agora ex diretora, Nilva Duran Sidon postou no face e por isso tornou pública, a seguinte decisão.
*********
Eu, Nilva Duran Sidon, Venho através desta, comunicar que por razões estritamente particulares, que me demandou um intenso trabalho e dedicação no próximo período, não poderei continuar exercendo o cargo que me encontro nomeada ou responsável nesta agremiação.
*********
Através deste comunicado, formalizo o meu pedido de afastamento geral e solicito ao conselho que tome as devidas providências para compor um (a) novo (a) (cargo/quadro exercido).
**********
Gostaria de aproveitar a oportunidade para registrar a dedicação e agradecer o esforço de dezenas de associados e milhares de (brincantes e/ou torcedores) que estão tornando o festival cada dia mais relevante para o nosso Município, estendendo-se, beneficamente, ao nosso País.
*********
Aproveito para esclarecer que meu trabalho realizado nesses 12 (doze) anos na coordenação, diretoria, conselho ou demais (brincantes), sempre teve o caráter de voluntariado, sem qualquer remuneração ou vantagem econômica e nem por isso deixou de ser de grande qualidade profissional, então, fizemos um ótimo trabalho.
********
Ainda resta muito para fazermos juntos, sendo assim me coloco a inteira disposição a esclarecimento das funções que desenvolvi até o momento e reitero que sempre estarei participando do engrandecimento deste festival com meu apoio e torcendo pelo desenvolvimento do festival em nossa cidade.
*********
Desejo de coração à Diretoria, Artesões, brincantes e simpatizantes uma linda Vitória em 2013, com responsabilidade, honestidade e competência, como sempre ocorreu em nossa Agremiação. (ass.) Nilva Duran Sidon Lucino - Coordenadora de Arena.
*********
Muito bem comportada a nota da Nilva Duran, porém, nossas fontes dentro do Flor do Campo dão conta de que o negócio está pegando mesmo.
**********
Que não foi só a turma da Nilva que decidiu se afastar da Coordenação do Bumbá do Tamandaré.
*********
A Solange (Sol) segundo nossas fontes, tirou o time da Arena e dizem que o Ricardinho também está fora.
********
Enquanto isso, o artesão Ednarte Gomes postou nas redes sociais que vai processar judicialmente e inclusive exigir indenização em espécie (Real), as pessoas que “Denegriram” sua imagem.
********
Inclusive os dissidentes do Flor do Campo já criaram ou estão criando a entidade, “Amigos do Boi Flor do Campo” imitando a galera que ano passado saiu do bumbá Malhadinho e criou também uma entidade para fazer oposição à atual diretoria, sem deixar de torcer pelo Boi.
********
Diante dessas pendengas entre diretores do Flor do Campo, o Duelo na Fronteira está ameaçado de não acontecer.
********
A empresa responsável pela montagem da estrutura do Festival, adiantou a este colunista, que só vai esperar até quarta feira.
********
“Se eles (Flor do Campo) não confirmarem a apresentação, vamos nos retirar da produção”.
*********
Tudo por culpa do governo estadual que não tem responsabilidade para com a nossa cultura!
Funcultural realiza Fórum Municipal de Cultura
A Fundação Cultural de Porto Velho – Funcultural, realiza neste dia 6 de agosto, com abertura as 18h30 no auditório da UNIR Centro o Fórum Municipal de Políticas Públicas para a Cultura – O que queremos para a cultura da nossa cidade.
A presidente da Funcultural Jória Lima alerta todos os que militam nos diversos segmentos culturais da capital do estado de Rondônia, para importância da participação no Fórum. “Um marco regulatório que vai construir o Plano Municipal de Cultura que norteará as políticas públicas para a cultura nos próximos 10 anos”. O representante da Casa Fora do Eixo na Funcultural Otomar – Bode alerta. “Vamos pra cima, brigar por nosso Fundo de Cultura, por nossa Lei de incentivo fiscal... É o momento de definir como o poder público vai se posicionar perante a cultura, como vai trabalhar a cultura, como vai
financiar a cultura e etc”.
Em conversa com nossa reportagem na noite da última sexta feira 02, durante o Festival de Forró da Associação Santiago Maior a presidente Jória Lima adiantou que durante o Fórum que vai acontecer na noite desta terça feira vai tirar algumas dúvidas sobre os questionamentos sobre Funcultural. “Vou explicar o que está acontecendo durante o Fórum”, disse a presidente.
Fórum Municipal de Políticas Públicas Para a Cultura – O que queremos Para a Cultura da Nossa Cidade, nesta terça feira dia 6 as 18h30 no auditório da UNIR - Centro
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando