Sábado, 18 de junho de 2011 - 08h28
E o PPA? Aliás, e a audiência pública realizada no auditório da Ulbra sobre o PPA do governo Confúcio.
**********
Na coluna de ante ontem, finalizei convocando os produtores culturais a comparecerem na Ulbra com o objetivo de mostrar aos membros do governo estadual que Cultura não é despesa e sim investimento.
*********
Não adiantou nada, a turma ligada à cultura compareceu em massa, mas, ficou meio que no “mato sem cachorro”, pois não existia na pauta das discussões a matéria CULTURA.
*********
O secretário adjunto da Seplan economista Avanilson, justificou meio sem jeito, que as discussões sobre o nicho Cultura estavam agregadas ao Desenvolvimento Social – Só que nesse nicho se discutia também os problemas dos sem terra, dos indígenas, dos idosos, da infraestrutura viária e muitas outras questões.
*********
A nossa sorte foi que a turma ligada a Cultura compareceu em grande número e tomou conta do pedaço e até provocou uma discussão entre um dos coordenadores da Audiência com o Chicão Santos.
*********
Aí o Chicão Santos que já estava invocado por estarem tratando a cultura como terceiro plano, disse poucas e boas ao jovem “guaxeba” da Seplan.
*********
Lucio Albuquerque presidente da Academia de Letras de Rondônia não deixou por menos e também descarregou em cima do dito cujo da Seplan.
*********
O rapaz se viu tão aperreado que teve que ficar calado, pois de cultura ele só entende de arrecadação e olha lá.
*********
É preciso que o intelectual Confúcio Moura coloque na cabeça de seus auxiliares do setor de finanças, que Cultura é à base de tudo.
*********
Investir em Cultura é diminuir o número de jovens envolvidos com o tráfico e o consumo de drogas.
********
Investir em Cultura é levar conhecimento para as salas de aula.
*********
Investir em Cultura é gerar emprego e proporcionar renda a população.
*********
Sei que não ficaremos fora do PPA pela insistencia dos produtores culturais durante a audiência pública. Se fosse pela vontade dos auxiliares do governador Cultura não entraria no orçamento estadual.
*********
É muita falta e responsabilidade. Aliás, isso é caso de Desenvolvimento Social.
*********
Por falar nisso, hoje e amanhã tem a “Feira do Sol” que é exposição de artesanato rondoniense no estacionamento do prédio do relógio sede da Secel.
*********
Além da comercialização de artesanatos, pela manhã acontece show musical.
*********
Vai lá e leva toda a família. A “Feira do Sol” abre as 8h00 e fecha as 17h00.
*********
No próximo dia 21 também no pátio da Secel, vai acontecer à festa de abertura da 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá.
**********
A festa vai contar com apresentações das Rainhas das Quadrilhas que estarão se apresentando no Flor assim como uma Banda de Toadas de Boi integrada por músicos de todos os bumbas de Porto Velho.
*********
Cada bumbá vai apresentar duas toadas e alguns personagens da brincadeira.
*********
A festa folclórica vai ser à noite, ou seja, a partir das 19h00.
*********
Neste sábado temos o espetáculo musical do Antonio Nóbrega no Teatro 1 do Sesc Esplanada, é necessário solicitar ingresso com antecedência, pois serão distribuídos apenas 200 senhas.
*********
Antes do Antonio Nóbrega vamos curtir a roda de samba comanda pelo Beto Cezar no Mercado Cultural a partir das 14h00.
RADIO FAROL
Girando o mundo na dança da quadrilha
O grupo vai se apresentar com mais de setenta pares no Maracujá
A quadrilha “Os Caipiras do Rádio Farol”, super campão do Arraial Flor do Maracujá, vai apresentar este ano o tema, “Radio Farol Gira o Mundo”, a idéia surgiu em virtude da viagem que o grupo fez a região da Cecília na Itália a convite do padre Enzo Mangano. “Foram trinta dias de apresentações em várias cidades italianas” disse o vice presidente Ruimar.
Para desenvolver o tema na 30ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás o grupo conta com 78 pares entre personagens e brincantes. “A quadra está pequena para tantos pares, estou pensando em reduzir para 70 a nossa apresentação no Flor do Maracujá”, disse a coreografa Luciane Lopes Ferreira que é uma das fundadoras do grupo juntamente com o Marquinho e a Nete. O grupo que está completando 14 anos de fundação, tem a frente desde o professor Severino da Silva Castro um perfeccionista em tudo que faz e com isso, transformou a Rádio Farol num dos grupos folclóricos mais organizados de Rondônia. “Hoje não somos apenas a quadrilha, temos time de vôlei, e futsal além de sermos Ponto de Cultura onde proporcionamos as crianças, jovens e idosos, várias oficinas de dança, artesanato etc...”
O marcador Maxsuel Araujo da Silva vai enfrentar pelo segundo ano, os jurados do Flor do Maracujá, ele começou a brincar na quadrilha mirim e no ano passado, a convite do professor Severino assumiu como marcador da quadrilha adulta. “No primeiro ano tremi nas bases, pois a responsabilidade de substituir um marcador da qualidade do Cueca era muito grande, felizmente deu tudo certo, a quadrilha foi campeã e eu saí da arena com a alma lavada” declara Maxsuel prosseguindo, durante a apresentação, marco em média 12 passos de quadrilha, sem contar com os ‘fui’, ‘saiu’ e outros improvisos.
Dentre os casais que se apresentam na brincadeira, o mais importante, ou seja, a razão de ser da brincadeira é o casal Noiva e Noivo no caso da Rádio Farol Lizete da Silva Farias e Ítalo Rodrigues os dois, além de conquistar vários títulos como melhor do Flor do Maracujá foram classificados em terceiro lugar no Festival Nacional que aconteceu em Rio Branco (AC) ano passado.
O Gira Mundo que será apresentado pela quadrilha Rádio Farol de acordo com a coreografa Luciane, vai contar com representações dos pontos mais destacados de cada país selecionado, por exemplo, no caso da Itália o que será apresentado é o Coliseu, onde aconteciam as lutas entre os gladiadores que na quadrilha serão representados pelo “Cangaço”; a França será representada pela Torre Eiffel; da Oceania vamos falar das 12 montanhas e das Américas o homenageado será o Brasil com o Cristo Redentor.
A quadrilha Rádio Farol vai se apresentar no Flor do Maracujá no dia 9 de julho.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando