Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Bainha será o enredo em 2018 no Asfaltão


 
Gente de Opinião
Bainha cercado pelos filhos e filhas 
Durante a festa em comemoração aos 79 anos de nascimento do sambista Waldemir Pinheiro da Silva – Bainha, a diretoria da escola de samba Asfaltão, anunciou o tema para o carnaval de 2018.
 
É com muito orgulho que eu Danilo, presidente da escola, informo aos presentes, que por decisão unânime, os dirigentes da nossa agremiação decidiram, que em 2018 nosso enredo, contará a história do sambista BAINHA”. Os aplausos ecoaram na Tenda do Tigre literalmente lotada, na tarde do último sábado 12, por amigos que foram comemorar o aniversário do Mestre.
 
Bainha emocionado agradeceu a diretoria do Asfaltão e a todos os presentes e deu início ao show em comemoração ao seu aniversário. Sílvia, Oscar e Waldison Pinheiro assumiram o cerimonial e passaram a anunciar as atrações que tinham como principal missão, cantar as composições do Bainha, ou então, canções que o homenageassem.
 
A festa começou as 14 horas e só terminou, por volta das 21 horas. Além de sambistas e compositores considerados ícone na música de Rondônia como Bado, Sílvio Santos, Ernesto Melo, Mávilo Melo, Beto Cezar, Oscar e Zé Bainho, muitas pessoas da sociedade portovelhense marcaram presença como os Drs, Victor Sadeck, Samuel Castiel, Ernane Segismundo e Silvana. Luciana Oliveira, Vianey, Adaides Dada, Ocampo Fernandes entre outros. Carnavalescos como Antônio Chagas Campo o Cabeleira, Jair Monteiro presidente da Diplomatas, Ismael Barreto, Edson José Caula; Paulo Santana e Myriam Athias, Luiz Cavalcante, Sicília Andrade a Siça da Banda do Vai Quem Quer enfim...
Gente de Opinião
recebendo a comunicação do enredo
Bainha emocionadíssimo arrodeado de seus filhos, netos, bisnetos, sobrinhos, irmãos, irmães e cunhadas, apagou a vela do bolo que representava a marca da cerveja preferida do aniversariante.
 
Plagiando o poeta Milton Carlos: O samba varou a madrugada e a tenda do Tigre era um pedaço do céu, a turma batucava os instrumentos, comemorando 7.9, do menestrel do samba, Bainha.
 
Asfaltão 2018 – “Bainha, do Forte Príncipe à Vila Confusão; da Diplomatas ao Asfaltão, Viva o Zé Pereira do Nosso Carnaval”.

 

Lenha na Fogueira

Será que vai haver desfile das escolas de samba de Porto Velho no carnaval de 2018?

*******

De repente nos deparamos com esse questionamento nas redes sociais. O que mais nos deixa com “a pulga atrás da orelha”, é que a dita postagem, foi feita pelo presidente de uma escola de samba do grupo especial das escolas filiadas à Fesec.

*******

Aí a escola de samba Asfaltão anuncia seu tema para o próximo carnaval, durante a festa em comemoração aos 79 anos do Bainha que ele terá sua história contada na avenida, pela escola do Tigre.

*******

Presente a comemoração o presidente da Funcultural de Porto Velho e sua diretoria. Agora, é preciso que a prefeitura de Porto Velho através da Funcultural venha a público dizer que GARANTE os desfiles das escolas de samba no carnaval de 2018.

*******

Semana passada os dirigentes das escolas de samba de Porto Velho se reuniram com o representante do presidente da Funcultural nosso amigo Altair dos Santos Lopes -Tatá e ficou decidido que os desfiles acontecerão no domingo de carnaval, ou seja, dia 11 fevereiro.

*******

Essa data já complica um pouco, pois cai no segundo domingo de fevereiro. Acontece que levando-se em consideração que o orçamento do município só abre no mês de março, se os dirigentes da Funcultural e da Fesec, não providenciarem até o mês de outubro (no máximo), os recursos para que os desfiles das escolas aconteçam conforme o programado, o tempo vai ficar exíguo.

*******

Na realidade, a burocracia para este tipo de evento está cada vez maior. O prefeito criou uma secretaria especifica para viabilizar recursos para tudo quanto é ação municipal, realizada pela prefeitura o que vem emperrando muito.

******

Antes eram necessários no mínimo 45 dias, para a aprovação e liberação de recursos via convênio, agora com a nova Secretaria o negócio ficou ou está feio.

******

Se a Funcultural não abrir agora, o Processo Carnaval 2018 – Desfile das Escolas de Samba, Baile Municipal e Apoio aos Blocos com certeza, não teremos em especial, desfile de escola de samba no dia 11 de fevereiro.

******

Outra decisão tomada na reunião citada, foi a que decidiu, que os desfiles das escolas de samba caso aconteça, vai ser no Parque dos Tanques e não no Espaço Alternativo como queria Ocampo Fernandes.

******

Aliás, parece que os Blocos de Trio também não aceitaram desfilar no Espaço Alternativo, pois ali não tem como o Trio Elétrico fazer a volta. Só se retornar pela rua Lauro Sodré o que fica inviável.

********

O interessante, é que o governo do estado, já autorizou o Rodnei Paes da Sejucel a transformar o Parque dos Tanques em Centro de Multieventos e o prefeito de Porto Velho Hildon Chaves semana passada, anunciou que vai retomar as discussões para a construção do seu Centro Multieventos no Aeroclube. Não seria melhor realizar um Projeto só, em parceria?

*******

Tudo isso veio a tona, justamente porque a escola de samba Asfaltão anunciou que seu enredo para 2018 será a história do nosso maior sambista o Bainha.

*******

Porém, para que não trabalhemos os sambas, as alegorias e as fantasias na incerteza se vai haver ou não os desfiles. Precisamos que a prefeitura através da Funcultural assuma publicamente que vai haver repasse financeiro para as escolas de samba. Se não houver repasse, tenho quase certeza, que não haverá desfile.

*******

A resposta aquele dirigente de escola de samba, que postou nas redes sociais, questionando se vai haver os desfiles das escolas de samba de Porto Velho, deve ser dada imediatamente.

*******
A palavra primeiro está com o prefeito Hildon Chaves e depois com o presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes! Vai ou não Vai?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)