Sábado, 11 de agosto de 2018 - 07h12
Era
o dia 11 de agosto de 1938, e o soldado Pinheiro foi chamado as pressas
à maternidade da unidade militar do Forte Príncipe da Beira pois sua
mulher Maria Rodrigues da Silva – Dona Marieta havia dado entrada em
trabalho de parto.
Pinheiro chegou ofegante à maternidade e foi
preciso muita conversa para convencê-lo a ficar esperando o resultado do
parto, na recepção. De repente a enfermeira (parteira) veio avisar que
ele podia ir até o quarto ver seu filho que acabara de nascer. “Apenas
com um problema”. Que problema minha senhora? “Ele é cambota”. Então vai
ser jogador de futebol, disse seu Pinheiro.
Tirando esse
pormenor, antes que o menino completasse um ano de idade, a família veio
morar em Porto Velho. Quer dizer, saiu de Mato Grosso direto para a
Amazônia. Vale lembrar que o Forte pertencia ao estado de Mato Grosso e
Porto Velho ao estado do Amazonas, estou falando de 1938
Ainda
garoto Bainha aprendeu a tocar pandeiro. “Lembro que um sanfoneiro me
convidava pra tocar pandeiro e surdo em suas apresentações no Pimpão,
Bar que ficava na 7 de Setembro nas proximidades da Marechal Deodoro
onde funcionava uma casa de boemia, com uma estância (apartamentos) onde
moravam muitas mulheres solteiras” lembra Bainha.
Daí pra frente
aquele menino que o pai sonhava que seria jogador de futebol, por ter
nascido com problemas nas pernas, se transformou num sambista de
primeira linha.
Hoje Bainha festeja seus 80 anos de nascimento e
todos nós sambistas da Amazônia, estamos felizes, pois o “velhinho”
continua dando aula de como se faz e se dança samba, por onde quer que
passe. Tomara que Deus permita que o Bainha viva mais um bocado de anos,
para formar mais sambistas.
FESTEJO
A festa em
comemoração aos 80 anos do Mestre Waldemir Pinheiro da Silva – BAINHA,
vai acontecer no próximo sábado dia 18, no Mercado Cultural, numa
deferência toda especial da prefeitura de Porto Velho através da
Funcultural. “A partir de então, por sugestão do prefeito Hildon Chaves,
iremos sempre prestar homenagem a figuras que fazem pela cultura do
nosso município. Bainha será o primeiro, até porque, ele é considerado
por todos, Menestrel do Samba em Rondônia”, disse Ocampo Fernandes.
ASSISTA ABAIXO ENTREVISTA DO MESTRE BAINHA
COM SÍLVIO PERSIVO E SILVÍO SANTOS, NO GENTEDEOPINIÃO
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Museu.
*********
Comentário do carnavalesco (aposentado) Flávio Daniel sobre a foto com os dirigentes da Fesec.
*********
Aliás, ontem pela manhã recebi a visita do meu amigo Pereira da Silva mais conhecido como Flávio Daniel e fiquei sabendo sobre as cirurgias ais ele foi submetido. Pior, é que depois de duas intervenção no cérebro, pode ser que seja preciso mais um procedimento cirúrgico. Segundo Flávio essa terceira intervenção pode lhe tirar a visão! Credo em Cruz. Deus não vai permitir que isso aconteça meu amigo!
********
Hoje é o aniversário do Bainha, 80 anos dando aula de vigor. Nosso Zé Pereira tá aí participando de tudo quanto é roda de samba e dando suas “cutucadas” de vez em quando. A festa mesmo, só vai acontecer no próximo sábado dia 18, quando a prefeitura através da Funcultural vai homenageá-lo produzindo um show no Mercado Cultural. Nesse show Bainha vai receber a neta do Monarco da Portela. Segura o coração ‘veim”.
********
Hoje também é o aniversário de nascimento do saudoso Eliezer dos Santos popularmente conhecido como Bola Sete. Bola Sete foi o fundador da primeira escola de samba de Porto Velho a “Deixa Falar” em 1946.
********
Ainda este mês, vamos comemorar o aniversário de outro importante compositor sambista de Porto Velho meu amigo Ernesto Melo. Segunda feira dia 13 estaremos juntos no IFRO. TÔ certo Ernesto?
********
Hoje para alguns dirigentes de grupos folclóricos de Porto Velho, será o dia “D”. Aliás o dia da “Onça Beber Água”.
********
Acontece que a presidência da Comissão Disciplinar que atuou no Flor do Maracujá, vai apresentar e entregar as Planilhas das Notas dadas pelos julgadores aos Grupos que dançaram na XXXVII Mostra do Arraial.
********
No grupo de watts app da Federon o bicho tá pegando. Tem dirigente ameaçando o presidente da Comissão dizendo que se seu grupo perder posição, o “pau vai comer”.
********
Como tenho todas as planilhas dos grupos de bois bumbás, fiz minhas contas e de acordo com o invocado pelo presidente da Rádio Farol, que exigi que o Regulamento 2018 seja obedecido na íntegra e assim sendo, todas as CINCO NOTAS dadas pelo júri tem que valer.
********
Vai ter grupo de boi que vai sair la de cima e ficar em QUINTO LUGAR. Juro que não queria e nem quero estar na pele do Presidente da Comissão, caso o REGULAMENTO seja realmente obedecido em todos seus artigos, itens e parágrafos. Resumindo: O Bicho vai pegar hoje a noite na Federon. É bom convocar a ambulância do SAMU com seus paramédicos.
********
Mudando de pau pra cacete. Vou pedir licença ao Carlão Esperança para entrar um pouco na sua praia, ou seja, falar um pouquinho sobre política.
*******
Melhor dizendo, sobre os disse-me disse dos bastidores: O povo tá comentando por tudo quanto é canto. Do CPA a Porto Rolim, que o Doutor Confúcio depois do “TAPA “que derrotou a turma do Raupp na convenção do MDB, tomou conta do partido de vez.
*******
Isso porque exigiu e foi obedecido, que o seu pupilo Wagner Garcia entrasse na chapa como candidato a Vice Governador do Maurão de Carvalho. Fontes garantem que pressões do ex-governador foram fundamentais na indicação.
*******
E a dívida do BERON Ó!
Dias dos pais festejado
no palácio Rio Madeira
Por sugestão da primeira dama do estado de Rondônia senhora Ester Lacerda, o gabinete do governador, realizou na manhã de ontem 10, na praça do Centro Administrativo do Palácio Rio Madeira – CPA solenidade em homenagem aos Pais cuja data oficial, será domingo dia 13.
O evento foi prestigiado pelo governador Daniel Pereira, secretários e os pais funcionários que trabalham nos diversos órgãos do governo. A orquestra Villa Lobos foi a responsável pela programação cultural/musical, com destaque para a jovem musicista e cantora Tati que interpretou a canção “Promete” de Ana Vilela e foi bastante aplaudida assim como os demais integrantes da orquestra, dirigida pelo maestro Marcelo Yamazaki Carvalho.
O culto ecumênico contou com as bênçãos do padre Eduardo e do pastor Gilvan. Ao fazer uso da palavra o governador Daniel Pereira exaltou a figura do PAI com destaque para seu pai que está com mais de 90 anos, o amigo Pitaluga, um primo, o fotografo Marquinho e o Zekatraca “O pai da cultura em nosso estado”.
Presente à solenidade, o superintendente da Setur Gerçon Szezerbatz Zanato se disse lisonjeado em participar da singela, porém, merecida homenagem aos pais funcionários públicos. “Isso mostra a preocupação do governador em manter a interação de todas as categorias que fazem parte do governo, conectada uma as outras”.
Origem do Dia dos Pais no Brasil
A comemoração do Dia dos Pais veio para o Brasil em 1953 por meio do publicitário Sylvio Bhering, importada dos Estados Unidos. Inicialmente, a data era comemorada no dia 14 de agosto, dia de São Joaquim (patriarca da família Bhering), mas, para não atrapalhar o comércio e facilitar a união de toda a família, passou-se a comemorar a data no segundo domingo de agosto.
Para começar a popularizar a data no Brasil, vários veículos da imprensa se juntaram, dois anos depois, para realizar um concurso onde foram escolhidos três tipos de pais: o mais velho, o mais jovem e o com maior número de filhos. Os vencedores foram, respectivamente, um pai com 98 anos, um pai com 16 anos e um pai com 31 filhos.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando