Sexta-feira, 11 de maio de 2012 - 06h03
O presidente do Boi Bumbá Az de Ouro Silfarney Silva, em companhia das dançarinas de toadas de boi Aga Maria e Patrícia Pantoja se reuniu com o colunista Zekatraca quando solicitou a divulgação do tema que o bumbá do bairro Nova Floresta vai apresentar na XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que vai acontecer no Arraial Flor do Maracujá entre os dias, 22 de junho e 1º de julho em Porto Velho. Segundo Silfarney o tema escolhido para as apresentações do bumbá este ano é: “Amazônia, um Mundo de Riquezas e Belezas” que está sendo desenvolvido pelos artesãos Melquezedeck e Nelson Linhares. “Mais uma vez o Az de Ouro trás para as apresentações folclóricas artistas que são conhecidos apenas no meio do samba, assim, este ano o nosso Levantador de Toada será o Hudson Mamede interprete de samba enredo e como Apresentador de Boi Bumbá vamos contar com o também carnavalesco Carlinhos Maracanã”, afirma Silfarney.
Na coluna Lenha na Fogueira de ontem dia 10, saiu uma declaração da Cunha Poranga do Boi Diamante Negro Leda Guedes afirmando que o Grupo Iaporanga não mais dançaria no vice campeão do Flor do Maracujá. Aga Maria uma das integrantes do grupo, declarou a nossa reportagem que o Iaporanga agora faz parte da troupe de apresentação do Az de Ouro. “Estamos ensaiando um grupo de 30 dançarinas e dançarinos sob a coordenação do coreografo André Tiquinho” disse Aga prosseguindo “Aprendi a amar o Diamante Negro, porém por problemas particulares resolvemos voltar ao Az de Ouro grupo no qual comecei a brincar boi, no inicio da década de 1990”. A jovem Patrícia Pantoja citada na matéria de ontem, também lamentou que tivesse que sair do Diamante Negro, acompanhando as amigas Aga e Alba. “Comei a dançar no Diamante aos 10 anos de idade e agora vim para o Az de Ouro, lá eu era a Porta Estandarte e aqui no Az, serei a Rainha da Batucada”.
O Az de Ouro vai se apresentar no Flor do Maracujá com as seguintes personagens: Pajé Adson Mourão; Cunhã Poranga Aga Maria; Porta Estandarte Alba Maria; Rainha do Folclore Glenda Tainara; Rainha da Batucada Patrícia Pantoja; Sinhazinha da Fazenda Jéssica; Levantador de Toada Hudson Mamede, Apresentador Carlinhos Maracanã e Presidente Silfarney Silva;
Enquanto o Mercado Cultural não reabre, A Fina Flor do Samba prossegue sua apresentação no Pioneiros Pub que fica a avenida Rogério Weber na antiga Baixa da União.
*********
Gostas de um bom samba, vai ao Pioneiros curtir Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba hoje a partir das 20h00.
*********
Na próxima segunda feira dia 14, tem inicio a Semana Nacional de Museu e em Porto Velho, a Fundação Cultural Iaripuna está divulgando vasta programação.
**********
Começa logo com o “FECHAMENTO do MUSEU da EFMM neste domingo.
*********
De acordo com declarações da vice presidente da Fundação Iaripuna Berenice Simão. “O Museu será fechado neste domingo em virtude de ser o Dia das Mães”.
*********
Pois é, se você estava planejando levar sua MÃEZINHA para um passeio cultural no Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e aproveitar para ver o por do sol das barrancas do Madeira, pode tirar o “cabelinho da venta”, que o Museu não vai abrir. Aliás, quando é mesmo que encontramos o Museu aberto!
**********
Independente de qualquer protesto, até porque o pessoal da Iaripuna é bom de conversa, “afiada”.
**********
Vamos divulgar a programação oficial da Semana do Museu em Porto Velho.
**********
Fundação Cultural fecha museu no domingo e reabre na segunda com programação especial.
**********
A prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural Iaripuna (Funcultural) informa que neste domingo, 13/05, o Museu da Estrada de Ferro estará fechado à visitação. A vice-presidente da Funcultural, Berenice Simão explica que será excepcionalmente, devido ao dia das Mães.
**********
Já na segunda-feira, 14/05, inicia a Iaripuna em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a 10ª Semana Nacional do Museu.
**********
Sob o tema “Museus em um Mundo em Transformação – Novos Desafios, Novas Inspirações”, será desenvolvida uma série de atividades alusivas ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
**********
Este é o segundo ano que a prefeitura de Porto Velho participa da Semana Cultural de Museus
***********
Dia: 14 /05/2012:
**********
Eixo temático: Centenário, Patrimônio, Acervo e Memória. Abertura: 8h às 12h00. Lançamento do livro: catálogo – Acervo do Museu Ferroviário - Yêdda Borzacov. Palestrante: escritora Yêdda Pinheiro Borzacov Café cultural.
***********
Dia: 15/05/2012
**********
Abertura: 8h00 às 12h00 - Mesa de diálogo, Tema: Centenário, Patrimônio, Acervo e Memória - Palestrante: profº. e arquiteto Giovani do Iphan - Palestrante: Professor Da UNIR Edinaldo Bezerra Freitas
***********
Dia: 16/05/2012
*********
Abertura: 8h00 às 12h00 - Tema: Painel de Exposições Fotográficas e Documentários. Palestrante: Luiz Brito (documentarista fotográfico), Palestrante: Carlos Levi (produtor cultural).
**********
Dia 17/052012
**********
Abertura: 8h00 às 12h00 - Tema: Música, Poesia e Patrimônio Cultural
Palestrante: profº e músico - Rubens Vaz (Binho) - Palestrante: profº e poeta – Jean Ricardo Medeiros de Souza.
***********
Dia 18/052012
**********
Abertura: 8h00 às 12h00 - Tema: Cem Anos Entre Trilhos, Reconhecimento, Saber e Memória. Palestrante: Anísio Gorayeb Palestrante: profº e historiador: Francisco das Chagas Silva.
**********
Dia 19/05/2012
***********
Abertura: 8h00 às 12h00 - Café Cultural - Tema: Visita Guiada: Olhar, Conversa e Prosa no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré EFMM - Guias: Sr Paulo Srª Ray.
***********
Dia 20/05/2012
***********
Abertura: 16h00 às 20h00 - Pôr do sol cultural - Palestra: Agradecimentos, Perspectivas e Desafios Altair dos Santos Lopes – presidente da Fundação Cultural Iaripuna - Atrações culturais: musica regional, dança popular, capoeira e grupo de dança.
**********
Ótima programação! Só esperamos encontrar o Museu aberto!
***********
Hoje no final da tarde ou à boca da noite tem Samba na Tenda do Asfaltão que fica a rua Jacy Paraná entre a Brasília e a Getúlio Vargas.
***********
O Samba na Tenda trata-se de um Projeto de resgate do Samba Raiz e do Samba de Roda. O repertório trabalhado por esta iniciativa na Tenda do Tigre, além de encantar e envolver aquelas pessoas que têm sentimento, garante a continuidade do trabalho iniciado por grandes nomes como Bainha, Silvio Santos, Torrado e Ernesto Melo e Babá.
**********
Uma geladinha no final da tarde acompanhada de um bom repertório de samba, não faz mal a ninguém.
**********
Por falar em escola de samba a da Zona Leste já começou a divulgar sua próxima investida cultural. Dia 2 de junho vai ter festa na sede da Verde e Rosa.
**********
Quem é, já nasce feito.
*********
O artista plástico Ariel Argobe respondendo ao pessoal do Boi Bumbá Malhadinho de Guajará que postou nas redes sociais, que ele, Ariel, não tinha nada a ver com a brincadeira de Boi praticada em Guajará Mirim publicou no seu blog.
**********
“No tocante à acusação de forasteiro, apresento a todos a Casa Rosada, localizada na Avenida 13 de Setembro, 644, Bairro Tamandaré. Neste endereço morei até o ano de 1975. Antes da Casa Rosada, morei em um domicílio construída pelo meu pai (que até hoje existe), localizado na Rua Pedro Eleotério (antiga 12 de Julho), próximo ao Centro de Saúde Carlos Chagas, também no Bairro Tamandaré.
**********
Viram como quem tem que ser nasce pronto. A casa onde ele nasceu era “ROSADA” e como não estamos em Buenos Aires, tem tudo a ver com o Ariel Pano por favor!
SESC
Zezinho Maranhão e Marfiza encerram Mostra
A oficina de bandolim acontece hoje a tarde na EMJA e no Audicine Sesc Mesa de Contexto Musical
A IX edição da Mostra Sesc Rondônia de Música termina na noite desta sexta feira 11, com as apresentações dos cantores Zezinho Maranhão com show “E agora Zezinho” e Marfiza França.
Natural de Santa Inês (MA), Zezinho Maranhão iniciou suas atividades artísticas aos 14 anos de idade na Cidade de São Paulo, onde estudou música e teatro, aprimorando seu talento na arte de compor. Foi na cidade grande nas noites das casas noturnas que o cantor trilhou seus primeiros passos musicais.
Sua música, mais autêntica, ultrapassa as fronteiras do regionalismo, buscando a universalidade de seus poemas e sons. Com uma produção cultural otimista, amorosa e alto astral, Zezinho Maranhão, encanta com suas canções. Além de emprestar sua voz sofisticada aveludada à composição de artistas de renome.
As 20h00 - Zezinho Maranhão Vai dividir o palco “Melodia da Fumaça” do Teatro 1 com o Grupo Instrumental Conceito e o Grupo Expresso Imperial.
Marfiza França rondoniense de coração, pois aqui chegou aos 5 anos de idade, lançou seu primeiro CD “Esse país que eu vejo” em 1998 produzido pela gravadora GPA/Velas e já nesse trabalho Marfiza foi indicada para o Prêmio Sharp da Música Popular Brasileira, além de cantora é poeta, compositora e produtora.
Atualmente produz o Sarau Criar, que reúne quinzenalmente novos compositores para troca de experiências em palco aberto a todos os estilos.
As 21h30 Marfiza se apresenta no Espaço de Convivência no palco “Ritmo do Trilho” encerrando mais uma edição da Mostra Sesc Rondônia de Música.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando