Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Atrações turísticas de RO: Parque Estadual Corumbiara - Jornalistas do Grupo SGC recebem Moção de Aplausos na Câmara


Atrações turísticas de RO:  Parque Estadual Corumbiara - Jornalistas do Grupo SGC recebem  Moção de Aplausos na Câmara - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Feliz Páscoa a todos nossos leitores. Hoje além da Páscoa festejamos a ressurreição de Jesus Cristo. Porém as comemorações giram em torno da Páscoa.

************

Páscoa é uma das festas mais tradicionais do calendário cristão e tem suas origens baseadas tanto na tradição judaica como em elementos pagãos que foram apropriados de povos cristianizados, como os germânicos.

**********

A palavra Páscoa em português deriva do termo em hebraico “Pessach”.

************

E a tradição de se presentear pessoas, com Ovo de Páscoa. Qual a origem?

***********

O ovo, em si, simboliza a vida, nascimento e ressurreição. E, diferente do que muita gente pensa, ele carrega esse significado de outras culturas e povos também, como romanos, gauleses, chineses e egípcios. Para eles, o ovo representa a forma do universo. 

**********

Há muito tempo, antes de se pensar na ideia de trocar ovos de chocolate na Páscoa, a tradição girava em torno de ovos de galinha pintados a mão.

***********

“Alguns historiadores acreditam que o costume de presentear com ovos coloridos surgiu entre os antigos egípcios, persas e alguns povos germânicos. Atualmente, essa tradição é atribuída aos chineses, que davam ovos decorados nas festas de primavera”, explica Marcelo Duarte, jornalista e autor da série de livros “O Guia dos Curiosos”.

************

Ovos na Páscoa - O símbolo, porém, só começou a fazer parte da comemoração de Páscoa no século 12. “Quando Luís VII voltou para a França depois da segunda Cruzada, apesar do fracasso da expedição contra os muçulmanos, foi recebido com festa”.

***********

Para comemorar seu regresso, o superior da Abadia de St. Germain-des-Près ofereceu aos pobres, metade dos produtos das terras exploradas, entre eles, muitos ovos. “A data costumava coincidir com o jejum da Quaresma”.

***********

Algum tempo depois, no século 15, pressionado pela Igreja que reclamava do grande consumo de ovos durante esse período de penitência, Luís XI proibiu a comemoração. “Assim, para festejar o fim do jejum, as pessoas passaram a presentear os amigos e parentes com ovos benzidos na missa do Domingo da Páscoa”.

************

Com o passar do tempo, os ovos se tornaram mais requintados, e os ricos e nobres passaram a trocar versões de porcelana, vidro, pedra, madeira e até escamas. O costume de dar ovos decorados surgiu na Inglaterra, no reinado de Eduardo I. Ele costumava banhar ovos em ouro e presentear seus súditos preferidos. Essas tradições inspiraram também Peter Carl Fabergé, que criou os famosos e valiosos Ovos Fabergé.

************

Já os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses, que esvaziavam os ovos e depois recheavam com chocolate, finalizando com uma pintura por fora. Com o tempo, virou uma tradição pais esconderem os ovos no jardim para que seus filhos encontrassem na manhã de Páscoa.

***********

Apesar de a cultura dos ovos de páscoa ter se transformado ao longo dos anos, ainda hoje, a tradição de trocar ovos de galinha pintados à mão perdura em muitos países, como na Bulgária. Lá, depois de abençoados, os ovos presenteados são quebrados após a missa da meia-noite e durante os próximos dias. Um dos ovos é quebrado na parede da igreja, e esse é o primeiro ovo a ser comido após o jejum da Quaresma. 

***********

Nos Estados Unidos e na França, a tradição de ovos de galinha coloridos ainda é forte. As crianças costumam participar de uma caça aos ovos. Na Bélgica, as crianças escondem ninhos de palha na grama para que o coelho da Páscoa os encha de ovos.

***********

Outra tradição que ainda é bastante praticada é a MALHAÇÃO do Judas que foi trazida pelos portugueses para a América. Em Porto Velho algumas comunidades praticam a MALHAÇÃO DO JUDAS no sábado de Aleluia.

************

FELIZ PÁSCOA!


Atrações turísticas de RO: Parque Estadual Corumbiara 

Sob a coordenação da Superintendência Estadual de Turismo – SETUR, aconteceu no último dia 11, no gabinete da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, reunião cuja pauta principal, discutiu a construção da agenda conjunta para elaboração do Plano de Uso Público do Parque Estadual Corumbiara – PEC, através do estabelecimento de mecanismos de articulação para efetivação das interfaces de suas competências, visando a implementação de ações conjuntas para promover a inserção dos princípios de sustentabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades turísticas.

A reunião contou com a participação do Superintendente Estadual de Turismo Senhor José Gilvan Pereira da Silva Junior, do Secretário Estadual do Desenvolvimento Ambiental Senhor Elias Rezende, do Coordenador de Ações Turísticas – ATUR/SETUR Senhor Saulo Giordane, da Chefe de Ações Turísticas/SETUR Senhora Camila Canova, da Engenheira Florestal e de Segurança do Trabalho Sebastiana S. Silva Almeida – ATUR/SETUR, do Senhor Denison Trindade Coordenador de Unidades de Conservação – CUC/SEDAM.

 

O PARQUE

 

O Parque Estadual de Corumbiara foi criado pelo Decreto Estadual nº 4.576 de 23 de março de 1990 e modificado pela Lei Estadual nº 690 de 27 de dezembro de 1996, com área de 424.339,11 (quatrocentos e vinte e quatro mil, trezentos e trinta e nove hectares e onze centiares) e está localizado no extremo sul do Estado de Rondônia, abrangendo partes dos municípios de Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste e Alto Alegre dos Parecis e sendo, ainda, margeado pelos municípios de Corumbiara e Alta Floresta do Oeste.

Adquiriu essa categoria por conta das belezas cênicas e do potencial turístico que a região apresenta.

O Plano de Manejo do Parque Estadual Corumbiara foi elaborado em 1995, e passados mais de 12 anos de sua elaboração, o documento original do Plano de Manejo do PEC foi revisado, em 2009 com o objetivo de adequar seu conteúdo à nova realidade circundante e de orientar a sua implementação.

Um aspecto estratégico que deve ser abordado em relação a esta UC refere-se à sua posição fronteiriça com a Bolívia, em especial com o Parque Nacional Noel Kempff Mercado a sudeste. O acesso até a UC pode ser terrestre ou fluvial, o acesso fluvial dar-se-á pelos rios Guaporé e Mequéns. O acesso terrestre dar-se-á pelas principais cidades da região, que são Vilhena, Ji Paraná, Alta Floresta do Oeste, Corumbiara, Cerejeiras e Pimenteiras do Oeste.

A rodovia BR-364 e a RO-399 fazem a ligação entre Vilhena e os municípios de Cerejeiras, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste. As rodovias estaduais que fazem ligação entre os municípios de Alta Floresta do Oeste e Alto Alegre dos Parecis são a RO-010, RO-491, RO-490.

As ações gerenciais propostas são iniciativas de caráter geral, essenciais para que a visitação ao PEC possa se desenvolver. Referem-se: às estratégias de sustentabilidade e ao mecanismo de arrecadação financeira que devem ser concebidos, inicialmente, a fim de gerar recursos para todas as ações necessárias para promover o uso público; à identidade visual do PEC, fundamental para qualquer ação de divulgação; e à utilização da internet para promoção do PEC e região, o que exige baixos investimentos.

Adicionalmente, as ações gerenciais propostas estão relacionadas com a gestão do PEC e com o contínuo desenvolvimento no decorrer dos anos, e com a instalação de infra-estrutura básica (como bases de apoio, sinalização e compra de equipamentos).


Jornalistas do Grupo SGC recebem Moção de Aplausos na Câmara

v

Através da propositura da vereadora Cristiane Lopes (PP), jornalistas que militam, nos mais diversos meios de comunicação de Porto Velho, com destaque para o Editor Chefe do Diário da Amazônia Solano Ferreira e do Fotografo Roni |Carvalho e a jornalista repórter Toninha da RedeTV-RO entre outros, foram agraciados na última quarta feira 17, em seção solene da Câmara de Vereadores de Porto Velho presidida pelo vereador Edwilson Negreiros, com Moção de Apausos, da mesa fizeram parte além do presidente os vereadores Cristiane Lopes, Maurício Carvalho, Jurandir Bengala   e a presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia - SINJOR Sara Xavier.

Foi o terceiro ano que a solenidade acontece. Cerca de 118 jornalistas já foram homenageados, desde 2017. O objetivo é destacar o importante serviço prestado pela imprensa à população portovelhense.

“Assim como os vereadores, a imprensa também contribui para melhorar a qualidade de vida da população, seja com conhecimento, através da informação ou com resultado positivo depois da denúncia de algo errado”, ressalta Cristiane Lopes.

O Dia do Jornalista é comemorado em 07 de abril. A data foi criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em homenagem à Giovanni Battista Libero Badaró, jornalista e médico, grande personagem, que lutou até a sua morte em 1831, pelo fim da monarquia portuguesa e pela Independência do Brasil.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)