Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019 - 12h17
Lenha na Fogueira
No próximo sábado 16, a primeira-dama do município de Porto Velho realiza no Clube da OAB a Feijoada Solidária.
**********
Ano passado a Feijoada Solidária, aconteceu na ELOS e foi o maior sucesso, este ano a coordenação resolveu levar para o Clube da OAB onde o espaço é bem melhor,
*********
Até porque, a atração será um dos melhores interpretes de samba enredo do Brasil Dominguinhos do Estácio.
*********
Vai lá, compra logo o convite que custa apenas R$ 30 e ajuda entidades filantrópicas de nossa cidade. Por uma boa causa e porque a Feijoada é das Melhores, assim como a atração, vale a pena adquirir o convite e passar uma tarde curtindo o melhor do samba de raiz com Dominguinhos do Estácio.
********
Depois da Feijoada da Solidaria o negócio é correr para o Mercado Cultural e participar do Baile Municipal, quando o prefeito de Porto Velho vai passar a Chave da Cidade às mãos de Sua Majestade Rei Momo 1º e Único.
*********
Depois dessa solenidade, o negócio é brincar carnaval até o dia clarear no Calçadão Manelão, ao som de muito frevo e marchinhas tradicionais.
*********
A festa acontece a partir das 21 h, no Mercado Cultural, na região central da capital.
*********
A prefeitura de Porto Velho homenageia neste carnaval, a professora Marise Magalhães Costa Castiel nossa maior e melhor carnavalescas em todos os tempos.
**********
Dona Marise foi coordenadora do Bloco carnavalesco do Clube Ypiranga, tornando-se a maior vencedora de títulos do nosso carnaval de rua no estilo Bloco de Clube Social.
*********
Sua grande rival foi a senhora Neyre Azevedo que coordenava o Bloco do Bancrévea Clube considerado o clube da elite das elites de Porto Velho.
********
No final da década de 1960, Marise Castiel assume como carnavalesca da escola de samba Os Pobres do Caiari, e a escola que até então (ano de 1970), não havia ganho nenhum carnaval da rival Diplomatas, venceu sei primeiro carnaval com o Enredo “Sinhá Moça e a Abolição”, o primeiro enredo de uma escola de samba de Porto Velho. Tivemos a oportunidade de compor o samba e também pela primeira vez, vencemos o quesito samba enredo.
***********
Carnavalescas por excelência, Marise Castiel colaborou com a escola de samba Os Diplomata escrevendo para o carnaval de 1976, o enredo “As Amazonas e os Amuletos Verdes”, o samba foi de Minha autoria em parceria com o Babá. Vale salientar que em 1986, a Caiari não desfilou, a disputa foi com a recém-criada escola de samba Mocidade Independente do KM-1 fundado por Mim e Pelo Bainha.
***********
A Caiari volta ao carnaval de rua de Porto Velho, em 1979 e dona Marise mais uma vez assume como carnavalesca. Toronou-se então campeão em 1979, 1980, 1981.
**********
Para o carnaval de 1985 ela fez parte da equipe que desenvolveu o enredo: Ceará, Lendas, Rendas e Crenças que ficou mais conhecido como “Ceará de Iracema”. O samba é de autoria do Sílvio M. Santos, Baba e Haroldo.
**********
Em 1986, escreve o enredo A Amazônia de Orelana a Coutou e com o samba de autoria do Bainha a escola foi campeã.
**********
Seu último carnaval como carnavalesca da escola Os Pobres do Caiari foi no ano de 1987, quando colocou na avenida o tema “Sob o Límpido Azul do Céu o Verde Selvagem da Amazônia” o samba foi do Bainha e a escola não logrou êxito perdendo para o tema da Diplomatas “Simpatia é Quase Amor escrito pelo Flávio Daniel e samba de Minha Autoria em parceria com o Torrado.
Nada mais justo do que homenagear dona Marise Castiel dando seu nome ao carnaval de Porto Velho!
*********
Porém, muitos estão contestando a iniciativa da Funcultural em homenageá-la, justamente num ano no qual, a prefeitura não vai realizar os desfiles das escolas de samba.
**********
Escolas de Samba - A maior paixão da carnavalesca Marise Castiel!
Baile Amarelo de Preto da escolas Asfaltão na sexta
Na próxima sexta feira dia 15, a escola de samba Asfaltão realiza no Clube dos Empregados da Ceron – AEC o Baile Amarelo e Preto – Uma Noite na Grécia.
A escola última campeã do carnaval de escola de samba em Porto Velho, vai colocar os sambistas e foliões carnavalescos brincando carnaval, ao som da Banda Olimpo e participação da bateria Pura Raça contando ainda com a participação da Escola de Dança Estravadança.
O Baile está marcado para iniciar as 22 horas, a diretoria sugere que os foliões se apresentem fantasiados se possível com fantasias dentro do Tema, ou seja, com motivos “Gregos”. A diretoria da escola chama a atenção dos interessados em participar do Baile Preto e Amarelo, interessados em adquiri convite/mesa, que os mesmos estão se esgotando. “Provavelmente até a tarde de sexta feira, já não exista mais nenhum”, disse a diretora de comunicação Sílvia Pinheiro.
Concurso de Samba Enredo
A direção da escola, confirma presença no Concurso de Samba Enredo promovido pela Fesec em parceria com o Diário da Amazônia via coluna do Zekatraca, que vai escolher o melhor samba de enredo entre os sambas de todas as escolas filiadas a FESEC. A parceria campeã ganhará p troféu Sebastião Araújo da Silva – BABA.
O concurso vai acontecer domingo dia 3 de março, na Feira do Porto que acontece todos os domingos na Praça Aluízio Ferreira, na oportunidade, as escolas de samba irão apresentar casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Rainha da Bateria, Bateria e é claro o Samba Enredo.
O incio está marcado para as 19 horas, com entrada franca.
BLOCO
Bloco Murupi abre sede na Pinheiro Machado esquina com a Presidente Dutra
O Bloco Murupi considerado o que oferece o melhor Open Bar do carnaval de rua de Porto Velho, já está com sua sede móvel, instalada na confluência das ruas Pinheiro Machado e Presidente Dutra no bairro Caiari, onde o folião simpatizante já pode adquirir seu abadá, para brincar carnaval no dia 3 de março, domingo de carna\val pelo circuito Caiari que abrange as ruas Pinheiro Machado, Tenreiro Aranha, Carlos Gomes até a praça das Três Caixas D’água.
O presidente Bruno informa que serão duas horas de open bar e mais, “Este ano limitamos o número de abadás, para poder atender melhor, nossos sócios durante o Open Bar”.
A Banda que vai animar os foliões na abertura dos trabalhos, domingo Dia 3 de março, é a sensação do carnaval de Porto Velho “Conexão do Frevo”.
O Murupi é o único bloco de Porto Velho que oferece três opções aos foliões, a primeira, é o Open Bar considerado o melhor da cidade, a segunda, é o Camarote Vip onde o folião convidado, tem 3 horas antes do início do desfile, para degustar os melhores tira-gostos de Porto Velho além de uma boa cerveja Skol e outras bebidas quentes. “Lembrando que os abadas já estão a venda na sede da Rua Pinheiro Machado com a Presidente Dutra no bairro Caiari”, lembra o presidente Bruno.
A concentração do bloco começa as 19 horas, do dia 3 de março e o desfile sai a meia-noite, pelo circuito Caiari. “Esperamos todos no nosso querido bloco Murupi”, finaliza Brunho.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando